sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

RB19

 


Quando a Red Bull saiu do senso comum das apresentações contemporâneas da Formula 1 e atravessou o Atlântico para mostrar seu novo carro para a temporada 2023 em Nova Iorque, pouca gente poderia supor o que tinha por trás dessa iniciativa dos austríacos. Afinal, o carro não muda suas cores desde que praticamente a Red Bull entrou na F1 como equipe, em 2005. No entanto o fato da Red Bull apresentar seu novo carro nos Estados Unidos tinha muito a ver com a grande novidade da F1 para os novos regulamentos de motores em 2026, pois nada melhor do que ir ao país da montadora que retornará a F1, após um período de muito sucesso entre as décadas de 1970 e 1990, para mostrar a grande novidade desse começo de ano. A Ford acertou seu regresso à F1 após mais de vinte anos, em parceria com a Red Bull.

Desde que a Honda anunciou a sua saída da F1 em 2020, talvez de forma açodada, a Red Bull ficou com um pepino nas mãos. Tendo um dos melhores carros da F1, nenhuma montadora já envolvida na categoria iria suprir motores aos austríacos, fazendo com que a Red Bull resolvesse criar uma nova empresa em que construiria seus novos motores para ela. Mesmo não faltando dinheiro, faltava expertise à turma de Christian Horner. Quando a Porsche anunciou que iria entrar na F1, a Red Bull se tornou um alvo claro para os alemães e uma séria negociação começou, mas a forma como a Porsche queria a parceria desagradou aos homens da Red Bull. Os alemães queriam comprar 50% da equipe e isso poderia tirar bastante poder de Horner e Helmut Marko. Por isso que de forma surpreendente, a Red Bull disse 'não' a Porsche. Com a Honda mais arrependida que o cachorrinho do Chaves, parecia que seriam os nipônicos que retornariam para o seio da Red Bull, inclusive ajudando a desenvolver e montar os motores que deram o bicampeonato à Max Verstappen em 2022. 

O que a Honda talvez não esperasse era que o súbito crescimento de interesse do mercado americano pela F1 fizesse que um antigo conhecido da categoria passasse a olhar com carinho um retorno a Formula 1. Vendo a GM fazer uma tentativa de entrar na F1 em parceria com a Andretti, a Ford percebeu que um retorno à F1 não seria de todo mal, ainda mais que o novo motor que estreará em 2026 terá todos os componentes de sustentabilidade que fazem os olhos das montadoras brilharem. Porém, desenvolver um motor do zero como a Audi está fazendo dá muito trabalho, além de ser bastante dispendioso. Sem contar que há o risco real de que esse desenvolvimento demore bastante a render frutos, como a própria Honda mostrou. Com a Red Bull tendo cada vez mais experiência nos novos e complexos motores da F1, a Ford viu uma oportunidade de ouro para entrar na F1 pela porta da frente, lembrando que Red Bull e Ford já são parceiras no WRC. Uma negociação entre as partes começou em 2022, enquanto todos esperavam que a Porsche ou Honda ficaria com a Red Bull, a Ford foi mais rápido no gatilho e garantiu uma parceria que tudo leva a crer ser benéfica para todos. E deixa na dúvida de como será o futuro de Porsche e Honda na F1.

O anúncio da parceria Red Bull/Ford obviamente ofuscou por completo o novo carro da Red Bull, que é simplesmente idêntico ao do ano passado. E se olharmos somente as cores, é igual ao modelo de 2019, 2013, 2009... Max Verstappen é o favorito óbvio para o título deste ano, pois tem a equipe à sua disposição e está pilotando como nunca. Resta saber como virá as demais equipes, principalmente Mercedes e Ferrari, para termos noção do quão trabalho Max terá em 2023. Sergio Pérez vai para o seu terceiro ano com a Red Bull falando em brigar pelo título, um papo bem parecido com o de Barrichello nos tempos de Ferrari e a situação é idêntica de vinte anos atrás. Por melhor que Pérez seja, Verstappen não apenas é superior a ele, como a equipe gira em torno do neerlandês. As brigas entre os pilotos vistas no final do ano passado podem atrapalhar um pouco a caminhada da Red Bull em 2023, mas não restam dúvidas de que o time é um dos grandes favoritos ao título desse ano, principalmente com a forma de Max Verstappen dentro das pistas. E agora com o futuro mais garantido com essa parceria com a Ford, a Red Bull poderá se focar ainda mais no curto prazo e iniciar a cooperação com os americanos com alguns títulos para contar. 

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