O Grande Prêmio da Inglaterra marcava exatamente a metade do campeonato e o que parecia ser um passeio de Emerson Fittipaldi, o campeão de então, se transformou em uma virada de Jackie Stewart, que vinha dominando as últimas corridas e com a quarta colocação obtida no Grande Prêmio da França, o escocês assumia a liderança do campeonato com um ponto de diferença para Fittipaldi, que após seu início arrasador de campeonato, simplesmente desapareceu.
Seguindo o revezamento que ocorria no Grande Prêmio inglês, após uma corrida em Brands Hatch, a F1 voltava à Silverstone e teria várias estréias. O irlandês John Watson fazia sua primeira prova na F1 à bordo de um Brabham privado, enquanto Jean-Pierre Jarier abandonava a March e trazia a grande esperança inglesa de então, Roger Williamson. A equipe Surtees colocava um terceiro carro para o alemão Jochen Mass e a McLaren voltava a dar uma oportunidade a Jody Scheckter. O sul-africano já tinha mostrado muita velocidade e surpreendera algumas vezes, se colocando entre os primeiros à frente dos seus mais experientes companheiros de equipe, porém Scheckter, de 23 anos, ainda era muito imaturo e se envolvia em muitos acidentes, como no Grande Prêmio da França, batendo em Emerson Fittipaldi.
Ronnie Peterson mostrava sua velocidade exuberante mais uma vez e animado com sua primeira vitória na F1 no Grande Prêmio da França, conquistava mais uma pole, enquanto a McLaren mostrava força ao colocar dois carros na primeira fila. Com o mesmo tempo, os líderes do campeonato dividiriam a segunda fila, com Scheckter logo atrás. Outro jovem piloto, que começava a aparecer com mais destaque no mundo da F1, largava em nono. Seu nome era Niki Lauda.
Grid:
1) Peterson (Lotus) - 1:16.3
2) Hulme (McLaren) - 1:16.5
3) Revson (McLaren) - 1:16.5
4) Stewart (Tyrrell) - 1:16.7
5) E.Fittipaldi (Lotus) - 1:16.7
6) Scheckter (McLaren) - 1:16.9
7) Cevert (Tyrrell) - 1:17.3
8) Reutemann (Brabham) - 1:17.4
9) Lauda (BRM) - 1:17.4
10) Regazzoni (BRM) - 1:17.5
O dia 14 de julho de 1973 em Silverstone estava nublado e frio, como normalmente fica na Inglaterra, mesmo no meio do verão. Havia muita expectativa na largada e ela não foi normal, quando Niki Lauda tem um semi-eixo quebrado e é atingido por Jackie Oliver, da Shadow. Ambos estavam fora. Pelo menos em teoria...
Peterson larga bem, mas durante a primeira volta é deixado para trás por Stewart, que era seguido por um surpreendente Reutemann. Jody Scheckter também tinha largado bem e aparecia num ótimo quarto lugar, ficando logo à frente do seu experiente companheiro de equipe, Denny Hulme. Quando os carros se aproximaram da curva Woodcote para completar a primeira volta, Scheckter perde o controle da sua McLaren bem na frente do pelotão. Foi o caos! Treze carros bateram e a corrida foi interrompida. Apesar da cena, apenas Andrea de Adamich se machucou, com o italiano tendo quebrado o tornozelo e levando meia hora para ser retirado do seu Brabham privado. Um hora depois da quase-tragédia, a relargada foi dada com apenas 19 carros, com Lauda voltando ao grid e a equipe Surtees totalmente excluída pela presepada de Scheckter, que não largaria.
Na segunda largada, Peterson saí muito bem e mais uma vez permanece na liderança, mas quem surpreendia era Niki Lauda, que se aproveitando dos lugares vagos à sua frente, pula de nono para segundo! Lauda foi superado por Stewart na segunda volta, mas o austríaco queria repetir a boa atuação de Monte Carlo e ficou algumas voltas segurando um Emerson Fittipaldi claramente mais veloz. A briga durou até a sétima volta, quando o piloto da Lotus assumiu a terceira posição. Porém, para sorte do brasileiro, Stewart tem um problema no câmbio e roda, deixando Fittipaldi em segundo e fazendo uma dobradinha da Lotus na frente.
Se com o carro titular Lauda já teria problemas para segurar um pelotão furioso atrás de si, com o seu BRM reserva a situação pioraria e o austríaco foi sendo ultrapassado por carros mais rápidos, mas sua exibição em Silverstone seria decisiva mais tarde, quando a Ferrari procuraria um piloto para 1974. Logo atrás das Lotus, as McLaren vinha liderando o segundo pelotão liderada por Revson, com Hulme logo atrás. James Hunt fazia uma bela corrida na frente dos seus fãs e pela primeira vez sentia a torcida inglesa o apoiando, com o piloto da Hesketh correndo em quinto. Com Stewart fora da prova, Emerson sentia que essa era a oportunidade ideal para deixar o rival para trás no campeonato, mas tudo termina mal para Fittipaldi na volta 37, quando o seu Lotus lhe deixa na mão, com o semi-eixo quebrado.
Para azar de Emerson, a Lotus de Peterson perde rendimento quando uma pequena chuva começa a cair em Silverstone e no lugar do brasileiro, quem assume a liderança da prova é a McLaren do americano Peter Revson. Ao mesmo tempo, Hunt levava a torcida inglesa a loucura ao ultrapassar Denny Hulme e assumir a terceira posição. Com o apoio das arquibancadas de Silverstone, Hunt parte para cima de Peterson, com quem tinha disputado o campeonato inglês de F3. Contudo, James se anima demais e destrói os seus pneus e não consegue superar o sueco, acabando sendo ultrapassado no final por Hulme, perdendo o que seria o seu primeiro pódio na F1. Mas o seu nome estava anotado! Peter Revson vence pela primeira vez na carreira e um americano voltava a vencer desde 1961. A McLaren mostrava força, mas o título seria decidido entre Lotus e Tyrrell.
Chegada:
1) Revson
2) Peterson
3) Hulme
4) Hunt
5) Cevert
6) Reutemann
é... largada memoravel!
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