Quando a F1 saiu de Indianápolis com o rabinho entre as pernas após o fiasco da Michelin em 2005, os pilotos americanos, os da Nascar em particular, tripudiaram da principal categoria do automobilismo. Jimmie Johnson, Robby Gordon e cia falaram mal a beça dos "forasteiros" e até o nome de "convardes" apareceu. Mas como diz o outro, o mundo dá muitas voltas...
Desde o ano passado a Nascar colocou em seus ovais o "Car of Tomorrow", que nada mais era do que seu novo chassi. Para que a novidade não fosse tão impactante entre as equipes, a direção da categoria decidiu que os novos chassis só seriam usados em determinadas pistas. Indianápolis não seriam uma delas, ficando apenas para esse ano. Foi o início do fiasco. Quando a Nascar aportou no estado de Indiana, as equipes e a Goodyear ficaram desesperados com o desgaste excessivo dos pneus. Duravam, em média, dez voltas. O que fazer? Para que a corrida fosse realizada, a Nascar decidiu que uma bandeira amarela fosse mostrada a cada dez voltas, para "Segurança" dos pilotos.
Não sei se foi pior do que ter cancelado a prova. Foi uma corrida totalmente ridícula, dividida em mini-corridas de dez voltas, em que a estratégia, o grande diferencial da Nascar, foi para as cucuias. E nem isso evitou dois pneus estourados (Juan Pablo Montoya e Matt Kenseth) durante a prova. Era impressionante o quanto os pneus se desgastavam, com os carros perdendo rendimento após apenas oito voltas e os pneumáticos chegando, literalmente, no aço, já com o esqueleto do pneu a mostra e todo lixado. O que impressionou foi uma câmera on-board no carro de Jeff Gordon, quando uma poeira preta praticamente cegava a câmera. Era o pneu dos carros a sua frente se desfazendo...
Durante a transmissão da prova não se ouviu vaias, mas várias garrafinhas da Gatorade "brotaram" na pista, enquanto o público no final da prova era bem menor do que o da largada. Como se pode ver, é bom ter cuidado com o que diz, pois o tudo que vai, pode voltar!
Por mais que goste de ler o que você escreve sobre esta categoria, não consigo gostar dela em si...
ResponderExcluirMas beleza.. Ao menos são carros. Diferente da nossa stock bolha