O ano de 2001 foi bastante complicado para a CART com duas corridas canceladas (Rio e Texas, essa, com os pilotos ainda treinando para chegar a conclusão que a pista era rápida demais) e muitas provas decididas na base de estratégias pouco ortodoxas. Em Laguna Seca, por exemplo, Max Papis largou no final do pelotão, se aproveitou de inúmeras bandeiras amarelas para sempre manter seu carro com muito combustível e no fim venceu uma prova onde não era o mais rápido. Isso aconteceu algumas vezes no ano com outros pilotos. Para piorar, aconteceu o terrível acidente de Zanardi bem na semana dos atentados de 11 de setembro. A zica era tão grande, que até o aguardado 'Driven', película baseada na Indy, se mostrou um filme horroroso.
Gil não chegou a ser brilhante em toda a temporada, mas como uma raposa felpuda, se manteve sempre na espreita para atacar no momento certo. No início do ano Kenny Brack e Helio Castroneves pareciam os favoritos ao título e tinham mais vitórias no meio do ano, mas Gil venceu em Rockingham numa ultrapassagem antológica sobre Brack na última volta e iniciou sua arrancada, com outra vitória em Houston e uma situação confortável quando a Indy chegou em Surfers Paradise. Gil largou na pole na Austrália, mas vendo Helio e Brack estarem longe da luta pela vitória, o piloto da Penske apenas levou seu carro ao quarto lugar para garantir seu segundo título consecutivo com uma prova de antecedência.
Quando a CART foi para a Fontana semanas depois para a sua corrida derradeira, o futuro da categoria estava em xeque. Rumores diziam que a Penske se mudaria para a IRL, enquanto a Ganassi aumentaria seu envolvimento na liga rival. Havia muita insatisfação no ar com os rumos da CART e após a prova na Califórnia, os piores temores aconteceram, com a saída da Penske do campeonato, levando consigo seu atual bicampeão Gil de Ferran, além do então vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Helio Castroneves.
Cristiano da Matta foi o vencedor em Surfers Paradise vinte anos atrás e ele conquistaria o título no ano seguinte de forma dominante, mas seria o último campeonato da CART. Se em 2001 o campeonato iniciou-se com 28 carros no grid, a última corrida de 2002 tinha apenas 18 carros largando. Um triste fim para um campeonato tão legal e que fez tanto sucesso. Passados vinte anos, somente agora a Indy recupera um pouco da sua popularidade e respeito que tinha em seus bons anos. Com o bicampeonato Gil de Ferran se consolidava com um dos melhores pilotos brasileiros pós-Senna e ainda garantiria uma vitória em Indianápolis antes de se aposentar poucos anos depois, sendo bastante respeitado até hoje.
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