Há certos axiomas criados na Indy nos últimos anos e um deles era sobre o desempenho de Will Power em circuitos ovais. Vindo do automobilismo europeu, mais especificamente da F3 Inglesa, o australiano Power era extremamente rápido nos circuitos mistos e de rua, mas tinha claras dificuldades em ovais, que lhe valeram pontos preciosos que o brindou com um incômodo tri-vice. Contudo, Power foi evoluindo aos poucos nos ovais. Conquistou sua primeira vitória num oval no Texas em 2012. No ano passado, onde não brigou pelo título, Will conseguiu algumas vitórias em ovais no final do campeonato que o valeram uma boa posição final no campeonato de 2013.
A reta final do campeonato desta ano parecia um filme repetido para Power. Liderando com uma margem mínima no campeonato, Power teria que enfrentar um piloto que anda muito bem em ovais (Helio Castroneves) e a primeira chance do seu rival para reverter a vantagem do australiano da Penske seria no tradicional oval de uma milha de Milwakee. Como havia acontecido em 2010, 11 e 12... Contudo, Power mostrou que os erros acumulados ao longo desses anos serviram para algo e Will deu um verdadeiro show em Milwakee. Após conseguir a pole quando não havia andado muito bem nos treinos livres, Power dominou a corrida em Milwakee de forma poucas vezes vista, mesmo para especialistas em ovais. Liderando 229 das 250 voltas da corrida, Power soube rechaçar os ataques de Tony Kanaan, lidou com o erro estratégico da Penske quando o deixou na pista por tempo demais, enquanto os demais pilotos na pista, com pneus novos, eram muito mais rápidos e por último, lidou muito bem com os retardatários, um item crítico num circuito como o de Milwakee. Ou seja, Will Power foi simplesmente perfeito hoje, ganhando todos os pontos possíveis.
Montoya acabou tendo uma vantagem sobre Tony Kanaan na última rodada de paradas e conquistou uma dobradinha para a Penske, mas o terceiro integrante da equipe liderada por Roger Penske não estava muito feliz no final do dia. Numa corrida para esquecer, Castroneves não soube utilizar sua pretensa vantagem sobre Power nos ovais e mesmo largando muito bem, Helio nunca teve um carro bom o suficiente para ganhar as posições necessárias e numa prova em que a estratégia não foi tão fundamental por causa das longas sessões em bandeira verdade, Castroneves pouco pôde fazer com um carro ruim e terminou num melancólico décimo primeiro lugar. Porém, Roger Penske pode ficar mais tranquilo com relação ao campeonato, pois o maior adversário da dupla Power-Castroneves, Ryan Hunter-Reay, da equipe Andretti, sofreu um problema mecânico e ficou ainda mais atrás na pontuação do campeonato, deixando a briga pelo título quase que unicamente para Will e Helio, garantindo que a Penske sairá da longa fila de títulos.
Foi surpreendente a forma como Will Power venceu hoje e com 39 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, além de correr na próxima semana no seu terreno favorito (um circuito misto), Power começa a ver que seu sonhado primeiro título está se aproximando.
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