domingo, 18 de julho de 2021

Turning Point

 


As grandes rivalidades no esporte acontecem quando um atleta ou equipe vai até o seu limite ou além para derrotar o seu adversário. É assim que o esporte ganha o tempero especial que nos faz esperar ansiosamente pelo próximo embate entre grandes adversários. As próximas etapas da F1 terão essa espera. A meia volta em que Max Verstappen e Lewis Hamilton deram em Silverstone foi daquelas de entrar para a história da F1 pelo o que poderá acontecer nas próximas corridas dessa nova rivalidade que vai nascendo com vários elementos para que ela seja histórica. Porém, além de toda a discussão do que aconteceu na primeira volta do Grande Prêmio da Inglaterra, Lewis Hamilton fez uma corrida soberba rumo a uma vitória que em vários momentos parecia fora das suas mãos, derrotando um surpreendente Leclerc no final da corrida no mesmo local em que houve o polêmico toque em Max Verstappen.


Com as arquibancadas lotadas em Silverstone, Lewis Hamilton parecia que elevaria ao máximo uma promessa que parecia esquecida no começo do ano. Em Barcelona e Portimão, Max Verstappen foi bastante agressivo em disputas com o inglês e para evitar um entrevero, Hamilton tirou o pé. Nas entrelinhas, Hamilton havia avisado que poderia ser mais agressivo, mas que preferiu pensar no campeonato. Com mais de trinta pontos de desvantagem, com o conjunto Red Bull/Verstappen sendo o mais forte da F1 atual e correndo na frente de sua torcida que lotou Silverstone, Hamilton pareceu decidir que não tiraria o pé dessa vez. No apagar das luzes, Hamilton saiu melhor do que Max, acontecendo o mesmo do que ontem, mas com os pilotos invertidos, sendo que no sábado Lewis não forçou muito sobre a melhor largada de Max. Hoje foi diferente. Max forçou a barra para ficar na frente, mostrando a Lewis que o piloto da Red Bull não facilitaria de forma alguma. O problema para Verstappen que essa manobra também deu um estalo em Hamilton, que pensou: Hoje vai ter! Já na reta seguinte, os dois cruzaram-na lado a lado, quase tocando rodas, mostrando mais uma vez que nenhum dos dois arregaria! Estava na cara que algo poderia acontecer. E aconteceu!


Na pequena reta antes da rapidíssima Copse, Hamilton fez uma linda manobra, primeiro colocando por fora e rapidamente indo por dentro. Max e Lewis lado a lado. Nenhum dos dois cedendo um milímetro sequer. Uma curva larga, mas feita de pé embaixo. O toque foi inevitável! E quem se deu mal foi Verstappen, que tocado foi para o muro de proteção a toda velocidade, saindo tonto de uma pancada de 51G. Com o Red Bull destruído no muro e a própria proteção arrebentada, uma bandeira vermelha apareceu. Max saiu do carro andando, mas com o telefone ocupado por umas três horas. Imediatamente começaram as pressões de Mercedes e Red Bull, cada uma puxando a sardinha para o seu lado. Na visão de muita gente, um toque de corrida, mas Hamilton não teria dado espaço suficiente para Verstappen por fora. Por sinal, ridícula a alegação da Red Bull sobre ninguém ultrapassar na Copse. E é proibido ultrapassar na Copse, sr Horner? Hamilton daria a resposta mais tarde...


Enquanto Verstappen ia ao hospital e o bico dianteiro de Hamilton era consertado, discutia-se uma possível punição ao inglês. Isso, na frente de 150.000 pessoas torcendo por ele. Ainda na relargada, que tinha Charles Leclerc na ponta, foi anunciado que Hamilton seria punido em 10s. Corrida terminada para ele? Não para Lewis. Tendo vencido sete vezes em Silverstone e empurrado por sua torcida, Hamilton fez uma corrida sublime em sua casa. No primeiro stint ele se segurou contra um impressionante Leclerc, que após se livrar de Bottas na largada, capitalizou o toque entre os líderes para assumir a ponta. A Ferrari parecia empurrada pelo carro que venceu pela primeira vez na F1 em 1951, guiado pelo próprio Leclerc na manhã da corrida. Charles fez uma prova também soberba, tirando os sustos pelos cortes de motor da Ferrari, liderando a maior parte da corrida. Hamilton fez sua parada, foi punido e caiu para quarto. Com pneus duros, os mesmos em que recebeu a bandeirada com três pneus, Lewis se tornou o homem mais rápido da pista. Primeiro ultrapassou Lando Norris. Na Copse. De forma compreensiva, a Mercedes mandou Bottas sair do caminho e trocar de posição com Hamilton. Com faca nos dentes, Lewis destruiu a boa vantagem que Leclerc tinha e ultrapassou o monegasco na... Copse!


Foi uma vitória épica de Hamilton, mas que terá seus desdobramentos nas próximas semanas. A atitude agressiva de Lewis na primeira volta foi uma espécie de demarcação de território, algo que o próprio piloto da Mercedes já fez em outras oportunidades com Max, mas dessa vez o inglês foi ainda mais enfático. Verstappen foi para um hospital para averiguações, mas o seu comportamento pós-incidente é que será observado. Qual será a reação de Verstappen quando se encontrar numa disputa com Hamilton? É sobre isso que todos irão esperar daqui em diante!


Com tudo isso acontecendo, os demais dezoito piloto se tornaram instantâneos coadjuvantes. Claro, enorme destaque para Leclerc, que quase levou sua Ferrari para uma vitória. Bottas foi apático como sempre, ultrapassado nas duas largadas, mas ainda garantindo um pódio. A McLaren ficou em quarto com Norris e quinto com Ricciardo, mas esse bastante pressionado por Carlos Sainz, que por sua vez foi atrapalhado por uma parada ruim da Ferrari. Alonso garantiu um bom sétimo lugar, segurando atrás de si Stroll e Ocon, mas o pelotão era maior, porém Gasly teve um furo no final e Pérez fez uma segunda parada. Por sinal, o mexicano teve um final de semana miserável em Silverstone e sequer marcou ponto, mas pelo menos roubou o ponto de volta mais rápida de Hamilton. Checo vem se caracterizando por enormes dificuldades de fazer ultrapassagens, mesmo com um carro melhor do que o do adversário. Tsunoda capitalizou o furo de pneu do seu companheiro de equipe e marcou o último ponto do dia, na frente das duplas de Alfa Romeo e Williams. Por mais que faça bons trabalhos na classificação, Russell ainda sofre em ritmo de corrida. Em algo raro de se ver, Mazepin superou Schumacher na luta solitária da Haas em ficar em último.


A vitória desse domingo de Lewis Hamilton pode ter vários significados. Muito ameaçado, talvez nunca tão ameaçado na carreira, Hamilton deu uma literalmente dolorida resposta em Max Verstappen, que passa a ser o centro das atenções para verificar como ele irá reagir à atitude agressiva Hamilton. Max ainda lidera o campeonato, mas a diferença caiu dramaticamente. Até Silverstone havia bastante respeito entre os dois, mas o acidente entre os dois pode mudar muita coisa e tornar a briga entre eles ainda mais forte e empolgante. De agora até o final do campeonato, as brigas entre Max e Lewis serão esperadas ansiosamente, como são as boas rivalidades. E quem ganha com isso somos nós! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário