Alguns anos se passaram desde que a Renault retornou (mais uma vez) como equipe oficial à F1. A montadora francesa tem uma enorme tradição de títulos na F1, mas até o momento a Renault ainda não mostrou a que veio na Era híbrida. Mesmo com muito investimento, a Renault ainda não encostou nas equipes de ponta e ainda teve que suportar a ranhetice da Red Bull e Helmut Marko nos últimos anos. Já está passando da hora da Renault voltar aos bons tempos e o time gaulês já começa a mexer os pauzinhos pensando em brigar por vitórias. A chegada de Daniel Ricciardo à Renault em 2019 não deixa de ser um sinal inequívoco da vontade dos franceses em crescer e o australiano terá muito a acrescentar a um time em desenvolvimento.
Mesmo o carro não apresentando enormes diferenças para o modelo de 2018, a mentalidade da Renault terá que ser bem diferente na temporada vindoura. Com um piloto da classe de Daniel Ricciardo, as deficiências do carro ficarão mais evidentes e as desculpas não serão tão toleradas. Tirar a enorme desvantagem que a Renault tinha para as equipes top-3 talvez não seja possível já em 2019, mas um bom passo à frente é o mínimo do que se pode esperar de uma equipe apoiada oficialmente por uma das quatro montadoras da F1. Apesar de não admitir publicamente, Ricciardo deve ter percebido que a Red Bull se moldava em torno de Max Verstappen e não querendo virar um simples 'número 2', o australiano tomou a arriscada decisão de sair da situação de estar sempre brigando pelas primeiras posições para liderar o pelotão intermediário. Será interessante observar o comportamento de Ricciardo nessa nova situação, além de liderar uma equipe de fábrica. Daniel aposta que a Renault terá condições de brigar por vitórias e títulos num futuro próximo e é nisso que Ricciardo se agarra para tentar conquistar seu sonhado título. Ao lado de Ricciardo, outro piloto que tentará se provar. Nico Hulkenberg já passou dos 30 anos e 150 corridas, mas o alemão nunca conquistou sequer um pódio, mesmo que ele seja considerado um ótimo piloto. Tendo ao lado um piloto com vitórias na F1, Hulk tentará se estabelecer como um piloto que perdeu muito tempo em equipes que não estavam no seu nível, ou o alemão provará que todos nós perdemos tempo em apostar nele!
Sem ter que ficar prestando contas pública com a Red Bull, a Renault pode trabalhar mais tranquila e da sua forma em busca do passo seguinte, que é pelo menos estar no pódio em 2019. Com uma dupla de pilotos forte e experiente, com muito investimento em pessoal e estrutura, as desculpas da cúpula da Renault já estão se esgotando.
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