segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

STR14

Se existe um piloto que pode ser chamado de fênix na F1, ele se chama Daniil Kvyat. Piloto muito rápido, mas temperamental, Kvyat já passou por poucas e boas dentro da F1, mas de forma até mesmo inacreditável, o russo conseguiu uma terceira (!) e raríssima chance na categoria máxima do automobilismo. Foram seis anos turbulentos na F1, mas Kvyat fará sua reestreia pela Toro Rosso ao lado do novato Alexander Albon.

O retorno inesperado de Kvyat e a contratação apressada de Albon demonstra muito bem o quão já esteve melhor as categorias de base da Red Bull. Em anos anteriores, a Toro Rosso servia como ante-sala para que os jovens pilotos da Red Bull ganhassem cancha antes de subirem ao time principal. Vettel, Ricciardo e Verstappen são os nomes mais lembrados dessa fórmula que parecia dar sempre certo, mas com a rigidez crescente de Helmut Marko junto aos jovens que almejam a F1, o afamado programa de jovens pilotos da Red Bull foi se esvaziando a ponto da Toro Rosso ter quase ficado sem pilotos para 2019. Kvyat teve que ser ressuscitado, enquanto Albon já tinha até assinado contrato com a F-E quando foi surpreendido com o convite da Red Bull. Por sinal, o tailandês já tinha sido piloto da marca dos energéticos, mas acabou dispensado pelos temíveis métodos de Marko. Vindo de bons anos na F2, Albon estreará sob o signo da desconfiança, pois não teve uma carreira tão regular quanto outros protegidos da Red Bull. Se serve de consolo para Albon, ninguém terá tanta desconfiança quanto Kvyat.

Daniil passou por todo tipo de contestação e problema dentro da Red Bull, chegando ao cúmulo de ser rebaixado no meio da temporada. E seu substituto (Verstappen) vencer na estreia! É claro como o dia e a noite que a Red Bull não inspira a mínima confiança no russo, mas de certa forma jogando o amor próprio ao alto, Kvyat volta à Toro Rosso esperando lá se sabe o que.

A Toro Rosso mostrou seu carro hoje sem maiores novidades com relação à 2018. Se serviu como cobaia da Honda antes dos japoneses se associarem à Red Bull, a Toro Rosso tem a vantagem de já ter um ano de experiência com os orientais, mas num pelotão intermediário tão competitivo a Toro Rosso pode sofrer justamente no quesito pilotos. 

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