Nesse domingo de carnaval, a F1 encerrou sua pré-temporada no Bahrein com expectativa de uma temporada atípica e as duas primeiras corridas do ano (Austrália e Malásia) mais atípicas ainda. Alinhando dois gráficos, de tempos mais rápidos e quilometragem percorrida, é fácil apontar Mercedes e Williams como francas favoritas para daqui a duas semanas na Oceania, mas com carros tão complexos, é impossível cravar alguma coisa.
Com vasto investimento da Mercedes, parece que finalmente a equipe de fábrica da montadora poderá se sobressair com seus dois talentosos pilotos, mesmo com Hamilton e Rosberg ainda estarem desconfiados de problemas em seus carros, particularmente no câmbio. No entanto, há quem diga que a Mercedes ainda teria uma reserva de desempenho e se quisesse, poderia ter melhorado o melhor tempo desses oito dias de pré-temporada no Bahrein pertencentes a Felipe Massa, da Williams. Massa vive o sonho de que a Williams repita o conto de fadas da Brawn em 2009, quando a equipe que sucedeu a Honda vinha de uma temporada terrível e cheio de incertezas para conquistar o campeonato de forma surpreendente. Claro que a Williams não é nenhuma novata, mas vem de sua pior temporada na sua longa história e o futuro da tradicional equipe sempre é motivo de preocupação para quem acompanha da categoria. A troca dos motores Renault pelo Mercedes foi aposta certeira e com um bom carro, Massa poderá sim (e isso não nenhum desvaneio global) pensar em pódios ou até mesmo vitórias, pois no momento, a Williams não teve nenhum problema mais sério de confiabilidade e a velocidade, se está abaixo da Mercedes, não perde para mais ninguém.
Mesmo tendo andado bastante, Fernando Alonso se mostrou preocupado com a falta de desempenho da Ferrari. Os vermelhos não tiveram tantos problemas de confiabilidade, mas parece que os carros não tem o mesmo ritmo de Mercedes e Williams. Como Luca de Montezemolo já disse que outro vice é uma tragédia... A McLaren começou bem os testes em Jerez, mas ficaram um pouco abaixo da expectativa no Bahrein, sendo que Kevin Magnussen já anda no mesmo ritmo de Button. A Force India tende a ser a quarta força da Mercedes, mas como os clientes de Ferrari e Renault tiveram seus problemas, os pilotos da equipe hindu podem sonhar em marcar pontos. A Sauber pouco apareceu e parece sofrer do mesmo mal da Ferrari, enquanto a Marussia até mostrou alguma velocidade, mas até um vírus de computador atrapalhou o menor time da F1.
A declaração do diretor técnico da Lotus, dizendo que só com muita sorte receberá a bandeirada em Melbourne resume bem o drama não apenas da equipe aurinegra, mas de todos os clientes da Renault. Os franceses não repetiram o sucesso que ajudou a dar quatro títulos para a Red Bull e Sebastian Vettel e todos os seus clientes, principalmente a tetracampeã Red Bull, tiveram problemas com seu motor, que quando andava, sempre ficava com os piores tempos. Na Red Bull o problema chama mais atenção, além do fato que o projeto de Adryan Newey causou sérios problemas de superaquecimento do carro.
Daqui até a próxima quinzena, mais trabalho será feito nas doze fábricas dos times da F1 em 2014, mas sem outros testes até lá, os resultados desse esforço final veremos nos primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália, onde veremos se a Mercedes surgirá como grande favorita para este ano e se a Red Bull terá que esperar por 2015 para voltar a fazer sucesso.
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