Oito anos atrás, Michael Schumacher, que tinha o melhor tempo do Q3 no momento, passava reto na La Rascasse e estacionou a sua Ferrari no local, provocando uma bandeira amarela deliberada e impedindo que Fernando Alonso, então na Renault e com parciais melhores, tirasse a pole de Schumacher. Horas mais tarde o alemão seria desclassificado pela manobra, apesar de que Michael sempre negou ter errado de propósito. Numa tarde também ensolarada em Monte Carlo, Nico Rosberg era o mais rápido por milésimos sobre seu companheiro de equipe Lewis Hamilton quando o alemão errou a freada para a Mirabeau em sua última tentativa na classificação e utilizando uma das poucas escapatórias do circuito de rua de Mônaco, evitou a batida, mas trouxe a bandeira amarela, estragando a tentativa de Hamilton, que vinha logo atrás, de conseguir mais uma pole esse ano.
A cara de Lewis Hamilton na foto pós-classificação indicava mais do que frustração pela perda da pole, mas também raiva. Seria capaz que seu amigo Nico faria uma coisa dessa? De propósito ou não, o fato é que há muitas semelhanças do episódio de 2006 e o de hoje e essa pode ser a fagulha para uma polêmica dentro da Mercedes, equipe que novamente dominou as ações em um final de semana de F1. Hamilton dominou os treinos livres em pista seca, mas a disputa com Rosberg era apertada e tudo levava a crer numa disputa emocionante no final pela pole entre os prateados, mas o erro (ou não) de Nico Rosberg tirou essa emoção para quem acompanhava os treinos. Como esperado, a Red Bull foi a segunda força, mas ao contrário do que imaginavam todos no paddock, os carros azuis e roxo estiveram longe da briga particular pela pole da Mercedes, mas novamente Ricciardo superou Vettel nas classificatórias. A Ferrari veio logo a seguir, mas chamou a atenção o quanto Raikkonen perdeu no terceiro setor para Alonso. A Toro Rosso colocou seus dois carros no Q3, enquanto Button era novamente surpreendido por Kevin Magnussen, que pelos erros cometidos hoje, é sério candidato a estampar seu carro na Saint-Devote. Com a Williams claramente fora de seu habitat natural, Massa não teria muitas chances se participasse normalmente dos treinos, mas o brasileiro acabou tirado da pista por atabalhoado Marcus Ericsson na Mirabeau no final do Q2. Por sinal, o tempo vai passando e os resultados continuam não vindo por parte de Massa...
Na quinta choveu e havia alguma chance de chuva para o final de semana, mas o sábado desmentiu completamente essa previsão. Como vem sendo praxe em 2014, a Mercedes deverá dominar amanhã com piso seco, mas ninguém sabe ao certo como está o clima da equipe após a classificação de hoje, que pode ser um divisor de águas na relação entre seus dois pilotos.
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