Kimi começou sua carreira na Ferrari devagar. Deixou que os flashes fossem todos para Felipe Massa, vencedor incontestável do último GP do ano passado. Levou tempo do brasileiro durante toda a pré-temporada e até mesmo na última sexta-feira, nos treinos livres do GP da Austrália. Mas quando era preciso, Raikkonen mostrou todo seu talento e potencial e marcou a pole e venceu com o pé nas costas a sua primeira corrida pela Ferrari. E com direito a hat trick! Kimi só foi levemente incomodado na largada, quando Heidfeld chegou a emparelhar com sua Ferrari antes da primeira curva, mas ao chegar a reta oposta em primeiro, Raikkonen passeou por Albert Park, marcando seu ritmo como queria. Para demonstrar o domínio de Raikkonen em Melbourne, sua volta mais rápido foi 1s1 mais rápida do que Alonso, o autor da segunda volta mais rápida da corrida.
Até ano passado, se a Ferrari demonstrasse esse desempenho em sua estréia, já dava para cravar em Michael Schumacher como campeão, mas como o alemão ficou sentado no seu confortável sofá assistindo a corrida pela TV, a disputa pelo título permanece em aberto, mas com Raikkonen como favorito destacado. Massa começou a corrida cauteloso demais, ficando atrás das Spykers na largada e perdendo tempo demais atrás das duas Hondas, em particular a de Jenson Button, que passou a corrida se arrastando. Sua estratégia de uma parada era esperada, mas a sexta posição teve o efeito de um nocaute em cima do brasileiro, que já larga no campeonato com uma desvantagem de sete pontos para com seu companheiro de equipe. Massa também decepcionou ao ficar placidamente atrás de Fisichella quando a Ferrari era 1s mais rápida que a Renault. Seu estilo atirado, admirado e cobrado por muitos, foi deixado de lado, mas a sorte de Massa é a frieza de Raikkonen. No pódio, Raikkonen parecia impassível a vitória e os mecânicos da Ferrari comemoraram até forma tímida, tamanha era a frieza do finlandês. Essa falta de calor pode favorecer Massa, cujos mecânicos da Ferrari ficaram entusiasmados quando o brasileiro venceu em Interlagos.
Com um pódio logo na estréia, Hamilton vem sendo o destaque da temporada. O inglês largou muito bem, ultrapassando Alonso por fora na primeira curva e andou à frente do espanhol a corrida inteira e só não superou seu famoso companheiro de equipe graças a Takuma Sato, que atrapalhou claramente Hamilton na sua volta de entrada de boxes, permitindo à Alonso colar na traseira da McLaren de Lewis e ganhar a posição na segunda parada de boxes. Alonso fez uma corrida correta, mas a McLaren terá que lutar muito se quiser chegar na Ferrari.
Kubica demonstrou porque a BMW confia tanto nele, apesar de ter Nick Heidfeld, um piloto experiente e rápido. O polônes largou em quinto, duas posições atrás de Heidfeld, mas parou sete voltas depois do seu companheiro de equipe e estava na frente quando o câmbio do seu carro quebrou. Kubica demonstra a cada dia que passa que é um diamante pronto para ser lapidado. A quarta posição de Heidfeld foi uma consolação pequena com tamanha expectativa em cima da BMW.
Fisichella chegou em quinto, numa corrida muito apagada e ele só foi notado quando Massa colou em sua traseira nas voltas finais. Mais uma vez, Mark Webber conseguiu uma excelente posição no grid para desabar na corrida, mesma coisa acontecendo com as Toyotas. As Hondas vem dando vexame, mas ao menos Rubinho andou bem, mostrando um ritmo pelo menos decente e ficando muito à frente de Button, que passou a corrida de arrastando. Rosberg andou muito bem com sua Williams e conseguiu uma excelente sétima posição, à frente da Toyota de Ralf e à léguas de distância de seu companheiro de equipe Wurz. O problema de Rosberg é que ele sempre se destaca na primeira corrida, vamos ver se ele se destaca nas outras.
A corrida deste ano foi bem diferente das edições anteriores, sem graça e com parcos momentos de emoção. Mesmo com Massa largando atrás, a corrida não teve muitos lances de ultrapassagem, fora a belíssima passada de Rosberg em Ralf. As principais emoções ficaram por conta do espetacular acidente de Coulthard e Wurz já no final da corrida e pela, até agora, maior decepção do ano. Heikki Kovalainen saiu da pista várias vezes, sobre os olhares atentos de Briatore, com Nelsinho Piquet ao seu lado.
Raikkonen quebrou um recorde de 46 anos ao se tornar o segundo piloto a vencer em sua estréia pela Ferrari e a equipe de Maranello parece satisfeita com o que Raikkonen fez até agora, mas Massa deve vir babando nas próximas corridas e se a Ferrari continuar com essa dominação, essa deverá ser a briga pelo campeonato. Para as outras equipes, só resta lutar para tirar a diferença e tentar parar as máquinas vermelhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário