domingo, 10 de abril de 2022

Desequilibrando o jogo


 Na Argentina Aleix Espargaró chocou o mundo da movelocidade ao conseguir uma vitória categórica, onde a Aprilia, até pouco tempo atrás o patinho feio da MotoGP, angariou seu primeiro triunfo na categoria principal do Mundial. Era a prova de como a MotoGP estava incrivelmente equilibrada, principalmente com nove pilotos diferentes subindo ao pódio nas três primeiras corridas. No entanto, numa categoria de nível tão alto, em algum momento esse equilíbrio penderia para um lado. E pendeu para a Ducati, que não emulou o domínio da classificação quando conseguiu as cinco primeiras posições, mas permitiu a Enea Bastianini uma bela vitória e o retorno do jovem italiano à liderança do certame desse ano.

A prova em Austin, que teve parte do circuito recapeado, foi de altíssimo nível e com vários pilotos mostrando o seu melhor na bela pista texana. Jorge Martin já pode ser considerado o 'rocket man' da MotoGP com suas poles, mas ainda falta ao jovem espanhol uma melhor administração dos pneus. Contudo, Martin tinha várias Ducatis ao redor. Num domínio raro, a montadora italiana conquistou as cinco primeiras posições no grid e na largada, foi o ameaçado Jack Miller quem se sobressaiu e ficou boa parte da prova na ponta. Atrás do australiano, não faltou briga por posições, numa belíssima prova de MotoGP. Martin se segurou enquanto pôde, mas o espanhol foi caindo na medida em que os pneus iam embora. O sexto colocado no grid Fabio Quartararo simplesmente não tem motor para enfrentar a potência da Ducati, mas uma moto se mostrou ter o equilíbrio para bater de frente com as motos italianas. Bebendo da mesma fonte da Yamaha, a Suzuki conseguiu incluir potência no equilíbrio de sua moto e com Alex Rins adorando a pista de Austin, o espanhol foi escalando o pelotão entre as Ducatis, trazendo a tiracolo o seu companheiro de equipe Joan Mir.

Mais atrás, Marc Márquez fazia uma corrida fabulosa de recuperação após uma largada horrorosa, onde apontou na curva um em último. O espanhol da Honda tem Austin como 'pista-fetiche' e Márquez foi escalando o pelotão rapidamente, enquanto sua diferença para o líder nunca superou os 6s, tamanho o equilíbrio da corrida na sua primeira metade. Arriscando muito e tirando tudo de sua Honda, Márquez chegou ao sexto lugar nas voltas finais, mas não tinha como avançar e com seu equipamento desgastado, o espanhol sofreu uma forte pressão de Quartararo, que é outro que carrega sua moto nas costas. Honda e Yamaha dependem única e exclusivamente de Márquez e Quartataro, com os seus demais representantes ficando na segunda página da classificação.

E Aleix Espargaró? Após dominar a corrida portenha semana passada, o piloto da Aprilia sequer foi ao Q2 no sábado atrapalhado por uma queda e sequer ficou no top10, inclusive superado pelo seu companheiro de equipe Maverick Viñales. O antigo vice-líder Brad Binder sofre com uma KTM muito abaixo do esperado e nada pode fazer para se manter entre os primeiros da classificação.

Miller forçou o quanto pôde, mas quando Bastianini assumiu a segunda posição ainda antes da metade da prova, o italiano preparou o bote e de forma cirúrgica, ultrapassou o italiano com uma facilidade encabuladora. Como um veterano, o piloto da Gresini liderou as últimas voltas e se tornou o primeiro piloto a vencer duas vezes em 2022, além de reassumir a liderança do campeonato. Para desconsolo de Miller, ele ainda foi ultrapassado por Alex Rins na última curva da última volta, mas o australiano ainda cruzou à frente de Bagnaia, que fez uma corrida discreta e terminou apenas em quinto.

Com um campeonato onde o vencedor inconteste de uma corrida termina a prova seguinte fora do top10, a consistência poderá ser essencial para definir o título da MotoGP 2022. Bastianini provou hoje mais uma vez que tem a cabeça necessária para assumir os riscos necessários para vencer quando tem equipamento. Essa mentalidade pode lhe render frutos no final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário