Se na F1 a Mercedes nada de braçada no campeonato, a realidade precisa ser dita na MotoGP: se não fosse a queda de Márquez em Austin, o espanhol da Honda já estaria numa situação bem parecida. Marc é o típico fenômeno que carrega o equipamento nas costas e faz a diferença. Hoje em Jerez Márquez fez uma corrida solo, onde largou muito bem ao superar a surpreendente jovem dupla da Petronas Yamaha para vencer de ponta a ponta e retornar à liderança do campeonato.
A corrida desse domingo em Jerez praticamente não teve emoção na luta pela primeira posição. Fabio Quartararo, que ontem se tornou o pole mais jovem da história da categoria rainha do Mundial de Motovelocidade, e seu companheiro de equipe Franco Morbidelli não largaram bem, fazendo com que o terceiro colocado Marc Márquez emergisse na ponta da corrida ainda na primeira curva. Doviziozo chegou a largar bem, mas levou um chega pra lá de Morbidelli, que ainda tentou acompanhar Márquez nas primeiras voltas. Contudo, o italiano foi perdendo rendimento até sair de fora da briga até pelo pódio. Já Quartararo parecia ter mais fôlego e andava no mesmo ritmo de Márquez após ultrapassar Morbidelli, mesmo que 2s atrasado, mas acabou tendo um problema mecânico que fez o francês chegar aos boxes em prantos, porém Fabio deu seu recado. Piloto que chegou ao Mundial aos quinze anos muito badalado, Quartararo não se destacou nas categorias de base, mas como Casey Stoner faz um ótimo início na MotoGP.
Com a saída de Quartararo, Márquez teve sua vida ainda mais facilitada. Atrás dele o mais rápido era Alex Rins, mas quando o piloto da Suzuki assumiu a segunda posição já se encontrava 4s atrás da Honda de Márquez. Corrida já estava praticamente ganha e Márquez confirmou a vitória com facilidade, retornando à liderança do campeonato. Mostrando o quão leva seu equipamento nas costas, a segunda melhor Honda na bandeirada foi Cruthlow, apenas em oitavo. Onde estaria Lorenzo? Após prometer melhorar seu desempenho em Jerez, Lorenzo fez outra corrida horrorosa, chegando em 12º após brigar com a frágil KTM de Pol Espargaró. Jorge ficou atrás até mesmo de Stefan Bradl, piloto de testes da Honda e comentarista nas horas vagas! Para quem esperava uma guerra dentro da Honda, Márquez vai dominando a situação contra um Lorenzo abaixo da crítica.
Viñales salvou um pouco a honra da Yamaha de fábrica ao ficar em terceiro, segurando Andrea Doviziozo no final e ajudando Rossi, que vacilou nos treinos e largou apenas em 13º. Novamente mostrando que é um piloto de domingo, o veterano foi escalando o pelotão até a sexta posição, ainda se mantendo na briga pelo campeonato. Com a vitória de hoje, Márquez retomou a primeira posição do certame, tendo Rins e Doviziozo logo atrás. Numericamente um campeonato bem apertado, mas realisticamente Márquez domina a MotoGP rumo ao sexto título.
Nenhum comentário:
Postar um comentário