A classificação magiar teve como novidade um novo formato, onde os pilotos saem com pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3. Uma nova forma de tentar embaralhar o grid e de certa forma conseguiu, além de desagradar praticamente a todos. Com menos pneus disponíveis, os pilotos andaram muito pouco nos treinos livres para poder acertar o carro, deixando todos descontentes com a novidade, inclusive o público, que viu pouca ação na sexta-feira e no sábado pela manhã. No entanto, como toda novidade, muitas equipes e pilotos quebraram a cabeça e como consequência houveram algumas surpresas na classificação, como a eliminação de George Russell, pole ano passado, durante o Q1. Leclerc, Sainz, Hamilton e Alonso passaram perto de ficar pelo caminho. Outra novidade foi o ressurgimento de Daniel Ricciardo e o australiano fez um trabalho decente, indo ao Q2, enquanto Tsunoda ficou pelo Q1. Um resultado bem desencorajador para o nipônico.
Calçados com pneus médios, os pilotos não tardaram a ir para a pista, principalmente Sergio Pérez. Com sua vaga bastante visada e cinco corridas sem ir ao Q3, o mexicano foi o primeiro a ir à pista e finalmente passou do Q2, algo que Carlos Sainz não conseguiu, ficando a dois milésimos do décimo colocado Alonso, que falou em vitória em Budapeste. Continuando em fatos negativos, os famigerados 'track limits' retornaram com força e vários pilotos tiveram seus tempos deletados, mas felizmente sem mexer muito no grid. Uma surpresa positiva foi a Alfa Romeo colocando seus dois carros no Q3 e Zhou colocou seu carro à frente de Leclerc. A McLaren manteve o bom momento e não apenas foi com os dois carros ao Q3, como Lando Norris participou ativamente da briga pela pole. Com poucos treinos e um novo pacote aerodinâmica, Verstappen pareceu sofrer um pouco mais do que o normal com o acerto do carro, o mesmo acontecendo com Pérez, que não apenas não brigou pela pole, como ficou com uma pálida nona posição.
Após sofrer no Q1, Hamilton melhorou bastante no Q2 e na última tentativa do Q3, se aproveitou que Max não melhorou seu tempo e tirou a pole do piloto da Red Bull por ínfimos três milésimos de segundo. Lewis comemorou bastante e até se mostrou emocionado. Toto Wolff, que será tema de novos memes com o soco que deu na mesa com a eliminação de Russell, sorriu amarelo com a pole de Lewis, enquanto Verstappen parecia não muito feliz, enquanto a McLaren terá a segunda fila para si amanhã. Hungaroring, em seus 37 anos de corridas de F1, sempre se caracterizou por seu um circuito de ultrapassagem dificílima e muitas provas são decididas na largada. Com Hamilton e Verstappen largando na primeira fila, amanhã podemos ver uma primeira curva explosiva.
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