Vinte e cinco anos atrás, a F1 via uma disputa entre o homem contra a máquina. Michael Schumacher liderava o campeonato com a sua Ferrari, mesmo com um carro bem inferior à Williams do seu rival Jacques Villeneuve, porém o canadense vinha numa montanha-russa, com cinco vitórias e cinco abandonos em onze corridas, num ambiente conturbado dentro da Williams. Para completar, Spa era a pista favorita de Schumacher, onde o alemão estreara e conquistara a primeira vitória na F1. A boa novidade daquele final de semana foi a visita de Olivier Panis à sua equipe, a Prost, mesmo que ainda mancando muito por causa do seu acidente em Montreal. A McLaren anunciou a sua dupla para 1998, Hakkinen e Coulthard, mesmo tendo negociado com Damon Hill, cuja quase-vitória na Hungria melhorou seu poder de barganha.
O final de semana belga foi marcado por muitas chuvas nos treinos, mas na classificação no domingo teve pista seca e sol, com Villeneuve e a Williams dominando como esperado. A Benetton havia andado bem em todo o final de semana e Alesi ficou com a segunda marca, contudo, Berger teve um acidente na Bus Stop e conseguiu apenas o 15º tempo. Forçado a usar o carro reserva, Schumacher lutou bastante para conseguir a terceira posição, mas quase 1s atrás de Villeneuve. Na McLaren haviam problemas. Hakkinen sofreu um sério acidente no sábado pela manhã, quando a sua suspensão traseira quebrou e ele bateu forte na Les Combes. Mika ainda conseguiu um quinto lugar no grid, mas a FIA desclassificou o nórdico por irregularidades no combustível. A McLaren apelou e Mika manteve seu lugar no grid, mas ainda haveria um julgamento depois da corrida.
Grid:
1) Villeneuve (Williams) - 1:49.500
2) Alesi (Benetton) - 1:49.759
3) M.Schumacher (Ferrari) - 1:50.293
4) Fisichella (Jordan) - 1:50.470
5) Hakkinen (McLaren) - 1:50.503
6) R.Schumacher (Jordan) - 1:50.520
7) Frentzen (Williams) - 1:50.658
8) Diniz (Arrows) - 1:50.853
9) Hill (Arrows) - 1:50.970
10) Coulthard (McLaren) - 1:51.410
O dia 23 de agosto de 1997 amanheceu com céu azul e um belo sol em Spa, mas como é comum naquela região, a chuva apareceu de forma repentina e caiu com força faltando quinze minutos para a largada. Foi um caos! Ralf Schumacher e Trulli bateram seus carros indo para o grid e tiveram que largar do final do pelotão com seus carros reservas. Então o sol apareceu e as equipes tiveram que trocar o acerto de chuva forte para um acerto para pista seca, enquanto Michael Schumacher colocou pneus intermediários e os demais pilotos permaneciam com pneus de chuva forte. Isso acabaria sendo decisivo. Para quem pensa que a história de largar atrás do Safety-Car é uma coisa nova na F1, está muito enganado. Vinte e cinco anos atrás, a direção de prova resolveu largar com os carros em movimento atrás do SC. Quando os carros cruzaram a reta dos boxes abrindo a quarta volta, a bandeira verde foi dada com Villeneuve imediatamente abrindo uma diferença, enquanto Alesi claramente segurava o pelotão.
Schumacher só esperou uma volta para deixar Alesi para trás na entrada da La Source. Parecia que Michael ainda remaria bastante para alcançar Villeneuve, mas numa incrível pilotagem, Schumacher chegou na Williams de Jacques ainda na reta oposta e Michael assumiu a ponta na freada da Les Combes. E sumiu! Em apenas quatro voltas Schumacher abriu incríveis 28s para Villeneuve, que corria com pneus para chuva forte e na sexta volta foi aos boxes colocar os mesmos pneus de Schumacher. Seria um erro gigantesco. Com o sol brilhando, um trilho seco se formava rapidamente e na passagem seguinte, os pilotos já procuravam os pneus slicks. Apenas cinco voltas depois, Villeneuve colocou pneus slicks, perdendo ainda mais tempo para o pelotão dianteiro. Chegando a colocar 10s por volta por causa de sua escolha acertada de pneus, Schumacher só fez sua primeira parada para colocar os slicks na volta 15 e mesmo a Ferrari não tendo um pit-stop brilhante, Michael retornou à pista com 40s de frente para o segundo colocado Alesi. Quando a corrida começava a se assentar e todos os pilotos corriam com pneus slicks, uma chuva fina começou a molhar a longa pista de Spa em alguns lugares, causando o abandono de Coulthard e uma ligeira saída de pista de Villeneuve, que nesse momento nem estava entre os seis primeiros que pontuavam. Porém, a chuva não seria mais decisiva naquele dia.
Quando a corrida se aproximou do seu último terço, os pilotos fizeram suas paradas, possibilitando à Fisichella subir para o segundo lugar, com Hakkinen indo para terceiro. Alesi estava tendo problemas de semi-eixo, que o deixou bem lento, tirando o francês da zona de pontos. Em sua corrida de recuperação, Villeneuve marcou a melhor volta em sua perseguição ao quinto colocado Johnny Herbert. Depois da corrida Jacques lamentaria muito a chuva, pois com piso seco seu Williams era o carro mais rápido da pista. Mais uma vez Schumacher usou sua incrível habilidade no molhado e a eficiência da Ferrari na estratégia para vencer novamente em 1997 e colocar dez pontos de vantagem sobre Villeneuve. Isso porque após a corrida, o terceiro colocado Mika Hakkinen seria desclassificado por causa dos problemas de combustível do sábado. Fisichella conseguia seu melhor resultado até então na F1 com um segundo lugar, seguido por Frentzen. Um frustrado Villeneuve não conseguiu ultrapassar Herbert, mas com a desclassificação de Mika, ainda salvou dois pontos pelo quinto lugar. Se hoje a Ferrari é conhecida por se atrapalhar na estratégia de seus pilotos, nos bons tempos de Schumacher, Ross Brawn e companhia, esse era um ponto forte dos italianos e garantiu outra vitória à Schumacher.
Chegada:
1) M.Schumacher
2) Fisichella
3) Frentzen
4) Herbert
5) Villeneuve
6) Berger
Nenhum comentário:
Postar um comentário