domingo, 16 de julho de 2023

História: 45 anos do Grande Prêmio da Inglaterra de 1978

 


Ao contrário dos anos anteriores, quando chegou-se a fazer uma pré-classificação devido ao elevado número de inscritos, o Grande Prêmio da Inglaterra não teria tantas adições em comparações às demais corridas de 1978. A Lotus era a grande favorita para a corrida em Brands Hatch e a Goodyear trouxe pneus radiais, parecidos com os da Michelin, mas apenas a McLaren usaria a novidade. Para enfrentar a novidade da rival, a Michelin trouxe um novo tipo de pneu, mais largo, que somente Carlos Reutemann da Ferrari usaria. Naqueles dias a F1 recebeu a visita de Gunnar Nilsson, que lutava contra um câncer e afirmava que a sua doença estava em remissão.

Os treinos confirmaram todo o favoritismo da Lotus, porém foi Ronnie Peterson quem ficou com o melhor tempo do final de semana e seria o pole, superando Mario Andretti, que teve vários problemas de câmbio durante os treinos. No primeiro final de semana em que a Williams teria os melhores motores Ford-Cosworth, Jones marcava o sexto tempo, indicando a gradual melhoria do time do tio Frank naquela final de década. Da turma que usavam os novos pneus Goodyear e Michelin, Reutemann conquistara apenas o oitavo posto, com a dupla da McLaren fora do top-10, incluído o terceiro piloto da equipe, o jovem Bruno Giacomelli. Ele faria a diferença na corrida.

Grid:

1) Peterson (Lotus) - 1:16.80

2) Andretti (Lotus) - 1:17.06

3) Scheckter (Wolf) - 1:17.37

4) Lauda (Brabham) - 1:17.48

5) Patrese (Arrows) - 1:18.28

6) Jones (Williams) - 1:18.36

7) Laffite (Ligier) - 1:18.44

8) Reutemann (Ferrari) - 1:18.45

9) Watson (Brabham) - 1:18.57

10) Depailler (Tyrrell) - 1:18.73


O dia 16 de julho de 1978 amanheceu ensolarado na região de Kent, proporcionando um público recorde de 80.000 pessoas em Brands Hatch, que viu uma acidentada corrida de F3 como preliminar, enquanto que nos boxes da Lotus, Peterson negociava abertamente com Colin Chapman qual lugar largaria. Isso mesmo! O sueco foi chamado pela Lotus para negociar em qual lugar largaria no domingo. Mesmo tendo a primazia de ser o pole, Peterson deixou Andretti escolher largar por dentro, deixando o americano com a primazia na primeira curva, a temida Paddock Bend, lugar de inúmeros acidentes. Um belo trabalho em equipe, mas muitos questionavam o motivo de Peterson ser tão subserviente dentro da Lotus. Como esperado, Andretti conseguiu emergir na frente na largada, com Peterson defendendo o americano dos ataques de Scheckter, que largara muito bem, enquanto Jones pulava para quarto e o queridinho local, James Hunt, efetua uma largada relâmpago, pulando de 14º para nono.


Como já estava se tornando habitual 45 anos atrás, a dupla da Lotus ia desaparecendo na frente, imprimindo um ritmo 1s mais rápido que o resto do pelotão, que era liderado por Scheckter, Jones, Lauda, Patrese e Reutemann. Na sétima volta, Peterson abandona com vazamento de combustível, enquanto a torcida local se frustrava quando Hunt rodou na curva Surtees e teve que abandonar. Quando a vantagem de Andretti para o grupo liderado por Scheckter chegou aos 10s, o americano começou a administrar a sua vantagem, enquanto Jones tentava se livrar do sul-africano. Contudo, Andretti vai aos pits na volta 25 para trocar o pneu traseiro direito, que estava furado, fazendo o americano cair para 11º e dar esperanças aos demais pilotos de vencerem a Lotus. Scheckter passa a ter problemas de câmbio, só que Jones teve que abandonar com problemas de transmissão, literalmente desperdiçando a chance da primeira vitória da Williams na F1. De volta à pista, Andretti rapidamente volta ao seu ritmo dominador e já estava em oitavo, quando o motor Cosworth o traiu quatro voltas depois de fazer seu pit-stop não programado. Seria a primeira vez que nenhuma Lotus veria a bandeirada em 1978.


Os seis primeiros estavam separados por apenas 6s, com Emerson Fittipaldi, em seu Copersucar melhorado, fechando a zona de pontuação, mas infelizmente o brasileiro abandonou com problema de pressão de óleo. Scheckter fazia de tudo para se manter na ponta, ferozmente atacado por Lauda, só conseguindo a ultrapassagem na volta 34, após uma manobra arriscada da curva Westfield. Patrese tentou ir no embalo de Lauda, mas foi fechado por Jody. Duas voltas depois, finalmente o câmbio de Scheckter quebrou de vez, mas Lauda já tinha aberto uma boa diferença para Patrese e Reutemann, que assumira o terceiro lugar. A bela corrida de Patrese não duraria muito, com o pneu traseiro esquerdo do seu Arrows explodindo e o italiano teve que retornar aos boxes lentamente, elevando Reutemann, numa corrida de espera, para segundo. 


Utilizando muito bem os novos pneus Michelin, Reutemann ia tirando a desvantagem que tinha para Lauda. Em poucas voltas o argentino da Ferrari chegava em Lauda e faltando quinze voltas para o final, os dois líderes encostaram em Giacomelli para lhe colocar uma volta. Desacostumado à vida de retardatário, Giacomelli se atrapalha todo na frente de Lauda e Reutemann não desperdiçou a oportunidade para assumir a ponta da corrida. Lauda criticou abertamente Giacomelli pela manobra. No entanto, as voltas finais ficaram marcadas pela tensão entre dois pilotos que não se gostavam e queriam a vitória. Mesmo a Ferrari estando mais equilibrada, Lauda não desistiu e chegou a marcar a volta mais rápida da prova na antepenúltima volta. Apesar de pressionado, Reutemann não errou e recebeu a bandeirada em primeiro, conquistando sua oitava vitória na F1, com Lauda logo atrás e John Watson completando o pódio, colocando duas Brabham no pódio pela primeira vez em quatro anos. Como era de se esperar, Reutemann e Lauda mal se olharam no pódio, ainda resquícios do ano tumultuado que tiveram na Ferrari em 1977. Ambos estavam empatados em terceiro lugar no campeonato, mas Reutemann e Lauda sabiam que não podiam se iludir, pois naquele momento a Lotus tinha o melhor carro disparado de 1978.

Chegada:

1) Reutemann

2) Lauda

3) Watson

4) Depailler

5) Stuck

6) Tambay

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