domingo, 10 de março de 2019

Começo de gala

Em termos de espetáculo, poucas modalidades do esporte a motor está nos estregando tanto como o Mundial de Motovelocidade, seja Moto3, Moto2 ou a MotoGP. São corridas emocionantes e em boa parte delas definida nas últimas curvas. Por dois, três, quatro pilotos ou um pelotão inteiro, o Mundial de Motovelocidade nunca nos decepciona no quesito emoção. A primeira etapa de 2019 no Catar foi uma verdadeira ode a o que há de melhor no esporte a motor. As três categorias nos entregaram corridas de tirar o fôlego com a definição do vencedor ficando para a bandeirada.

A MotoGP teve uma corrida à Moto3, com o pelotão junto praticamente o tempo todo, mas estava bem nítido que a vitória seria decidida entre dois velhos rivais: Andrea Doviziozo e Marc Márquez. O italiano da Ducati conseguiu uma larga estupenda numa brecha achada pelo projetista da montadora italiana Luigi Dall'Igna e Doviziozo passou boa parte da corrida na liderança, usando a abusando da conhecida força do motor da Ducati no retão do Catar que rechaçava qualquer ataque contra ele. Atrás de Andrea, uma briga encardida envolvendo nove pilotos trouxe uma animação poucas vezes vista numa prova onde as motos estavam atingindo os 350 km/h no final da reta. A surpresa foi como a jovem dupla da Suzuki conseguiu acompanhar os líderes, com Alex Rins trocando de posição com Márquez várias vezes, mas o representante da Suzuki sofria com a falta de potência na reta e era até facilmente ultrapassado pela Honda de Márquez na reta dos boxes. O novato Joan Mir chegou a ocupar a quarta posição, mas foi caindo de rendimento, mas isso não diminuiu a ótima prova do jovem espanhol, nova esperança dos ibéricos.

Atrás de Márquez e Rins, Cruthlow, Petrucci e Mir brigavam pela quarta posição, sendo que no final ganharam a companhia da dupla da Yamaha. Largando na pole, Maverick Viñales fez uma largada tenebrosa e nunca sequer vislumbrou brigar pelo pódio. Já Valentino... Aos 40 anos de idade Rossi continua nos surpreendendo com uma pilotagem ascendente durante as corridas de fazer inveja à muita gente. Largando apenas em 14º, Rossi foi escalando o pelotão, ultrapassou seu companheiro de equipe e partiu para cima de Suzukis, Hondas e Ducatis. Valentino saiu de pior piloto Yamaha para melhor piloto Yamaha. Rossi passou ainda Mir e Petrucci para se estabelecer na quinta posição, bastante próximo da briga pelo último lugar no pódio, que acabou ficando com Cruthlow após Rins na freada da curva um nas voltas finais. Sem velocidade em reta, Rins forçava tudo nas freadas, mas no fim da prova, com os pneus desgastados, o espanhol não segurou a moto, mas deixou um recado: a Suzuki virá muito forte em 2019!

Nas voltas finais, Márquez conseguiu se livrar brevemente do pelotão que brigava pelo pódio e passou a se concentrar em Doviziozo. O italiano liderava praticamente de ponta a ponta, mas errou na penúltima volta e Márquez assumiu a ponta da corrida. Com uma volta e meia para o fim da corrida, Doviziozo escreveu rapidamente um script em sua cabeça e ele o cumpriu de forma fiel. Primeiro Dovi esperou a reta dos boxes para engolir Márquez e reassumir a ponta. Depois, esperou pelos ataques desesperados do espanhol durante a última volta. E Márquez foi com tudo e atacou duas vezes, sendo que a última na curva derradeira da prova. Doviziozo rechaçou ambas com maestria, parecendo que todas as suas manobras eram fáceis. Mesmo Márquez sendo bem mais talentoso, Doviziozo é uma espécia de criptonita para o espanhol da Honda. A vantagem do italiano nas disputas com Márquez chega a ser gritante. Doviziozo sabe como Márquez se comporta nessas situação e sempre acha um antídoto para virar a mesa e derrotar o multi-campeão espanhol, como aconteceu hoje.

Foi uma corrida linda de se ver, mas também teve seus desempenhos terríveis. Além do citado Viñales, Jorge Lorenzo desapontou deveras em sua estreia na Honda. Um acidente na classificação fez Lorenzo largar no meio do pelotão, mas o espanhol sequer esboçou uma corrida de recuperação como Rossi, que largava próximo a ele, fez. Lorenzo ainda reclamou que estava dolorido por causa do referido acidente, mas a primeira impressão não foi nada boa. Aprilia e KTM fizeram bons papeis durante os treinos, mas não fizeram nada de especial na prova de hoje. 

No fim, a corrida de hoje da MotoGP mostrou que a categoria continua espetacular e irá nos prover bastante emoção nos próximos meses. Mesmo Márquez dominando a cena desde que estreou na categoria, não falta emoção na MotoGP!

Um comentário:

  1. Lorenzo reclamou que estava com dores por causa das duas quedas, mas o que dizer do Marquez que ainda não estava com o ombro 100% e lutou pela vitória até o final? E o que dizer do Crutchlow que mesmo com o tornozelo ainda em frangalhos pegou o lugar final no pódio.

    É... Lorenzo vai ter que inventar novas desculpas ou se escorar em velhas muletas como a da adaptação...

    ResponderExcluir