domingo, 14 de outubro de 2012

Vettel Style

Sebastian Vettel vai batendo recordes de precocidade e um deles está praticamente nas suas mãos. O de mais jovem tricampeão da história. A Red Bull dominou de forma impressionante o Grande Prêmio da Coréia do Sul e com a primeira dobradinha do ano, deixou Vettel na liderança e se estabeleceu com ainda mais força na liderança do Mundial de Construtores, que também seria o terceiro consecutivo. Para Alonso, o terceiro colocado, resta torcer para uma grande reviravolta neste final de campeonato e se serve de consolo, 2012 viu várias reviravoltas, como o retorno fortíssimo da Red Bull.

Sebastian Vettel colocou ordem na casa na arrancada da largada, quando, mesmo no lado sujo da reta dos boxes, tracionou bem mais do que Webber e tomou a liderança para não mais perdê-la. O australiano ainda esboçou um ataque no retão, mas Webber não quis muita briga que podia fazer com que ele perdesse o segundo lugar para Alonso e ficou na dele. E Vettel ganhou do jeito que mais gosta, disparando nas duas primeiras voltas e administrando ao se bel-prazer a corrida, sendo muito rápido nas vésperas de entrar nos boxes e dando respostas seguras quando alguém é mais rápido do que ele. No final da prova, a Red Bull se assustou com o desgaste pronunciado do pneu dianteiro direito no carro de Vettel e chegou a alertar um possível furo, que acabou não acontecendo. Levando-se em conta que a Red Bull não gosta muito quando Vettel tira a última volta para marcar a melhor da corrida, isso pode ter sido um blefe para o alemão não fazer isso de novo, mas nunca se sabe. E Sebastian voltou ao lugar que se habituou nos últimos dois anos: a ponta da tabela. Mesmo apenas seis pontos à frente de Alonso, Vettel tem uma vantagem significativa nessa reta final: a assombrosa vantagem do seu carro. Adryan Newey parece ter tirado outro coelho da cartola no momento certo do campeonato e não há carro capaz de emparelhar em ritmo ao da Red Bull, tanto que Webber não teve muito trabalho para segurar Alonso. Por sinal, até nisso Vettel tem a seu favor, pois com Webber praticamente fora da luta pelo título, a Red Bull não terá tantos problemas em pedir a Webber para ajudar Vettel em alguma necessidade.

A Ferrari ainda fez mais do que ele era esperado. Alonso tomou o terceiro lugar de Hamilton ainda nas primeiras curvas da corrida, mas não tinha muito o que faz frente a Red Bull e por lá ficou até o final da corrida. Massa fez outra boa corrida ao ultrapassar Raikkonen na primeira volta e fazer o mesmo com Hamilton quando a McLaren sucumbiu durante a prova. Num certo momento, Massa chegou a ser mais rápido do que Alonso, mas a Ferrari logo avisou o brasileiro qual o ser lugar na equipe e Massa tirou o pé. Talvez Massa tenha desgastado os pneus em sua perseguição inútil a Alonso (se Felipe pensou em passar Fernando...) e ficou muito para trás, mas seu trabalho já resultou em algo positivo para a Ferrari, pois seus bons pontos nas últimas provas fizeram o time italiano ultrapassar a McLaren no Mundial de Construtores. A cara de Alonso nos momentos pré-pódio indicavam o buraco em que Fernando está metido. Ele liderou o campeonato quase que se ponta a ponta na base da consistência e se aproveitando do equilíbrio do campeonato, mas com a subida abrupta e forte da Red Bull, se vê sem armas para enfrentar Vettel e o exército azul chefiado por Christian Horner. E Domenicalli vê seu emprego indo embora aos poucos, dada a impotência da Ferrari neste final de certame.

O melhor do resto acabou sendo, novamente, Raikkonen. Sem aproveitar o equilíbrio inicial do campeonato, a Lotus tem praticamente descartada suas chances de vitória esse ano, mesmo com Kimi em terceiro no Mundial de Pilotos e a equipe na mesma posição no Mundial de Construtores. Raikkonen fez uma corrida solitária, enquanto Grosjean passou a prova inteira brigando com a Force India de Nico Hülkenberg, que fez outra ótima prova para terminar em sexto, enquanto Romain, ameaçado de todos os lados pelo seu estilo agressivo, fez claramente uma corrida extremamente cautelosa. Corroborando com a boa fase da Red Bull, a Toro Rosso fez uma ótima prova com seus dois pilotos marcando pontos e sendo bem mais rápidos do que Williams e Sauber, as grandes decepções deste final de semana. A carruagem da Williams virou abóbora com a falta de desenvolvimento do carro e Maldonado brigou ferrenhamente com Bruno Senna pela nada honrosa 15º posição. Kobayashi teve seu dia de Grosjean ao cometer uma pata quada na primeira volta e destruir a corrida de Button e Rosberg, além da sua. Tentando renovar seu contrato, Kamui não precisava de uma corrida assim e o simpático japonês corre o risco de ver a temporada 2013 pela TV.

Pelo manos Kobayashi ajudou Button e Rosberg não terem que passarem uma hora e meia sofrendo na Coréia. Os dois carros prateados fizeram uma corrida medonha no oriente. A McLaren chegou a conseguir três vitórias consecutivas e dava a pinta de ser ela, a equipe dominadora nesse final de ano. Porém, o anúncio da ida de Hamilton para a Mercedes mexeu demais com a equipe a ponto do time prateado não brigar mais pela ponta das corridas e Hamilton ter sofrido para ser décimo, sem conseguir ultrapassar os carros da Toro Rosso com pneus supermacios novos, além de ter carregado nas últimas voltas um pedaço rasgado do tapete que margeia o circuito. E para piorar, enxerga a Mercedes se arrastando pela pista, com Schumacher ficando apenas em 13º. Das nanicas, nada de especial.

Como o celular fez o favor de falhar comigo, assisti a corrida pela SporTV no horário das corridas europeias e talvez por isso a corrida tenha sido mais chata do que realmente foi, pois a transmissão pelo canal a cabo é extremamente insossa. Porém, Vettel não tem nada com isso. Com seu estilo, recebeu a bandeirada de Psy e até pensei que ele dançaria o tal de Gangnam Style no pódio. Interessante constar que normalmente as corridas vencidas por Vettel não são das mais animadas... Contudo, a Red Bull escolheu bem que foi recebeu o troféu: Adryan Newey, mais próximo de nunca de conquistar outro título mundial na F1.  

2 comentários:

  1. Quando sai o post da corrida de Motegi da MotoGP? Vai ter também alguma coisa do imbroglio entre os ``companheiros de equipe´´ Sandro Cortese e Danny Kent na Moto3?

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  2. Vinicius,

    Não assisti as corridas do Mundial de Motovelocidade, por isso, não tenho muito o que comentar sobre as provas de Motegi...

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