sexta-feira, 2 de julho de 2021

A última de Montoya


 Quando surgiu na F1 como um furacão exatos vinte anos atrás, Juan Pablo Montoya parecia que se tornaria uma estrela da categoria nos próximos anos, se tornando o esperado anti-Schumacher, onde seria o rival ferrenho do alemão, algo que os fãs esperavam fazia muito tempo. Montoya mostrou muito talento e velocidade no seu início na F1, mas poucos poderiam imaginar que o colombiano só ficaria mais cinco anos na F1. Na verdade, menos. Após uma passagem turbulenta pela Williams, onde passou a maior parte do tempo num relacionamento nada amistoso com Ralf Schumacher, Montoya se mudou para a McLaren quando se sentiu prejudicado pela Williams durante o Grande Prêmio da França de 2003. Porém, ainda nas primeiras corridas pela McLaren, Montoya se envolveu um controverso e misterioso incidente onde machucou o ombro. A McLaren disse que foi numa partida tênis, mas todos afirmavam que havia sido num treino de motocross. Federer ou Cairoli, Montoya nunca mais foi o mesmo e foi engolido pelo companheiro de equipe Raikkonen.

Apesar da fama de veloz, Montoya parecia uma pálida e gorda sombra de si mesmo, um piloto desmotivado numa McLaren funcionando em torno de Kimi Raikkonen. Correndo em Indianápolis, templo onde vencera as 500 Milhas seis anos antes, Montoya tinha ao lado de si boa parte da torcida colombiana, mas Juan Pablo não era favorito em 2006. Fernando Alonso vinha de quatro vitórias consecutivas, pavimentando o caminho para o bicampeonato, mas a Ferrari reagiu na América, com Michael Schumacher vencendo facilmente e Felipe Massa completando a dobradinha da Ferrari.

Um ano antes Indianápolis tinha visto o vexaminoso evento em que os pneus da Michelin não aguentavam o tranco na parte inclinada da curva do oval, forçando o abandono voluntário de quatorze carros ainda na volta de apresentação, deixando a corrida em Indianápolis com apenas seis carros, destruindo naquele momento a chance da F1 conseguir seu sonhado mercado nos Estados Unidos. O público apareceu em 2006, mas infelizmente os americanos novamente veriam poucos carros correndo. Um múltiplo acidente na primeira curva acabou em sete abandonos na hora, mas outros três carros encostariam nas voltas seguintes. De verdade, apenas doze carros correram à vera em Indianápolis. Um dos que se enroscaram na primeira curva do Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2006 foi Juan Pablo Montoya, que tocou em Raikkonen e causou o duplo abandono da McLaren.

Montoya nem parecia ligar para o acidente e nas horas seguintes chocaria o mundo ao anunciar que iria retornar à equipe Ganassi que tanto sucesso conquistou na Indy, mas dessa vez correria na Nascar. Todos pensavam que Montoya havia enlouquecido, inclusive Ron Dennis, que praticamente dispensou Montoya após a prova em Indianápolis e aquela curtíssima corrida foi a última de Montoya na F1. Para quem imaginava que o colombiano se tornaria um estrela consolidada, Montoya saiu da F1 mais como uma estrela cadente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário