terça-feira, 1 de julho de 2008

Achille


Atualmente, os italianos extravasam sua alegria no automobilismo via Ferrari. Desde Alberto Ascari em 1953, que um piloto da bota não vence o Mundial de F1. Mas nem sempre foi assim. Nos primórdios do automobilismo, a Itália tinha os melhores pilotos do mundo e Achille Varzi foi certamente um dos melhores pilotos italianos da história, juntamente com seu eterno rival Tazio Nuvolari. Dono de um estilo limpo de guiar, Varzi foi um dos grandes da era Pré-Guerra, mas um fato pouco mencionado em sua biografia abreviou seus momentos de glória. Fazendo 60 anos da morte de Varzi, iremos conhecer um pouco mais de sua vida e carreira.
Achille Varzi nasceu no dia 8 de agosto de 1904 na cidade de Galliate, a oeste de Milão. Filho de uma família muito rica no ramo de tecidos, o jovem Varzi seguiu seu irmão Ângelo e começou a sua carreira no esporte a motor no motociclismo, participando de sua primeira corrida em 1923. Foi ainda nas motos que Achille conheceu o que seria seu maior rival tanto em duas quanto em quatro rodas: Tazio Nuvolari. De família rica, Varzi comprava as motos mais caras e com isso se destacava no cenário italiano da época, mas a rivalidade com Nuvolari não o impediu de criarem sua forte amizade a ponto de juntos, iniciarem o próximo passo em suas carreiras.
Varzi fez sua primeira corrida de carros em 1926, participando do GP de Milão com um Bugatti T-37. No final de 1927, Varzi e Nuvolari se associaram e criaram uma equipe de automobilismo, com cada um deles usando um Bugatti T-35. Varzi e Nuvolari eram tão extremos como o dia e a noite. Enquanto Varzi tinha uma pilotagem limpa, era alto e elegante e vinha de uma família abastada do norte da Itália, Nuvolari era um mantovano de família humilde, baixinho e feio e tinha uma pilotagem extremamente selvagem. Uma foto conhecida de Nuvolari é ele chegando aos boxes com o volante quebrado do seu carro na mão...
Após quatro corridas, Nuvolari tinha batido Varzi claramente e o Achille simplesmente se separa do amigo e compra um Alfa Romeo P2, o melhor carro da época. Isso abalou um pouco a amizade deles, mas Varzi passou a vencer algumas provas e se tornou conhecido também no meio automobilístico. Em 1929, Nuvolari teve que comprar um Alfa P2 para se igualar ao desempenho de Varzi, mas Achille acaba vencendo o Campeonato Italiano daquele ano. No ano seguinte, Varzi e Nuvolari se tornam companheiros de equipe novamente, desta vez na equipe oficial da Alfa Romeo. Os dois passam a disputar as vitórias, com Nuvolari superando o rival novamente, notadamente na Mille Miglia de 1930, quanto Tazio recupera uma grande desvantagem sobre Achille e para não alertar o rival, corre boa parte da madrugada com os faróis desligados, conseguindo a vitória no final.
No entanto, Varzi conseguiria sua primeira vitória representativa na outra grande corrida italiana da época: a Targa Florio. As cinco edições anteriores da corrida tinham sido vencidas por franceses e a disputa seria entre a Alfa Romeo de Achille Varzi e a Bugatti de Louis Chiron. No final da longa prova, o tanque de combustível da Alfa de Varzi fura e o seu inseparável mecânico Guigo Bignami tem que fazer um reabastecimento improvisado com o carro em movimento. Para quem não sabe, nas longas corridas de estrada dos anos 20 e 30, um mecânico fazia companhia ao piloto tanto nas quebras mecânicas, como na navegação da prova. Enquanto Bignami “reabastecia” a Alfa, um pouco de combustível acabou caindo no tubo de escape e um pequeno incêndio se iniciou. Sem tempo a perder, Varzi preferiu continuar, mesmo com o fogo atingindo o seu pescoço. Bignami teve que usar o seu assento para apagar o incêndio e acabou conseguindo o seu intuito. Quando a Alfa se aproximou de Campfelice e entrou na longa reta de 8 km, Varzi conseguiu vencer a Targa Florio com 1:48s4 de vantagem sobre Chiron. E se tornava um mito na Itália.
Porém, nem tudo são flores para Varzi e após desentendimentos com membros da Alfa, Achille deixa a equipe no final de 1930, tendo que completar a temporada com uma Maserati e se tornando Campeão Italiano mais uma vez. Para permanecer correndo, Varzi tem que comprar um Bugatti T51 e participar das provas como piloto particular, mas isso não o impede de conseguir bons resultados e no meio do ano Varzi seria contratado pela própria Bugatti e venceria o GP da França. Permanecendo mais um ano na Bugatti, Varzi sofre com vários problemas mecânicos e só consegue uma vitória na França.
Em 1933, a Bugatti reage e Varzi pode mostrar todo o seu talento, voltando a vencer corridas. No Grande Prêmio Mônaco, Varzi tem um duelo épico com Nuvolari. Largando na pole, Achille teria a presença incômoda de Tazio ainda na segunda volta, após o piloto da Alfa Romeo ter ultrapassado Borzacchini e Lehoux. Varzi e Nuvolari começaram uma disputa que mais parecia pelo último prato de comida da Terra, com os italianos chegando a trocar de posições até três vezes por volta. Enquanto Varzi tinha a vantagem do entre-eixos mais curto do seu Bugatti nas curvas, Nuvolari se aproveitava da potência do seu Alfa Romeo. Quando a 98º volta das 100 foram completadas, os dois carros se tocaram e Achille ficou um pouco à frente no início da 99º. Na Subida do Cassino, Varzi resolve esticar a terceira marcha, arriscando tudo para permanecer na liderança. Nuvolari tentou ultrapassar extraindo tudo do seu motor, mas um pistão quebrou e o óleo foi direto para o escapamento. Varzi venceu seu mais ferrenho rival numa das disputas mais empolgantes da história do automobilismo.
Por isso, foi uma pena ver o nome de Varzi ser envolvido num dos maiores escândalos da história do automobilismo, apenas algumas semanas depois. Durante o GP de Trípoli, a loteria italiana promoveria uma promoção. Três dias antes da corrida, foram sorteados 30 bilhetes, cada um representando um piloto. O prêmio maior, é claro, seria destinado ao portador do bilhete que correspondesse ao piloto vencedor. E era um prêmio milionário! O comerciante de madeira de Pisa, Enrico Brivio, sorteou o nome de Varzi e foi até Trípoli falar com o piloto e se comprometia a dar a Varzi metade do valor do prêmio. O que se sabe, é que após falar com Brivio, Varzi telefonou para Nuvolari...
Como resultado, a corrida seria, no mínimo, muito estranha. Ao contrário de Mônaco, Varzi fazia uma corrida totalmente apática no rápido circuito de Trípoli, enquanto Nuvolari liderava a prova sem se esforçar muito. De repente, vários pilotos começam a abandonar a corrida sem motivos aparentes. Simplesmente encostavam seus carros nos boxes. Na última volta, Nuvolari liderava com 30s de vantagem sobre Varzi, quando parou o carro faltando 300 metros para a bandeirada. O seu carro teria ficado sem combustível. Varzi venceu e Brivio levou a bolada, mas as suspeitas sobre uma marmelada eram enormes e chegou a se cogitar em caçar a licença de todos os pilotos envolvidos. Porém, a fina-flor do automobilismo europeu estava em Trípoli naquele dia e nada foi feito, com Varzi ficando com a vitória.
Em 1934, Varzi é contratado pela Scuderia Ferrari, que na época corria com Alfa Romeos. Mesmo conseguindo algumas vitórias, estava na cara que as equipes alemãs, com o apoio explícito do governo nazista, seriam vencedoras em pouco tempo. Por isso, em 1935 Varzi se muda para a Auto Union. O que parecia ser uma mudança que daria apenas vitórias para Achille, acabaria sendo o quase o fim da sua carreira. Mesmo vencendo provas importantes como a Coppa Acerbo e o GP da Tunísia, 1935 seria um ano marcante pelo lado negativo para Varzi. Achille conhece Ilde Pietsch, esposa do seu companheiro de equipe, o alemão Paul Pietsch. Foi uma paixão avassaladora. Os dois começam um tórrido caso de amor e no final do ano Paul deixa a Auto Union e a esposa, que passa a viver com Varzi.
Em 1936, Varzi vence o Grande Prêmio da Líbia, após a Auto Union ter pedido a Hans Stuck para que diminuísse o ritmo para que Varzi vencesse. Isso aconteceu graças a conjectura política da época, pois a Líbia pertencia no momento a Itália e os governos fascistas de Itália e Alemanha tinham combinado que as corridas seriam vencidas, em seu território, por pilotos anfitriões. No jantar comemorativo da corrida, o governador da Líbia, Ítalo Balbo, propôs um brinde ao “verdadeiro vencedor da prova”. E apontou para Stuck. Varzi abandona o jantar furioso e é surpreendido pelo amor da sua vida quando chegam ao hotel. Tentando acalmá-lo, Ilde oferece morfina a Varzi. Achille refuta por um momento, mas acaba cedendo e toma uma dose. Ainda na África, Varzi sofre um forte acidente nos treinos para o GP da Tunísia, quando a suspensão do seu carro quebra e capota. Todos pensaram o pior, mas Achille saiu do acidente ileso e à noite, tomou mais um pouco de morfina, para acalmar os nervos. Não demorou e Varzi estaria viciado.
