O veterano inglês teve um domingo totalmente esquecível nesse domingo. Mesmo não tendo ritmo para chegar em Verstappen, manter a segunda posição era primordial para diminuir os danos, porém, Hamilton forçou demais e acabou danificando o carro numa zebra, aumentando o consumo de pneus. Alcançado por Bottas, Hamilton se viu numa situação fragilizada quando o finlandês trouxe à reboque Norris, se tornando impossível uma ordem de equipe, não restando outra alternativa para a Mercedes pedir que Hamilton deixasse Bottas passar, além de ser ultrapassado por Norris. O pálido quarto lugar faz com que a diferença para Verstappen suba para mais do que uma corrida, mas o aspecto psicológico pode ser ainda mais danoso para Hamilton, conhecido por seu ponto fraco ser justamente o lado psicológico. Foram dois finais de semana onde a Red Bull tinha claramente um carro mais rápido e a Mercedes ficou sem respostas, deixando Hamilton na mão. Como líder da equipe, Hamilton tem obrigação de trabalhar em duas frentes. Fora da pista, tirar um algo mais da poderosa Mercedes. Dentro da pista, tirar mais coelhos da cartola, como no Bahrein e se a soberania da Red Bull continuar, que isso se torne mais frequente.
domingo, 4 de julho de 2021
Massacre da laranja mecânica
Se semana passada Max Verstappen atropelou a concorrência, hoje a situação foi ainda mais chocante, usando as palavras do próprio piloto da Red Bull depois da corrida. Nesse domingo Max completou o chamado Grand Chelen, que consiste na vitória, pole, melhor volta e liderança em todas as voltas. Só que ainda há um detalhe adicional: com uma parada a mais, aparentemente mais por precaução do que por algo tático e estratégico. Acham pouco? A melhor volta conseguida por Verstappen após sua segunda parada (e antes dessa parada era dele mesmo...) foi 2s mais rápida do que a segunda marca da corrida. Com a torcida holandesa pintando o Red Bull Ring de laranja, Verstappen massacrou a concorrência e deu um claro recado: será muito difícil tirar o título dele se tudo se encaminhar assim.
A corrida de hoje não foi das mais animadas, porém, teve mais situações do que a de domingo passado. Verstappen novamente tirou o carro da garagem, sintonizou na melhor rádio holandesa, colocou o braço para fora e com o outro abraçado em Kelly Piquet, deu um passeio por 71 voltas no Red Bull Ring. Max simplesmente não deu a mínima chance a qualquer um que pudesse lhe incomodar, seja quem ele quem fosse, até porque houveram três pilotos na segunda posição e mesmo com tamanho domínio, um deles foi o nome da corrida. Sete dias atrás, na mesmíssima pista, Lando Norris chegou em quinto lugar, uma volta atrás de Verstappen. O abismo entre o duo Red Bull-Mercedes ficava claro novamente, mas Lando deu mostras que é um piloto diferenciado e capaz de coisas grandes. Primeiro ele quase tirou o doce da boca de Max ontem, quando ficou menos de um décimo da pole. Hoje, se manteve no pelotão da frente (Verstappen fez uma corrida à parte) sem maiores problemas e beliscou um pódio por causa do problema de Hamilton. Sem contar que Norris ainda foi punido por um toque em Pérez na primeira volta, que fez o mexicano sair da pista e não mais se recuperar durante a prova. Mesmo com os quatro carros de Red Bull e Mercedes na pista, Norris foi capaz de terminar no pódio, numa pilotagem elogiada até mesmo por Lewis Hamilton, quando este foi segurado por mais de vinte voltas pelo piloto da McLaren.
Bottas garantiu o segundo lugar, mas a fase de Valtteri parece não ser das melhores, pois bem no dia em que capitalizou um problema de Hamilton e foi quem mais marcou pontos para a Mercedes, George Russell fez outra corrida de exceção, só perdendo o ponto para a Williams no finalzinho da corrida, ultrapassado por Fernando Alonso de maneira metódica. Toto Wolff já sinalizou que o segundo cockpit da Mercedes está entre Bottas e Russell. E para tristeza de Bottas, aparentemente Russell está na frente nessa. Após ir para fora da pista na primeira volta, Pérez fez uma corrida irritantemente burocrática. O mexicano simplesmente não ultrapassou ninguém na pista em sua recuperação. Na verdade, ele foi ultrapassado por Sainz e teve que dar dois chega-pra-lá em Leclerc que lhe custou 10s de punição, que o fez cair para sexto lugar, pois Sainz tirou a diferença e terminou num ótimo quinto lugar. A boa fase de Pérez foi efêmera e vendo o companheiro de equipe dominar a prova como hoje, Checo precisa de mais desempenho.
Se semana passada Michael Masi se comportou e mal apareceu na prova, hoje o pavão da F1 fez questão de dar o ar da graça. Primeiro, trouxe um SC real na primeira volta, quando Ocon estacionou seu Alpine danificado ao lado dos comissários, bastando, se muito, um SC virtual. Depois surgiram inúmeras punições por toques e infrações, com destaque para Yuki Tsunoda, que foi punido duas vezes por tocar na linha dos boxes, numa infração que não aparecia faziam muitos anos na F1. Isso influenciou em várias posições, como de Norris. Após um sábado terrível, Ricciardo melhorou na corrida e foi sétimo, mas olhando pelo copo meio vazio, o australiano está devendo horrores frente às ótimas atuações do companheiro de McLaren, Norris. Leclerc se enroscou com Pérez duas vezes e teve que ceder sua posição para Sainz, melhor 'calçado' e no fim a estratégia da Ferrari se pagou e o espanhol ganhou bastante espaço no fim. Gasly parou duas vezes e ainda marcou dois pontinhos, enquanto Alonso fez a ultrapassagem de partir coração em cima de Russell, negando ao jovem inglês o primeiro ponto com a Williams. Na última volta, os veteranos Raikkonen e Vettel se meteram num acidente mais condizente a dois novatos, mas que felizmente não teve maiores problemas, pois a briga estava fora da zona de pontos. Por sinal, se a torcida de Max estava de volta, Raikkonen trouxe de volta o 'seu Lunga nórdico' que tem dentro de si numa patada monumental via rádio.
Até pouco tempo atrás torcíamos por Max Verstappen enfrentar e derrotar Lewis Hamilton, mas com essa vitória e como ela foi, podemos começar a mudar a torcida. Para termos emoção na briga por vitórias, teremos que torcer para que Hamilton volte aos seus bons dias e peite o domínio da Red Bull e de Verstappen. Uma resposta de Hamilton é imperativa, pois do jeito que está, Max poderá conquistar o seu primeiro título com o pé nas costas.
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