domingo, 16 de maio de 2021

Chuva no telhado


 Nada como chuvinha para bagunçar uma corrida hein, pai? O final de semana em Le Mans prometia chuva e os pilotos da MotoGP a esperavam, contudo, a precipitação pluviométrica aconteceu num momento tão específico que fez da prova principal do Mundial de Motovelocidade um evento ainda mais lotérico. A chuva foi forte e breve, caindo já com a corrida em andamento e o sol voltando a brilhar forte minutos depois. A mudança de motos fez que Marc Márquez ressurgisse na ponta depois de muito tempo, mas o piloto da Repsol Honda acabou caindo. E caiu de novo! Jack Miller saiu da pista exatamente na volta em que se encaminhava aos boxes, entrou no pit-lane 14 km/h acima do permitido, foi punido com duas voltas longas e ainda teve tempo para vencer com 5s de vantagem, repetindo o feito do seu compatriota Stoner depois de nove anos. Finalmente Miller está pagando toda a expectativa que a Ducati depositou nele, enquanto os italianos parecem não sentir muito falta de Andre Doviziozo, donde a saída do veterano tinha sido ligada mais a uma pretensa economia de salário, mas os pilotos oficiais da Ducati vem correspondendo muito bem.

Quando os pilotos estavam alinhados no grid, todos os olhos estavam mais para céu, com as nuvens carregadas se aproximando do circuito e os primeiros pingos caindo. A largada deu sem problemas, mas não demorou mais do que três voltas para a chuva cair de vez e obrigarem os pilotos a trocarem de motos. Nesse momento o pole Fabio Quartararo liderava, com Márquez entrando lado a lado com ele nos pits. Maverick Viñales prova a cada dia que ele só funciona em determinadas e estreitas situações. Quando a pista estava seca, ele brigava pela ponta. Bastou cair os primeiros pingos de chuva e Viñales caiu pelas tabelas. Ótimo piloto de chuva e mais acostumado com essa situação de troca de motos, algo que Quartararo nunca tinha presenciado, Márquez assumia a liderança de uma corrida de MotoGP pela primeira vez em muito tempo e parecia ter a corrida nas mãos, mas acabou caindo na última curva. Numa recuperação como nos bons tempos, Márquez era o piloto mais rápido da pista quando caiu ao se aproximar de Rossi na briga pela décima posição. Porém, o bom e velho Marc Márquez está aos poucos retornando.

Miller já tinha saído da pista quando estava prestes a entrar nos pits e queimar o limite de velocidade de forma escandalosa. O australiano saiu à caça de Quartararo quando teve que pagar sua punição, porém, Miller não demorou para encostar no piloto da Yamaha e assumir a ponta para não mais larga-la. Recuperado de uma operação no braço, Quartararo fez uma corrida tranquila e cautelosa. Ele não se afobou quando Johan Zarco se aproximou feito um furacão e praticamente o deixou passar para garantir o terceiro lugar e a ponta do campeonato. No entanto Fabio não esperava que Francesco Bagnaia fizesse uma excelente corrida. O italiano da Ducati tinha largado mal e repetiu o erro de Miller nos pits, ultrapassando o limite de velocidade dos boxes e sendo punido por isso. O detalhe foi que Bagnaia trocou de moto, mas manteve o pneu dianteiro slick. Uma aposta bem arriscada, mas que se pagou no final quando um sol forte apareceu em Le Mans, deixando as coisas bem confusas para os pilotos, que tiveram que correr com os sensíveis pneus de chuva numa pista seca e quente no final. Com o melhor conjunto no final, Bagnaia ainda beliscou o quarto lugar, o deixando apenas um ponto atrás de Quartararo na luta pelo título. E a próxima corrida será em Mugello, casa da Ducati e de Bagnaia.

Jack Miller venceu uma corrida totalmente lotérica, onde praticamente as quatro estações do ano apareceram em cinquenta minutos de corrida em Le Mans. Franco Morbidelli saiu de sua calma habitual e se envolveu num acidente evitável logo na primeira volta, enquanto a dupla da Suzuki foi ao chão. Com Viñales não conseguindo se firmar e Márquez ainda em recuperação, mas em fase ascendente, o campeonato está ficando uma briga entre os três principais pilotos da Ducati (Bagnaia, Miller e Zarco) contra a Yamaha de Quartararo. Desde 2007 a Ducati não construía uma moto tão boa e naquela ocasião foi um australiano habilidoso quem se sagrou campeão. Ótimas notícias para Miller. 

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