domingo, 23 de maio de 2021

Mudanças no meio do marasmo


Mônaco representa todo o glamour da F1 e muitos pilotos sonham em ganhar lá, porém, muitas vezes é duro acompanhar tudo isso. Assim como ocorre em Barcelona, não importa a geração de carros, pilotos e motores, uma corrida em Mônaco em 90% das oportunidades é decidido na saída da primeira curva. E quem estava na ponta nesse momento era Max Verstappen, que capitalizou a infelicidade de Charles Leclerc para largar em primeiro, jogou seu carro para cima de Valtteri Bottas, se aproveitou do infortúnio do piloto da Mercedes e administrou até a bandeirada, vencendo pela segunda vez em 2021, mas como a Mercedes teve um dia para esquecer, Max assumiu a ponta do campeonato e a Red Bull, apoiando uma corrida de recuperação dentro do possível de Sergio Pérez, conseguiu a liderança do Mundial de Construtores pela primeira vez na era híbrida, colocando uma pressão que a Mercedes talvez desconheça.


O dia começou em Monte Carlo com Charles Leclerc retornando aos boxes com as mãos no capacete, dando a sensação que estava chorando. Após uma revisão no câmbio do carro batido de Leclerc ontem, a Ferrari falou que estava tudo ok e que não haveria necessidade de troca, o que ocasionaria uma punição de cinco posições no grid, tirando a pole de Leclerc, além de suas chances de vitória. No entanto, isso ficou claro que foi mais uma aposta e que se provou errada ainda antes da largada, com Charles não conseguindo sequer largar na frente do seu público. Nas três tentativas em suas corridas caseiras, Leclerc simplesmente não chegou ao fim de nenhuma, lembrando a 'maldição de Interlagos' de Rubens Barrichello e a 'maldição de Montreal' para Jacques Villeneuve. Extremamente frustrado com a sua volta ter sido abortada pelo acidente de Leclerc no sábado, Verstappen ganhava um presente inesperado e numa larga bem diagonal, onde o piloto da Red Bull claramente jogou o carro para cima de Valtteri Bottas, Max Verstappen cumpriu boa parte de sua missão ao surgir em primeiro na saída da Saint Devote. Para melhorar a situação de Max, a Mercedes teve uma de suas piores exibições nos últimos sete anos na F1. Não bastasse a falta de rendimento de Hamilton em qualquer momento no final de semana, as coisas ficariam ainda piores na corrida. 


Na única rodada de paradas, Hamilton foi o primeiro a parar, mas foi seguido por Pierre Gasly, que estava logo à sua frente e o francês da Alpha Tauri cumpriu sua parte ao ficar à frente de Lewis. Porém, Vettel e Pérez, que vinham atrás dos dois, pensaram diferente e esticaram suas paradas e emergiram bem à frente de Gasly e de um irado Lewis Hamilton, apenas em sétimo e cuspindo abelha africana no rádio. Se não bastasse a pisada de bola com Hamilton, com Bottas a coisa seria ainda pior. Valtteri vinha em segundo, comboiando à distância Verstappen quando ele foi aos boxes. Quando se esperava uma parada abaixo dos 3s, a porca da roda dianteira direita simplesmente se recusou a sair, ficando travada e forçando o abandono de Bottas, deixando a situação de Verstappen ainda mais tranquila. Por mais que Carlos Sainz tivesse um ótimo ritmo, Max controlou muito bem a vantagem sobre a Ferrari, conquistando a vitória praticamente de ponta a ponta e com a infelicidade da Mercedes, assumiu a ponta do campeonato quando Hamilton dava indícios que dispararia no campeonato. A péssima corrida dos alemães permitiu que Verstappen assumisse a ponta do campeonato pela primeira vez na carreira, enquanto a Red Bull levou Pérez ao quarto lugar por causa de uma estratégia bem feita dos austríacos e assumiu também a ponta do Mundial de Construtores. Hoje, com certeza, haverá muitos socos na mesa de Toto Wolff na reunião pós-corrida da Mercedes...


Com os problemas de Leclerc e Bottas, Lando Norris garantiu o segundo pódio e com o abandono do segundo citado, subiu novamente para a terceira posição no campeonato. A McLaren vem em ótima forma e Norris parece ser mesmo o futuro da equipe, enquanto Daniel Ricciardo parece completamente perdido e simplesmente tomou uma volta do inglês, algo que surpreende pelas ótimas corridas do australiano em Mônaco, além da vinda de Daniel para a McLaren para liderar o time. Se Ricciardo decepciona, Vettel finalmente conseguiu uma corrida decente após longo e tenebroso inverno. O alemão aproveitou a parada cedo de Gasly e Hamilton para superar ambos e marcar seus primeiros pontos com a Aston Martin. Stroll cometeu vários erros, mas ainda acabou nos pontos, indicando um bom desempenho de sua literalmente equipe em Monte Carlo. Se a distância entre Norris e Ricciardo é grande dentro da McLaren, o gap entre Ocon e Alonso na Alpine já começa a ficar feio para o espanhol, do qual era esperado esmagar de vez Ocon, mas Alonso vem fazendo corridas opacas em cima de corridas opacas. Giovinazzi pontuou com a Alfa Romeo num bom final de semana do italiano, que superou Kimi Raikkonen em todo o final de semana. A Williams fez seu papel no meio do pelotão, Tsunoda vai entrando no rol das decepções e tomando peias seguidas de Gasly, enquanto que na Haas, surpresa, Nikita Mazepin não apenas não bateu, como ficou à frente de Mick Schumacher.


No fim, Mônaco teve uma corrida normal no quintal dos Grimaldi. Uma bela paisagem, os carros mais sofisticados correndo em suas estreitas ruas e uma corrida longe de ser emocionante. Semanas atrás a F-E correu por lá e teve um final de corrida empolgante, fazendo Lucas di Grassi dizer que Mônaco serve mais para a sua categoria. Olhando que a F-E é mais de 20s mais lenta do que a F1 e seus carros feiosos são pequenos, além dos pilotos errarem bem mais, Di Grassi pode até ter razão. O problema é que a F-E nunca terá o status da F1 e por mais que a corrida de hoje tenha sido modorrenta em muitos momentos, a maioria absoluta dos fãs preferem a F1 ali no principado do que a insípida e sem graça F-E. Porém, os resultados não foram dos mais normais da F1 e o campeonato de 2021 ganhou um tempero especial com a combinação da corrida irretocável de Max Verstappen e a horrorosa prova da Mercedes.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário