sábado, 9 de outubro de 2021

Agridoce

 


Logo no começo das atividades na Turquia se sabia que Lewis Hamilton tinha tomado uma punição de dez posições no grid de domingo e não ficaria com a pole, independente da sua velocidade mostrada na Turquia em todo o final de semana. Com o asfalto do ótimo circuito de Kurtkoy em condições aceitáveis, Hamilton quebrou o recorde da pista algumas vezes, mas estava fadado a largar, no máximo, na décima primeira posição. E será essa a posição do inglês da Mercedes, que fez o melhor tempo da história de Kurtkoy, mas quem sairá na ponta amanhã será Valtteri Bottas, com Max Verstappen completando a primeira fila para tentar capitalizar a troca de motor de Hamilton.

A classificação de hoje foi sem grandes surpresas. A destacar a incrível exibição de Mick Schumacher, que colocou seu raquítico Haas no Q2, num feito impressionante lembrando da ruindade do carro e de que hoje não houve acidentes ou quebras, com todos os vinte pilotos na classificação. Quem sobrou foi Daniel Ricciardo. O australiano é o grande enigma dessa temporada. Como um piloto que venceu sem ter o melhor carro de forma dominante em Monza não consegue passar sequer ao Q2 apenas algumas semanas depois, com seu companheiro de equipe nas primeiras posições? 

Enquanto se perguntava isso, a Mercedes nadou de braçada na Turquia e Hamilton seria um confortável pole se não fosse a troca do seu motor. O detalhe foi que a Mercedes não trocou o kit completo, ficando algumas partes a serem trocadas e somente por isso Lewis não largará no final do grid, como aconteceu com Max na Rússia. Não seria melhor trocar tudo e não ter mais punições a cumprir? Essa resposta será dada em dezembro. No momento Verstappen está com dificuldades de capitalizar o infortúnio de Hamilton na Turquia com a força da Mercedes em terras turcas e, de forma inversa, poderemos ver uma situação parecida com Sochi, com o punido da sexta sorrindo no domingo.  

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