domingo, 13 de maio de 2007

Saí da frente Alonso!



Assim como aconteceu nas corridas anteriores, a etapa espanhola foi decidida na disputa da primeira curva. Mas desta vez houve um algo a mais. Não resta dúvidas que Massa conseguiu a vitória nos primeiros metros do GP da Espanha, porém, o chega pra lá que o brasileiro deu em Alonso significou mais do que a vitória. Se Alonso ultrapassa Massa ali, o brasileiro podia até mesmo recuperar a posição depois durante as paradas, mas estaria desmoralizado. Com Felipe colocando Fernando para comer areia, ele obteve respeito não apenas do espanhol, mas de toda a F1. A corrida foi na Espanha? Tinha 167.000 pessoas no autódromo? Que se lixe! Massa deu um bico nos dois títulos do Alonso e partiu para uma tranqüila vitória e encosta de vez na dupla da McLaren, que insiste em pontear o campeonato.

Sabendo que a corrida seria cortada às 10 horas para a Globo passar a missa do papa, resolvi não gravar a corrida, atitude que me arrependeria depois. Assisti a última meia da corrida pelo rádio e com o auxílio do www.grandepremio.com.br, pela narração do Luís Fernando Ramos e da equipe do site e pelo "live timing" do site oficial da Fórmula 1, também disponibilizado pro grandepremio. Depois da missa, a Globo resolveu passar a última meia hora praticamente na íntegra e fiquei puto por não ter gravado as duas partes, que seria muito mais interessante do que gravar a insossa reprise que a Sportv passa de noite. Porém, a corrida não foi das mais agradáveis de se assistir.

Fiquei decepcionado com a colocação da chicane antes da reta dos boxes. Sinceramente tinha muitas esperanças de que a corrida seria melhor com a diminuição da velocidade da última curva, mas já na corrida da GP2 deu para ver de que nada adiantaria e que teríamos mais uma procissão no domingo, talvez uma forma da F1 homenagear Nossa Senhora, pois aqui em Fortaleza haverá uma grande procissão em graças a Nossa Virgem Maria, Mãe do Senhor e que também é dia dela hoje.

Após a largada, Massa não teve muito com que se preocupar, mas ainda levou um susto. No seu primeiro reabastecimento, ficou claro que o mecânico da Ferrari deixou vazar um pouco de gasolina na mangueira e um pouco de fogo ardeu na carenagem vermelha da Ferrari. Talvez Massa nem viu, mas lembrou muito o incidente de Schumacher na Áustria em 2003, mas desta vez com proporções menores. O controle de Massa sobre Hamilton foi tal, que ele variava muito seu tempo de volta, já que sabia que o inglesinho não o ameaçaria muito. E Lewis agora é líder! Sem vencer, mas com muita constância, o novato sensação vem mostrando a que veio e lidera o campeonato, quebrando mais um recorde. Porém, quebrar recordes parece não ser mais nenhuma novidade na breve carreira de Hamilton na F1. Agora só tá faltando mesmo a vitória para coroar essa temporada de sonho, adjetivo do próprio Hamilton.

Depois de sair da pista e cair para quarto, Alonso teve um desempenho muito parecido do Bahrein. Mesmo correndo em casa, o espanhol foi burocrático e levou seu carro ao pódio, mas parecia não ter muita condição de atacar Hamilton, chegando a ficar 20s atrás do seu companheiro de equipe. Como era de se esperar, Alonso reclamou muito de Massa depois da corrida, mas com certeza ele faria a mesma coisa e agora terá muito cuidado com Felipe nas largdas. Dentro do seio da McLaren, o clima não deve estar as mil maravilhas, pois além da Ferrari ter um carro muito bom e que do jeito que vai, não irá perder o título, a McLaren vem se mostrando impotente ante o domínio vermelho e agora Ron Dennis deve estar perguntando para si mesmo: Para que trazer Alonso a peso de ouro se temos Hamilton? Será muito difícil explicar uma jogada de equipe daqui em diante, pois Hamilton não apenas é líder, como também vem andando melhor do que Alonso.

