terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Nicolas

 


Ele foi um piloto explosivo e seu ímpeto dentro das pistas acabou se refletindo fora delas, atrapalhando a caminhada de Nicolas Minassian rumo à F1, algo que parecia líquido e certo quando ele surgiu na F3 Inglesa em meados da década de 1990 com o apoio precioso da Renault, que na ocasião tinha o melhor motor da F1. Nicolas Minassian nasceu no dia 28 de fevereiro de 1973 em Marselha, filho de armênios. Nicolas começou relativamente tarde no automobilismo, começando no kart quando já tinha 17 anos, mas mostrando muita velocidade, o que fez que Minassian passasse apenas dois anos nos karts e logo passando aos carros, mas não em monopostos. Inicialmente Nicolas, de vinte anos, se aventurou na Copa Clio, onde conquistou o título de estreante do ano, porém, isso chamou atenção da Renault, que no ano seguinte o colocou na F-Renault, ficando com o vice-campeonato logo de cara. A carreira de Minassian crescia rapidamente e após um ano apenas na F-Renault, ele se graduou à F3 Francesa e brigou pelo título em 1995, perdendo para Laurent Redon.


Mesmo não conquistando o título, Minassian se tornava uma das grandes promessas franceses na metade da década de 1990 e apoiado pela Renault, Nicolas permaneceu na F3, mas naquele momento ele estrearia no badalado certame britânico, pela equipe Promatecme, com todo apoio da Renault. A temporada 1996 foi bem sortida, com vários pilotos brigando pela vitória, como Ralph Firman, Juan Pablo Montoya e Kurt Mollekens. Com um belo carro amarelo, Minassian terminou o campeonato em quarto, se tornando favorito para 1997, porém, um incidente insólito atrapalhou o francês. Após vencer uma corrida em Silverstone, Minassian se envolveu numa discussão com um retardatário na volta de desaceleração. Mais do que isso, Nicolas trocou sopapos com esse piloto nos boxes, no que resultou em sua desclassificação na prova seguinte, fazendo-o perder pontos importantes na luta pelo título contra o irlandês Johnny Kane, que acabou se tornando campeão. Esse fato entrou para o folclore do automobilismo, mostrando que mais do que um piloto agressivo dentro das pistas, Minassian também o era fora delas!


Já contando com 25 anos, Minassian foi para a F3000, após um teste com a Williams na F1, com ajuda providencial da Renault, que o queria como piloto de testes, mas como os franceses estavam saindo da F1, Nicolas acabou ficando de fora também. Porém, Minassian tinha um bom nome nas categorias de base europeias e conseguiu um lugar na West Competion em 1998, equipe apoiada pela Mercedes e que corria com as cores da McLaren. Nick Heidfeld havia perdido o título para Montoya no ano anterior na equipe West Competion e simplesmente dominou o campeonato em 1998, enquanto Minassian marcou poucos pontos. Chateado com a situação, Minassian saiu da equipe acusando-a de privilegiar Heidfeld e para 1999 se mudou para a pequena equipe Kid Jensen, mas uma vitória em Silverstone colocou Minassian como um piloto a ser observado novamente e com isso, ele conseguiu uma vaga na equipe Super Nova no ano 2000. Em sua terceira temporada na F3000, aquela seria um ano chave para Nicolas, que não decepcionou. Lutando bravamente com Bruno Junqueira, que corria na equipe Petrobrás Jr, que tinha apoio da própria Super Nova do chefe de equipe David Sears, Minassian conseguiu três vitórias e cinco pódios e perdeu o título na última corrida, por meros três pontos, após uma corrida combativa em Spa. 

Mesmo com o bom resultado na F3000, isso não significou uma ida de Minassian à F1, mesmo com os vários comentários de que o francês iria subir de categoria. No outro lado do Atlântico, a equipe Ganassi perdia mais uma vez sua estrela principal para a F1. Após Zanardi, era a vez de Juan Pablo Montoya se mudar para a F1 após ótimas temporadas na Indy. Pensando em repetir a fórmula de Montoya, quando Ganassi importou o campeão da F3000 quando Zanardi foi embora, o rechonchudo chefe de equipe foi atrás de Bruno Junqueira, mas Sears aconselha Ganassi a contratar também Minassian. Como Jimmy Vasser também havia saído da equipe, Chip achou uma boa ideia ter os dois melhores pilotos da F3000 na sua equipe. Porém, Minassian simplesmente não se adaptou à Indy e foi constantemente superado por Junqueira, enquanto a própria Ganassi sofria com dois pilotos inexperientes. Contudo, ainda deu tempo para Nicolas Minassian participar das 500 Milhas de Indianápolis antes de ser dispensado da equipe.


Foi um golpe e tanto para o francês, que de favorito à correr na F1, se tornou um piloto errante, participando de várias categorias diferentes ao longo dos anos, incluindo a Nascar europeia e a V8 Supercars. Em 2004 Minassian se voltou ao Endurance e três anos mais tarde foi contratado pela Peugeot, em sua equipe oficial, mas Nicolas não venceu a prova principal, em Le Mans. Minassian correu por vários anos em provas de Endurance e desde 2019 tem uma agência de pilotos. Rápido e agressivo, Nicolas Minassian marcou uma geração nas categorias de base, mesmo que tenha faltado a F1 na carreira dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário