terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

SF 23

 


Será que vai? A Ferrari lançou seu novo carro de forma diferente, com público e até um shakedown com seus dois pilotos na pista de Fiorano, mas apesar disso, a pergunta que deixa todos intrigados pelos lados de Maranello é que a evolução da Ferrari dará finalmente resultado, terminando com um incômodo jejum que já entra em seu décimo sexto ano.

Apesar de não parecer, a Ferrari vem evoluindo nos últimos anos. Após a mal contada história do motor proibido em 2019, os italianos amargaram sua pior temporada da história em 2020 e no ano seguinte a Ferrari teve um ano aceitável, para ser bastante complacente, pois ser pior do que 2020, seria demais. Assim como boa parte do grid, a Ferrari aguardava ansiosamente os novos regulamentos para 2022, canalizando todos os recursos para a grande mudança técnica que estava prevista em 2021, mas que ficou para 2022 por causa da pandemia. No início parecia que Mattia Binotto havia acertado na mosca! Ao fim da terceira corrida do ano, com uma vitória avassaladora de Leclerc, tudo levava a crer que a Ferrari seria a campeã no final do ano. O que ninguém poderia imaginar era a Ferrari só contando com mais duas vitórias até o término do ano e uma temporada totalmente atrapalhada, com erros básicos, como errar o número de pneus para efetuar um pit-stop. Mesmo com a Ferrari evoluindo desde 2020, isso foi demais para a pouca paciência dos donos da equipe e Binotto foi convidado a ser um apreciador dos belos carros esportivos italianos.

Conta a lenda que a Ferrari só funcionou durante os anos de Schumacher porque a gestão estava entregue a um não-italiano, Jean Todt. Não se sabe se isso contou na hora de contratar Frederic Vasseur, antigo chefe da Alfa Romeo e que fala 'bounjour' ao invés de 'bon giorno' quando chega em Maranello. Vasseur terá uma tarefa árdua pela frente, pois a imagem dos erros ferraristas em 2022 ficaram marcados nos fãs e para uma equipe que quer o título, repetir 2022 está fora de qualquer cogitação. Lembrando que desde 2007 a Ferrari não conquista um título de pilotos, se aproximando perigosamente do vácuo de títulos entre 1979 e 2000, que marcou toda uma geração de tifosi.

Mesmo com alguns erros pelo caminho, a dupla da Ferrari permaneceu bastante privilegiada. Leclerc e Sainz continuam mais uma temporada com a Ferrari, com uma pressão cada vez maior, principalmente em Leclerc, que foi uma das causas da saída de Vettel para liderar a Ferrari, mas o monegasco cometeu alguns erros imperdoáveis, como em Paul Ricard. Sainz conseguiu sua primeira vitória ano passado, mas o espanhol ficou bastante longe de Leclerc, lembrando que o espanhol superou Leclerc no primeiro ano da dupla e que não faltam declarações de que Leclerc será o primeiro piloto da equipe. Detalhe: Leclerc e Vasseur já trabalharam, e muito bem, juntos. Porém a Ferrari não necessita de uma briga entre seus pilotos para voltar a vencer. A scuderia ainda tem que derrotar uma dominante Red Bull e uma crescente Mercedes, sem contar com alguma surpresa que possa surgir. A Ferrari recomeça pensando em continuar evoluindo, cometer menos erros dentro e fora das pistas. Mas no fundo, aquele tifosi com a bandeira vermelha na mão medita: será que agora vai?

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