Raikkonen mostrou hoje a sua maior característica: o azar! Depois de três corridas andando sem grandes problemas, o finlandês quebrou ainda no começo e viu os líderes se distanciarem um pouco. Para piorar as coisas para Kimi, Felipe tinha um ritmo muito mais forte do que o seu e dificilmente alcançaria o ritmo do seu companheiro de equipe. Raikkonen está com um problema parecido com o de Alonso. O finlandês chegou à Ferrari como sucessor de Schumacher, mas vê Massa dominar o campeonato e se Kimi não reagir logo, será posto como segundo piloto sem perdão pela Ferrari.

Atrás das duas grandes, a BMW foi a melhor do resto. Se a expectativa da equipe alemã era de alcançar Ferrari e McLaren ainda esse ano, é melhor eles pensarem em outro objetivo, pois Kubica esteve longe da McLaren de Alonso, mas ao menos o polaco andou bem e marcou pontos pela segunda corrida consecutiva. Já Heidfeld teve muito azar. Primeiro com a sua parada inicial, onde tinha chances de superar Kubica e acabou em último graças a problemas na roda dianteira direita. E quando vinha se recuperando, o câmbio tedesco disse "bye, bye" e o alemão ficou na mão. Pelo menos Heidfeld ainda está em quinto no campeonato. Coulthard levou a Red Bull até o final e marcou os primeiros pontos da equipe austríaca no ano. Tudo muito bom, tudo muito bonito. Porém, a equipe segue com os problemas dos carros de Adrian Newey: muita velocidade e pouca confiabilidade. Webber teve problemas ainda no começo e Coulthard teve que suar sangue no final para segurar sua posição quando perdeu a terceira marcha. Quando a Red Bull melhorar sua confiabilidade, com certeza a equipe terá que ser observada com mais cuidado.

Rosberg vem mostrando por que é um dos destaques deste ano, ao levar a Williams ao sexto lugar. Numa corrida sem erros, o alemão marcou mais pontos num ano em que ele vem mostrando que o gene Rosberg está no seu sangue e dificilmente ficará na Williams em 2008 se manter esse ritmo. E se manter esse ritmo, Wurz também dificilmente fica na F1 em 2008. O austríaco bateu na primeira volta e até agora sua volta à F1 vem sendo uma grande desilusão. Kovalainen superou Fisichella com sobras e as dúvidas sobre as suas capacidades vão se esvaindo a medida em que o finlandês vem mostrando serviço no horroroso carro da Renault. Porém, quem fez a maior festa foi Takuma Sato e a Super Aguri. A equipe japonesa, com o carro da Honda 2006, levou Sato a marcar pontos pela primeira vez desde 2005 e se tornou a terceira equipe japonesa a marcar pontos na história da F1. Sem dúvidas, foi um grande resultado para Sato, Aguri Suzuki e cia.

Já as outras equipes japonesas... a Toyota tinha até uma boa expectativa ao colocar Trulli em sexto, mas a maionese começou a desandar quando o italiano deixou o motor morrer. Ainda na primeira volta, Ralf foi atingido por Wurz e no final do dia, tanto Trulli como Ralf não completaram a corrida. Já a Honda teve que pagar o mico do ano ao ver a Super Aguri marcar pontos primeiro do que ela e com o carro Honda 2006! Se desgraça pouca fosse o suficiente, Button e Barrichello bateram quando o inglês saía dos boxes e os dois perderam muito rendimento despois desse incidente, com Button tendo que trocar o bico e Barrichello se arrastar e perder a chance de pontuar pela primeira vez no ano, o que parecia bem plausível no começo da corrida, mas o péssimo desempenho da Honda não deixou.

Com a entrada da F1 na Europa, o campeonato está mais sensacional do que nunca, porém, ainda não houve uma corrida boa. A melhorzinha foi a do Bahrein, mas sendo ainda muito bondoso. Mas enquanto Massa tiver na frente, ninguém irá ligar para a chatice das corridas. E Massa vem se consolidando como principal candidato ao título, pois seu desempenho vem crescendo a cada dia, enquanto seus rivais mais perigosos vem caindo pelas tabelas. Tanto, que o líder da temporada é o novato Hamilton. Essa é uma chance que Massa não deve desperdiçar e trazer o título para o Brasil depois de muitos anos.

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