Os treinos viram o domínio da equipe Andretti e o pole Colton Herta parecia ter a prova nas mãos no primeiro stint, com uma tocada segura e firme. Newgarden comboiava o jovem compatriota, enquanto Alex Palou acompanhava à distância. Parecia que os três seriam os candidatos únicos a vitória. Os pneus macios tinham problemas de desgaste excessivo, mesmo o dia californiano não tenha sido dos mais quentes. A velha raposa felpuda Scott Dixon, tendo largado apenas em 16º, deu o tom da estratégia quando foi um dos primeiros a fazer o pit-stop e com pneus duros novos, se tornou o mais rápido da pista. A dica estava dada: quem parasse logo, poderia dar o que se convencionou de chamar 'undercut'. Enquanto os pilotos do pelotão intermediário visitavam seus pits, as câmeras não prestaram muita atenção no pit de Palou, se preocupando apenas com Herta e Newgarden. Bobinhos. Quando a primeira rodada de paradas terminou, era Palou quem liderava, com Newgarden mantendo a posição e um furioso Herta em terceiro.
Com o recado dado, era esperado ver como se comportariam as equipes na segunda rodada de paradas. Antes disso, Herta achou o muro e parecia que outro dia triste era destinado à equipe Andretti, que já vira o horroroso Devlin Defrancesco bater e Alexander Rossi ter problemas nos pits. Newgarden parou depois de Palou, mas surpreendentemente o piloto da Penske voltou na frente do atual campeão. O segredo? Os pneus duros, que todos colocaram na primeira parada, não se desgastavam tanto. Palou tentou de todas as formas e mesmo com pneus mais aquecidos, permaneceu em segundo, quanto uma bandeira amarela trouxe um novo player para a disputa. Romain Grosjean fazia uma corrida até mesmo discreta, mas com a corrida imobilizada, o francês da Andretti encostou nos líderes e havia um fato novo: Grosjean estava com pneus macios. Foi o início de um quarto de corrida final de tirar o fôlego. Primeiro Grosjean ultrapassou Palou e partiu para cima de Newgarden, que chegou a errar e viu o carro de Grosjean lado a lado algumas vezes.
Duas bandeiras amarelas nas voltas finais trouxe a tensão das relargadas, mas a vantagem dos pneus de Grosjean tinha terminado. Mesmo com a pista imunda de detritos e restos de borracha, Newgarden segurou a pressão e venceu pela segunda vez em 2022, consolidando um início perfeito para a Penske nessa temporada. O então líder Scott McLaughlin teve um dia ruim, onde rodou sozinho no hairpin quando se preparava para colocar uma volta na chicane ambulante chamada Tatiana Calderón. Saindo do top10, o neozelandês viu Newgarden o superar no campeonato. Dixon fez outra corrida de cabeça e ganhou dez posições, enquanto Marcus Ericsson, que vinha fazendo uma boa corrida, bateu sozinho, deixando Palou na luta pelo título. Com o acidente de Herta, Grosjean salvou o dia da Andretti. Com Power fazendo um campeonato regular ao terminar em quarto, a Penske tem três pilotos entre os quatro primeiros no campeonato, tendo apenas um piloto da Ganassi entre eles. E incrivelmente ele não se chama Scott Dixon! Palou tentará defender seu título, mas a fase da Penske faz dos seus pilotos os favoritos mais uma vez ao título.
E pensar que a Andretti deixou de pegar o Kirkwood pra pegar o DeFrancesco
ResponderExcluirEu até pensei que você iria falar do acidente bizarro do Pagenaud