domingo, 10 de abril de 2022

Emoção na praia

 


Corrida em Long Beach é sinônimo de tradição e nostalgia, numa das corridas mais emblemáticas do mundo e a segunda prova mais importante do calendário da Indy, perdendo obviamente para as 500 Milhas de Indianápolis. Porém, por se tratar de uma pista de rua, muitas vezes tudo isso não representa também uma corrida emocionante e cheia de alternativas. Não foi o caso nesse ano. A corrida realizada nesse domingo foi das melhores e recheada de emoção, com Josef Newgarden segurando Romain Grosjean nas voltas finais para vencer pela segunda vez em 2022 e se tornar líder do campeonato.

Os treinos viram o domínio da equipe Andretti e o pole Colton Herta parecia ter a prova nas mãos no primeiro stint, com uma tocada segura e firme. Newgarden comboiava o jovem compatriota, enquanto Alex Palou acompanhava à distância. Parecia que os três seriam os candidatos únicos a vitória. Os pneus macios tinham problemas de desgaste excessivo, mesmo o dia californiano não tenha sido dos mais quentes. A velha raposa felpuda Scott Dixon, tendo largado apenas em 16º, deu o tom da estratégia quando foi um dos primeiros a fazer o pit-stop e com pneus duros novos, se tornou o mais rápido da pista. A dica estava dada: quem parasse logo, poderia dar o que se convencionou de chamar 'undercut'. Enquanto os pilotos do pelotão intermediário visitavam seus pits, as câmeras não prestaram muita atenção no pit de Palou, se preocupando apenas com Herta e Newgarden. Bobinhos. Quando a primeira rodada de paradas terminou, era Palou quem liderava, com Newgarden mantendo a posição e um furioso Herta em terceiro.

Com o recado dado, era esperado ver como se comportariam as equipes na segunda rodada de paradas. Antes disso, Herta achou o muro e parecia que outro dia triste era destinado à equipe Andretti, que já vira o horroroso Devlin Defrancesco bater e Alexander Rossi ter problemas nos pits. Newgarden parou depois de Palou, mas surpreendentemente o piloto da Penske voltou na frente do atual campeão. O segredo? Os pneus duros, que todos colocaram na primeira parada, não se desgastavam tanto. Palou tentou de todas as formas e mesmo com pneus mais aquecidos, permaneceu em segundo, quanto uma bandeira amarela trouxe um novo player para a disputa. Romain Grosjean fazia uma corrida até mesmo discreta, mas com a corrida imobilizada, o francês da Andretti encostou nos líderes e havia um fato novo: Grosjean estava com pneus macios. Foi o início de um quarto de corrida final de tirar o fôlego. Primeiro Grosjean ultrapassou Palou e partiu para cima de Newgarden, que chegou a errar e viu o carro de Grosjean lado a lado algumas vezes.

Duas bandeiras amarelas nas voltas finais trouxe a tensão das relargadas, mas a vantagem dos pneus de Grosjean tinha terminado. Mesmo com a pista imunda de detritos e restos de borracha, Newgarden segurou a pressão e venceu pela segunda vez em 2022, consolidando um início perfeito para a Penske nessa temporada. O então líder Scott McLaughlin teve um dia ruim, onde rodou sozinho no hairpin quando se preparava para colocar uma volta na chicane ambulante chamada Tatiana Calderón. Saindo do top10, o neozelandês viu Newgarden o superar no campeonato. Dixon fez outra corrida de cabeça e ganhou dez posições, enquanto Marcus Ericsson, que vinha fazendo uma boa corrida, bateu sozinho, deixando Palou na luta pelo título. Com o acidente de Herta, Grosjean salvou o dia da Andretti. Com Power fazendo um campeonato regular ao terminar em quarto, a Penske tem três pilotos entre os quatro primeiros no campeonato, tendo apenas um piloto da Ganassi entre eles. E incrivelmente ele não se chama Scott Dixon! Palou tentará defender seu título, mas a fase da Penske faz dos seus pilotos os favoritos mais uma vez ao título.

Um comentário:

  1. E pensar que a Andretti deixou de pegar o Kirkwood pra pegar o DeFrancesco

    Eu até pensei que você iria falar do acidente bizarro do Pagenaud

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