Nem precisa dizer que Varzi passou a ter problemas dentro e fora das pistas. Enquanto era superado pelo seu jovem companheiro de equipe Bernd Rosemeyer, fora das pistas seu comportamento mudava a olhos vistos. A Auto Union não sabia o que fazer e num ato de desespero, o chefe de equipe, Willy Walb, invadiu o quarto de hotel de Varzi em Berna e lá encontrou Ilde, uma seringa e um vidro com metade de morfina. Benito Mussolini em pessoa negou o visto de entrada para Ilde, enquanto a competitividade de Varzi se esvaía e pouco participava de corridas. Após não ter seu contrato renovado em 1937, Achille convence a Auto Union a participar de três provas em 1938, mas pouco faz. Ele dizia que tinha se separado de Ilde e que estava livre da morfina. Porém, em março de 1939, Ilde procura Hans Stuck num hotel de Munique. Ela pediu dinheiro emprestado para comprar um passaporte falso para poder entrar na Itália. Stuck fica surpreso com o pedido e entende que os dois ainda se amavam, mas não dá dinheiro a Ilde e que tentaria resolver o problema de outro modo. Stuck era amigo particular de Hitler. Porém, na manhã seguinte, Ilde tenta suicídio e é encontrada somente de camisola e, gemendo, clamava: “Achille, Achille...”
Quando a Segunda Guerra Mundial começa, Varzi se casa com Norma, antiga namorada que foi abandonada por Achille por causa de Ilde. O que é o amor... Ilde sobreviveria, casaria novamente e morreria nos anos 70. Quando a guerra acaba, mesmo com mais de quarenta anos, Varzi parte para uma retomada em sua carreira. Ele retorna à Alfa Romeo em 1946 e vence sua primeira prova em dez anos, no GP de Turim. Em 1947, participa da Temporada Sul-Americana, vencendo o GP de Rosário, Buenos Aires e Interlagos. Ele fica tão popular na Argentina, que pensa em morar lá quando se aposentasse. No início de 1948, ele formou a Scuderia Achille Varzi e teria o promissor Juan Manuel Fangio como piloto quando a temporada européia se iniciasse.
Aos poucos, Varzi começava a mostrar o talento dos seus melhores momentos e se tornava um dos principais pilotos da Alfa Romeo, que àquela altura tinha o melhor carro e não sabia o que era uma derrota a quase cinco anos. No dia Primeiro de Julho de 1948, com uma Alfa Romeo 158, que daria o primeiro título Mundial de F1 dois anos depois para Giuseppe Farina, Varzi iniciava os treinos para o Grande Prêmio da Suíça em Berna. A pista estava molhada pela chuva que castigou o circuito à noite, mas o sol secava o traçado rapidamente. Quando Varzi se aproximou da curva Jordenrampe, o carro bateu numa guia a mais de 180 km/h e capota. O Alfa esmaga Varzi e o mata na hora. Ele tinha 43 anos.
O caixão de Achille Varzi ficou três dias no chassi de um carro de corrida na igreja de Galliate, enquanto mais de 15.000 pessoas sepultaram o seu filho querido. No epitáfio de sua sepultura, um pouco da genialidade de Achille Varzi. “Talvez estivesses destinado a morrer, Achille, porque na tua forma de conduzir havia algo desse génio que é um dos maiores mistérios da natureza, e a natureza esforça-se por destruir aqueles que chegam demasiado perto dela. Beethoven foi golpeado com a surdez quando pareceu estar para transcender poderes do homem na expressão musical. Galileo ficou cego quando tentou sondar a infinito e as suas leis. As mãos de Leonardo da Vinci foram aleijadas quando estava a ponto de chegar mais próximo da perfeição do que qualquer outro homem antes dele. Também tu, Achille, foste destruído quando pensaste ultrapassar o conhecimento que o homem tem das fronteiras da velocidade."

2 comentários:

  1. JC. Esta é mais bela bio do Achille Varzi que ja li...
    Parabens...

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  2. que bela história; mas, principalmente, que belo texto!!
    Parabéns, Speedway!

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