Kimi Raikkonen continuou sua dominação no sábado em Melbourne, conquistando uma tranqüila pole position neste sábado. Esta tranqülidade se deveu principalmente a infeliz quebra de Felipe Massa na segunda parte da Classificação, frustrando as esperanças do brasileiro em conseguir a pole logo na primeira corrida desta temporada tão promissora para ele e, principalmente, subjulgar Raikkonen logo de cara. Kimi conseguiu a pole com sobras, nem se preocupando em melhorar seu incrível tempo no final do treino e agora é o favorita destacado para vencer a corrida amanhã e sair na frente de Massa e todos os demais.
Sinceramente, achei esse tempo do Raikkonen um pouco suspeito, pois os tempos nas duas primeiras partes da Classificação foram muito próximos, principalmente o segundo, onde os cinco ou seis primeiros colocados estavam separados por menos de um décimo de segundo. É bem provável que Raikkonen esteja um pouco mais leve do que o normal, coisa que a Ferrari fez em 2003, quando Schumacher e Barrichello ficaram na primeira fila bem à frente dos demais, mas durante a corrida ficou provado que eles estavam numa estratégia diferente.
Para Massa, agora o negócio é secar o finlandês, pois uma vitória de Raikkonen logo na estréia, mesmo que Massa fique em segundo ou terceiro, é um golpe duro em cima do brasileiro numa disputa muito dura que irá se estender ao longo de todo ano e pode definir quem será primeiro ou segundo piloto ou até mesmo quem será campeão ou vice. Outro problema de Massa é sua dificuldade em largar em Melbourne. A sua estréia na F1 não durou uma curva no GP da Austrália de 2002 e ano passado, a coisa se repetiu. Largando em décimo sexto, isso pode ocorrer, o que seria uma tragédia completa para o brasileiro.
Alonso irá completar a segunda fila, mas o destaque é que pela primeira vez desde a segunda sessão de treinos livres, o espanhol superou seu novo companheiro de equipe Lewis Hamilton. Desde o ano passado, quando assisti a todas as corrida da GP2, acho Hamilton um piloto especial e ele vem correspondendo plenamente a esse expectativa. Ao contrário de Kovalainen, que muito se esperava em derrotar Fisichella, mas o que vem acontecendo é um banho do italiano em cima do novato. Fisico gosta quando é mais rápido do que seu companheiro de equipe, como se comprovou em 2004 quando bateu Felipe Massa na Sauber, e isso pode ser uma motivação extra para o italiano na briga pelo campeonato, já que a Renault parece não estar tão ruim assim.
A BMW vem mesmo com tudo para 2007, mas o momento da verdade irá ser amanhã. O carro foi rápido na pré-temporada, mas quebrava demais. Até agora, quando a velocidade foi requisitada os carros alemães foram bem, mas, na corrida, a confiabilidade irá ser posta a prova e vamos ver se os problemas de quebras foram resolvidos.
A supresa foi ver a Red Bull em sétimo, com Webber. A equipe mostrou na pré-temporada um desempenho mais parecido com o de Coulthard, em décimo nono. A Toyota parece ter encontrado uma poção mágica que pôs seus dois carros na terceira parte da Classificação, mesmo com Ralf tendo problemas na segunda parte e treinos livres horríveis. A Super Aguri vem sendo mesmo a super surpresa do final de semana, sendo que desta vez Sato superou Davidson e ficou em décimo, com o inglês logo atrás.
A Williams decepcionou ao não colocar nenhum carro na Super Pole, pois os carros azuis sempre ficaram entre os dez primeiros em todos os treinos livres e dela era esperado no mínimo a repetição disso. A Honda, com seu carro ecológico, vai sendo o vexame da temporada até agora. Fora o fato de ter perdido para a filial Super Aguri, esta com o carro Honda de 2006, a equipe está muito mais lenta do que o esperado e Rubinho ficou já nos primeiros 15 minutos da Classificação, enquanto Button esteve longe de ficar entre os dez que iam para a Super Pole. Do jeito que vai, Button vai ser substituído por Hamilton no coração dos ingleses e Rubens deve correr de Stock Car em 2008.
Toro Rosso e Spyker devem ser mesmo os patinhos feios da temporada, com a Toro Rosso melhorando o desempenho hoje e colocando a Spyker na última fila, sendo que Sutil superou Albers novamente.
Amanhã, a corrida tem tudo para ser emocionante, pois o clima instável pode modificar muitas coisas e essa regra nova de pneus, com os pilotos tendo que usar tanto pneus moles como duros durante a corrida, é garantia de muita emoção. Será que Raikkonen está leve? Alonso vai tentar a vitória? As BMWs irão agüentar? Hamilton pode surpreender? E principalmente para nós brasileiros, Massa irá para cima? Vamos ver o que irá acontecer nesta primeira etapa do Mundial 2007 de F1!
Nenhum comentário:
Postar um comentário