domingo, 22 de fevereiro de 2015

No ataque final

Há uma frase antiga das 500 Milhas de Indianápolis, onde se diz que essa corrida especial só é decidida nas últimas 50 voltas ou 125 milhas. Na sua 'irmã' Daytona, dá para dizer que a corrida da Nascar só é decidida na última volta, quando faltam meros 2,5 milhas. Com praticamente 40 carros agrupados, andando lado a lado, o vencedor da corrida mais famosa do ano da Sprint Cup é decidido em qual lugar um piloto está na última volta e por isso, não raro um piloto azarão vence a tradicional prova. E algumas, esse piloto só vence uma única corrida na carreira inteira...

A corrida em Daytona desta tarde, como não poderia deixar de ser, foi modorrenta em sua maior parte. O grave acidente de Kyle Busch no sábado, que pode deixar o talentoso piloto de fora de boa parte da temporada por causa de uma fratura na perna direita e no pé esquerdo, pareceu deixar os pilotos ainda mais calmos e pouco aconteceu até as vinte voltas finais. Jeff Gordon, em sua contagem regressiva para se aposentar, foi o piloto que mais liderou, mas vários pilotos ficaram com a ponta da corrida. Quando Justin Allgaier estourou o motor nas voltas finais e ocasionou uma bandeira vermelha, apenas para que a corrida não acabasse em bandeira amarela, quem estava na ponta era Joey Logano, que como aconteceu com praticamente todos os 43 carros que largaram nessa tarde, oscilou entre as primeiras posições e as últimas.

Quando foi dada a última bandeira verde, Logano se manteve na ponta, segurando o enorme pelotão que vinha atrás dele, cortando de um lado para o outro, tentando manter a liderança. Mesmo Daytona podendo trazer surpresas, quem estava atrás de Logano era Dale Earnhardt Jr, vencedor da prova três vezes e piloto mais popular da Nascar, e o atual campeão Kevin Harvick. Porém, o esperado 'Big One', quando vários carros batem, ocorreu justamente na última volta e teve como principal vítima Gordon. Quem não teve nada para reclamar foi Logano, que com a bandeira amarela resultante, não precisou se estressar em se defender de Dale Jr e Harvick nos últimos metros da corrida de 500 milhas para garantir não apenas a sua primeira vitória na Daytona 500, como também de Roger Penske, presente na gigantesco circuito da Flórida.

Piloto-prodígio da Joe Gibbs, Logano era observado como um potencial campeão desde a adolescência, mas seus primeiros anos na Sprint Cup não foram nada fáceis a ponto de Logano, ainda muito jovem, fosse considerado um piloto chamada 'cheque sem fundo', ou seja, que prometeu muito, mas que nunca entregou o que se esperava dele. Dispensado da equipe de Joe Gibbs, uma das grandes da Nascar, Logano achou refúgio na equipe Penske, uma potência histórica na Indy, mas ainda procurando ser grande na Nascar, Ao lado do polêmico Brad Kaselowski, que foi campeão em 2012 e deu o primeiro título da Sprint Cup à Roger Penske, Logano vem crescendo e somente agora passou a mostrar todo o potencial que dele se esperava. E essa vitória importantíssima pode ser o início da temporada de afirmação de Joey Logano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário