Para quem não sabe ou lembra, essa história de um piloto ter obrigação de usar dois compostos de pneus surgiu na já moribunda Champ Car, quando a categoria tentava algum crescimento e para isso, inventava várias coisas para melhorar sua popularidade e criar emoção. A F1 aderiu a isso, juntamente com a Indy, que a incorporou em 2007. Até então, os pneus de faixa vermelha e preta não tinham mostrado tanta diferença como em Birmigham nesse domingo, na segunda etapa do campeonato. A diferença de desempenho entre os dois tipos de pneus foi exemplificado pela estratégia de Helio Castroneves. Com pneus moles, era o mais rápido da pista e chegou a colocar 3s em cima de Ryan Hunter-Reay. Quando o brasileiro da Penske colocou pneus duros no final da prova, caiu para terceiro a longínquos 12s do americano, que venceu a prova.
Independente das estratégias, Ryan Hunter-Reay mereceu a vitória. O americano largou na pole e dominou os momentos inicias da corrida com autoridade, não dando chances a quem vinha em segundo lugar. Quando viu Castroneves voando das posições intermediárias, sua experiente equipe Andretti deve ter levado um susto e resolveu mudar a janela de pits de Ryan, fazendo-o parar igual ao piloto da Penske. Inicialmente, pareceu um erro grave, pois Hunter-Reay não conseguia andar no mesmo nível de Helio e uma vitória certa parecia ir para o ralo, mas como falado anteriormente, os pneus duros no carro de Castroneves fizeram uma diferença enorme e o brasileiro perdeu rendimento para alegria de Hunter-Reay, que tinha pneus vermelhos (moles) e partiu impávido rumo a vitória, mas tendo que lhe dar com um Scott Dixon muito forte no final da corrida, porém numa pista de difíceis ultrapassagens como é em Birmigham, Alabama, o neozelandês pouco pôde atacar.
Mesmo perdendo a liderança no fim, Castroneves não teve muito do que reclamar. Mesmo largando em sexto, caiu para 11º pela confusão na bandeira verde e por isso sua equipe mudou sua estratégia, antecipando sua primeira parada e colocando o brasileiro para andar muito rápido e com pista livre. Deu muito certo e o terceiro lugar de Helio o colocou na liderança do campeonato. Mesmo com duas corridas apenas, dois pilotos que foram destaques nos últimos anos vem decepcionando. Will Power, dominador nos circuitos mistos, não foi ao pódio nenhuma vez até o momento e fez uma corrida apagada no circuito de Barber, chegando apenas em quinto. Mais um ponto para Helio. Outro é Dario Franchitti, que já não havia andado bem no ano passado, afora a terceira vitória em Indianápolis, abandonou novamente em Birmigham e pelo o que vem mostrando até agora, não brigará pelo quinto título da Indy em sua carreira. O que perder uma esposa bonita não faz...
A corrida de ontem não foi um primor de emoção, até por que só houve uma bandeira amarela logo na largada e pela dificuldades de ultrapassagens. Porém, dois fatos me chamaram a atenção. O vencedor da primeira etapa James Hinchcliffe foi o primeiro a abandonar a prova, mas de uma forma esquisita, não abandonou seu carro verde. Do nada, já no final da prova, as câmeras mostraram o piloto da Andretti se levantando no cockpit e se espreguiçando como se estivesse acordando de uma boa noite de sono. Figurassa esse Hichcliffe! Outra foi na transmissão do Bandsports. O Celso Miranda é um dos caras que mais sabem de automobilismo no Brasil e o respeito muito, a ponto de torcer para que, seja a Band, seja o Bandsports, o escale para narrar as corridas da Indy. Porém, ontem me decepcionei muito com Celso. No final da prova, quando Hunter-Reay e Dixon ultrapassagem Helio Castroneves e ensaiavam uma briga pela primeira posição, Celso passou a torcer descaradamente para quem ambos batessem e o brasileirinho contra esse mundão todo vencesse a prova. PQP! Para quem gosta de corridas, queríamos mesmo era que Hunter-Reay e Dixon entrassem numa disputa encarniçada nas últimas voltas. Foda-se Castroneves! Passei a torcer que ele quebrasse, por causa do infeliz comentário de Celso!
Como ele não quebrou, Castroneves assumiu a ponta do campeonato e como Power parece não estar com a ferocidade de outros tempos, ele pode se aproveitar e tomar as rédeas da Penske e lutar ele pelo título. Helio tem a vantagem de não ter problemas em correr em ovais...
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