sábado, 15 de setembro de 2007

Reviravolta

Se ontem a McLaren dominou como quis, hoje foi a vez da Ferrari se sobressair e dominar a primeira fila da corrida belga amanhã. Após uma fase menos boa, Kimi Raikkonen saíra pela terceira vez nesta temporada na pole e nas duas vezes em que saiu da posição de honra, Kimi venceu na Austrália e na Inglaterra. Atrás de Raikkonen veio Felipe Massa por uma margem ínfima de dezessete milésimos, mesmo com a Ferrari do brasileiro bem desequilibrada durante a Classificação.

Os quatro primeiros colocados colocaram uma diferença enorme sobre os dezoitos carros restantes no grid, mas a diferença entre os três primeiros foi de menos de um décimo. Isso num circuito de mais de sete quilometros! Quem destoou um pouco foi Hamilton, que após perder o acesso das informações conseguidas por Alonso durante o final de semana, vem perdendo o algo a mais para superar seus rivais mais diretos e desta vez ficou mais de três décimos do pole. Apesar de uma rodada na sua primeira tentativa no Q3, Alonso ainda conseguiu um tempo excepcional que o colocou bastante próximo das Ferraris, mas aparte os treinos de sexta-feira, as McLaren não andaram num ritmo próximo aos carros vermelhos, como diria Pedro de la Rosa.

Mesmo derrotado por Kimi hoje, Massa fez uma ótima volta em sua última tentativa e se estiver mesmo com o carro mais pesado estará numa ótima posição amanhã durante a corrida. Raikkonen foi o mais rápido na Q2 e teoricamente teria o direito de escolher a melhor estratégia na corrida. Contudo, isso não significa tão somente largar mais leve do que Felipe. E se o finlandês revolseu largar mais pesado amanhã? Saberemos amanhã.

Na segunda divisão, a BMW não foi tão bem como nos outros circuitos e mesmo colocando Kubica na quinta posição, Heidfeld foi apenas sétimo. O autor da façanha de separar os carros bávaros foi Nico Rosberg, numa ótima temporada no ex-parceiro da marca alemã, a Williams. Se Alonso for mesmo para a Renault em 2008, Rosberg deve ser o seu substituto na McLaren e se o alemão for mesmo para a equipe de Ron Dennis, deverá fazer uma dupla do barulho com Hamilton. Após longo e tenebroso inverno Mark Webber finalmente pôde entrar na Q3 e garantiu um oitavo posto para a equipe das bebidas enérgeticas. Como sempre David Coulthard foi mais lento que seu companheiro de equipe e largará apenas em décimo terceiro.

Mostrando que realmente a Toyota é fogo de palha, ou simplesmente treino ontem uma configuração de Classificação, Jarno trulli foi apenas o nono mais rápido. Distante da quinta posição de ontem, mas ainda bem à frente de Ralf Schumacher, o décimo segundo. Kovalainen não repetiu as boas performances anteriores na Classificação e hoje fechou o grupo dos que passaram para a Q3, mas ao menos superou novamente Fisichela, que já há muito tempo não sabe o que é largar entre os dez primeiros. Na Honda, Button destoou um pouco e não apenas conseguiu a décima quarta posição como colocou nada menos do que 1s sobre Rubens Barrichello, longe de ter um carro equilibrado e que terminou seu treino ainda na Q1.

Liuzzi se recuperou da péssima sexta-feira e conseguiu algo que raramente consegue: passar para a Q2. E de quebra, foi mais rápido do que Wurz! Outro piloto da Toro Rosso que surpreendeu foi Sebastian Vettel, mais rápido do que Rubens Barrichello, que tem quase a mesma idade do jovem alemão em termos de experiência de F1. Provando a evolução do novo carro, a Spyker conseguiu alcançar a Super Aguri e não dividirá a última fila do grid, com Sutil superando Davidson, deixando o inglês, que vinha bem nas últimas Classificações, ao lado do eterno último colocado Sakon Yamamoto.

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