Nessa tarde, um dos mais importantes projetistas da F1 nas décadas de 1970 e 1980 faleceu: Gérard Ducarouge. Vindo da engenharia aeronáutica, o francês Ducarouge se juntou à Matra no final de 1965, com apenas 24 anos. A Matra tinha um arrojado plano de chegar à F1 e Ducarouge participou ativamente desse projeto, culminando com o título de Jackie Stewart em 1969. Já como chefe de operações, Ducarouge construiu os carros da Matra que dominaram as 24 Horas de Le Mans entre 1972 e 1974.
Quando a Matra se retirou das corridas em 1974, Ducarouge participou da nova equipe francesa na F1, a Ligier, sendo o primeiro projetista da equipe que brigou pelo título da F1 em 1980 e 1981. Demitido da Ligier, Ducarouge se mandou para a Alfa Romeo, mas teve uma passagem efêmera e marcada por uma desclassificação de Andrea de Cesaris durante o Grande Prêmio da França de 1983. Mesmo sendo responsabilizado pela desclassificação da Alfa em 1983, Ducarouge ainda era considerado um dos melhores projetistas da F1 e por isso recebeu uma importante incumbência. A Lotus ainda estava abalada pela repentina morte (?) de Colin Chapman no final de 1982 e trouxe Ducarouge para ser um diferencial nos projetos dos próximos carros da Lotus. O mesmo que Chapman fez ao longo de sua carreira.
A Lotus ainda era considerada uma equipe tradicional, mas que não tinha feito muito desde o título de Mario Andretti em 1978. O primeiro ano de Ducarouge na Lotus foi muito bom, com o terceiro lugar no Mundial de Pilotos de Elio de Angelis em 1984, mesmo o italiano não conseguindo nenhuma vitória, mas foi com a chegada de Ayrton Senna na Lotus em 1985, que Ducarouge ganhou seu maior parceiro na F1. Senna tinha certeza que seria a próxima estrela da F1 e tudo o que Ducarouge tinha que fazer era prover um bom carro para o brasileiro. Mesmo Senna tendo conseguido sua primeira vitória na F1 com um carro projetado por Ducarouge, em nenhum momento o brasileiro esteve perto de conquistar o título na Lotus e se mandou para a McLaren em 1988. O fim da parceria com Senna e um péssimo carro da Lotus em 1988 praticamente determinou o fim da carreira de Gérard Ducarouge na F1, onde ficou até 1994, nas equipes Larrousse e Ligier.
Após sua aposentadoria na F1, Ducarouge retornou às origens e participou de alguns projetos na Matra, até sua morte hoje, aos 73 anos de idade. Mesmo com uma carreira brilhante no automobilismo, Durarouge vive a mesma sina de Tom Brady, que aqui no Brasil só é conhecido como esposo de Gisele Bündchen. Aqui no Brasil, Duracouge só é falado como o projetista do carro que deu a primeira vitória de Ayrton Senna na F1. Porém, Ducarouge fez muito mais no automobilismo!
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