sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

SF90

A Philip Morris pintou de preto na Ferrari a palavra Mission Winnow. E a Ferrari está mesmo numa missão para 2019: voltar a conquistar um título. Durante os anos 1980 e 1990, a Ferrari viveu um jejum que parecia sem fim, pois a desorganização imperava na equipe. A chegada do trio Jean Todt, Michael Schumacher e Ross Brawn demorou a engrenar, mas quando veio o primeiro título em 2000, a Ferrari construiu um dos maiores domínios da história da F1. Contudo, os tempos do jejum machucaram os corações dos tifosi, que esperavam não passar por isso tão cedo. Pois bem, em 2019 a Ferrari poderá completar doze anos sem títulos, já passando da metade do longo jejum de 21 anos quebrado por Schumacher dezenove anos atrás. É muito para uma equipe que tem tanto investimento e torcida.

Como é de se esperar, a pressão vai crescendo na medida em que a Ferrari vai sendo derrotada por suas rivais. Os italianos já estão bem mais próximos da Mercedes, atual dominadora da F1, mas ficou a sensação de ter faltado um último passo para a Ferrari acabar com seu jejum. Como acontecia em outros tempos, mudanças ocorreram e a Ferrari virá renovada para 2019. Maurizio Arrivabene sobrou após dois anos em que a Ferrari poderia derrotar a Mercedes, mas acabou perdendo muito rendimento no momento crucial do campeonato. Mattia Binotto assumirá o lugar do italiano e com ele, veio também Charles Leclerc para o lugar de Kimi Raikkonen. O finlandês era uma espécie de garantia de pontos para a Ferrari e sossego para Sebastian Vettel. O alemão já tem seu nome na história da F1, mas os quatro títulos de Vettel já estão ficando distantes e o que todos lembram são seus erros da última temporada. Vettel sempre foi tratado como um sucessor de Schumacher e a sua chegada à Ferrari teve um quê de uma história se repetindo, porém Seb vai vacilando em momentos cruciais na disputa contra o seu antagonista de sua geração, Lewis Hamilton. A saída de Raikkonen, que era amigo de Vettel, para a chegada de Leclerc foi um claro sinal para que Vettel saísse de sua zona de conforto e melhorar ainda mais seu desempenho. O jovem Leclerc quebrou uma recente tradição da Ferrari de sempre apostar em pilotos já formados. Com 21 anos e apenas uma temporada completa na F1, Leclerc desde cedo foi uma cria da Ferrari e como ele era rival de Verstappen no kart, ele poderá ser a ponta de lança da Ferrari contra o talentoso holandês no futuro, porém Charles deverá mais aprender do que atrapalhar Vettel no presente.

A Ferrari terá mais um reinício pela frente para acabar com seu incômodo jejum de títulos. A pressão vai aumentando na medida em que os anos vão passando e Vettel não mostra o que dele se esperava. Com uma nova gestão e com Leclerc dando uma nova vida, a Ferrari poderá brigar cabeça a cabeça com a Mercedes. Resta saber se Vettel terá cabeça para enfrentar Hamilton. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário