Com essa história de pneus que se desgastam em demasia, as equipes nos fez lembrar como eram os treinos até 2005. Para quem não lembra, os pilotos tinham direito a uma única volta e errar era estritamente proibido. Com a escolha da Pirelli de se utilizar os pneus macios, que não duram mais do que seis ou sete voltas em ritmo decente, as equipes resolveram liberar seus pilotos a doses homeopáticas para a pista de Xangai neste sábado para não estragar a estratégia para a corrida. Isso fez com que os pilotos tivessem apenas uma, no máximo duas, chances para conseguir seus melhor tempo sem direito a erros.
Porém, isso não impediu Lewis Hamilton fazer um ótimo tempo e conseguir a sua primeira pole pela Mercedes, coroando um início promissor do inglês na equipe comandada por Niki Lauda, protagonista de um filme que poderá ser épico para os fãs de F1, como retratado em outros posts. Ao lado do inglês, Raikkonen mais uma vez se sobressaiu e largará na primeira fila para espanto até mesmo do chefe da Lotus Eric Boullier, que parecia não acreditar no que conseguiu seu principal piloto. Se a Mercedes mostrou força na China, a Ferrari ficou logo atrás e Alonso finalmente superou Felipe Massa em 2013, com o brasileiro apenas duas posições atrás do companheiro de equipe. Massa não repete os banhos que recebia do seu companheiro de equipe até o ano passado, mas isso vem ocorrendo com alguma frequência com alguns pilotos nesta temporada, como é o caso de Sergio Perez (McLaren), Romain Grosjean (Lotus) e Estaben Gutierrez (Sauber). Eles tem que melhorar urgentemente seu desempenho frente ao seus vizinhos de box, pois levar meio segundo ou mais não segura ninguém numa equipe, mesmo com todo o apoio que eles tenham.
A polêmica na Red Bull pode ser bastante benéfica para seus pilotos melhorarem ainda mais em sua luta entre eles, mas também pode tirar o foco da equipe. Pois parece que isso aconteceu com o time de Christian Horner. O fato de Vettel e Webber não terem ido bem nos treinos livres ocorre há muito tempo, mas o mico deste sábado foi algo que vai além da minha lembrança. Primeiro Webber parou seu carro ainda no Q2, fazendo-o largar apenas em 14º. Não faltou quem dissesse que o problema de pressão de combustível no carro do australiano era na verdade um frentista alemão... Já Vettel preferiu ir para o Q3 com pneus médios, já que sabia que não tinha condições de enfrentar Ferrari e Mercedes com os pneus macios, mas um erro fez com que o alemão não marcasse uma volta rápida e ele largará amanhã em nono. Só a estratégia salvará o final de semana da Red Bull!
Uma coisa que me chamou a atenção foi a reclamação de Galvão Bueno do atual sistema de treinos da F1. Lógico que hoje foi uma situação atípica, por causa da escolha, a meu ver errada, da Pirelli em utilizar um pneu que se desmancha no asfalto chinês. Observando o tempo de pista sem carros, o narrador global disse que o atual sistema é muito arrastado e que preferiu o antigo, quando os pilotos tinham uma hora para fazer seus tempos. Acho que o Galvão deve ter esquecido como era os treinos até 2002. Para quem não lembra, irei refrescar memória. O treino começava e ninguém entrava na pista. Passavam-se dez, quinze minutos e as câmeras focalizavam pilotos conversando, muitos de macacões arriados. Então, ouvia-se sons de motores roncando. Era a Minardi do glorioso Alex Yoong. Com vinte minutos de treino, o malaio ia a pista sozinho e marcava o melhor tempo. Então vinha Mark Webber na outra Minardi e superava com facilidade o tempo de Yoong. E Galvão reclamava que os treinos eram muito... arrastados! Já pensou se a F1 (que já acho que muda demais!) mudasse a cada treino ou corrida chata hein Galvão?
A China é uma corrida marcada muitas vezes pela chuva, mas parece que o tempo firma marcará a décima edição da corrida em Xangai. Mercedes e Ferrari despontam com força, sendo que os italianos andaram mais fortes com pneus médios, que serão usados na maior parte do tempo, porém, a Mercedes surpreendeu no ano passado ao conseguir uma vitória enfática com Nico Rosberg resguardando bastante os pneus. Ainda há a expectativa do que fará Raikkonen, pois o finlandês venceu em Melbourne neste ano quando soube preservar bem sua borracha, enquanto a Red Bull terá que tirar um coelho da cartola se quiser vencer, além de segurar o ímpeto dos seus pilotos. Amanhã a corrida terá muitas alternativas, o que sempre é bom!
Webber começou a pagar a 1a parcela de ```camaradagens´´´que fez com Vettel.
ResponderExcluirImagino o que o Pizzonia lá em Silverstone,o Justin Wilson nos EUA e o Christian Klien na Austria devem estar imaginando...
No minimo,com um sorrisão os três devem estar!