quarta-feira, 9 de maio de 2018

História: 25 anos do Grande Prêmio da Espanha de 1993

Quando a temporada 1993 começou, era esperado que a Williams-Renault dominasse como havia feito no ano anterior, principalmente por ter um piloto nitidamente melhor (Prost) em comparação à 1992 (Mansell). Porém, a prática estava bem diferente da teoria, com Ayrton Senna voltando aos seus tempos de Lotus e fazendo bem mais do que o esperado com um carro inferior ao melhor da F1 no momento. Em quatro corridas, Senna tinha duas inesquecíveis vitórias e Prost vencera as outras duas. Haveria outro confronto como o de 1990? As respostas poderiam ser dadas no circuito de Montmeló, que tem um traçado conhecido de todos os pilotos por causa dos testes. Normalmente quem anda bem no circuito nos arredores de Barcelona, anda bem em todo o calendário da F1.

E Prost mostrou quem tinha o melhor conjunto de vinte e cinco anos atrás. O francês nunca foi um ás na classificação, mas Alain conseguiu em Barcelona sua quinta pole consecutiva, mantendo o 100% de aproveitamento em 1993, com a Williams fechando a primeira fila com Damon Hill. Senna era o melhor dos 'mortais', mas quase 2s atrás da pole de Prost, enquanto Schumacher fechava a segunda fila quase 1s atrás de Senna. Para quem gosta de exaustar os tempos antigos, a diferença entre o primeiro e o quarto colocado de 1993 praticamente cobriria o grid atual...

Grid:
1) Prost (Williams) - 1:17.809
2) Hill (Williams) - 1:18.346
3) Senna (McLaren) - 1:19.722
4) Schumacher (Benetton) - 1:20.520
5) Patrese (Benetton) - 1:20.600
6) Wendlinger (Sauber)  - 1:21.203
7) Andretti (McLaren) - 1:21.360
8) Alesi (Ferrari) - 1:21.767
9) Lehto (Sauber) - 1:22.047
10) Herbert (Lotus) - 1:22.470

O dia 9 de maio de 1993 amanheceu nublado em Barcelona e apesar da chuva da sexta-feira, a pista estava seca naquele dia, o que significava que pela primeira vez na temporada a corrida não teria pista molhada, no que era uma ótima notícia para a Williams e Alain Prost em particular. Porém, o francês não larga bem e é ultrapassado imediatamente por Hill. Na corrida até a primeira curva, Senna cola no inglês na tentativa de pegar uma carona e chega a mergulhar por dentro na primeira curva, mas Prost fica por fora e se mantém em segundo. Atrás do trio, vinham Schumacher, Patrese e Michael Andretti, mais à vontade numa pista aonde havia testado antes.

Logo no início da prova, começava-se a perceber que se algo muito extraordinário não acontecesse, a corrida seria bem modorrenta. Hill tinha uma pequena vantagem, mas Prost parecia ter mais carro, só que o francês usava a sua reconhecida paciência de só atacar no momento oportuno. Senna vinha 2s atrás da dupla da Williams, enquanto já abria muito para Schumacher. Prost esperou dez voltas para efetuar o ataque em cima de Hill. Sabendo da superioridade do companheiro de equipe e em sua primeira temporada completa na F1, Damon não forçou nenhuma situação e Prost assumiu tranquilamente a ponta na freada da curva um. Quase que uma ordem de equipe. Prost nunca foi de forçar ultrapassagens em cima de retardatários e quando começou a encontrar os primeiros carros mais lentos, o francês não arriscava nada, permitindo a aproximação de Hill, que inexperiente, não sabia capitalizar a situação. A pessoa que poderia fazer isso estava num distante terceiro lugar...

Porém, a leve ameaça à vitória de Prost em Barcelona terminou na volta 41, quando Hill entrou nos pits com o motor Renault perdendo potência. Os mecânicos da Williams imediatamente empurraram o carro para dentro dos boxes e com isso Prost tinha uma liderança tranquila e passou a imprimir um ritmo mais lento, para evitar ter o mesmo destino de Hill, algo que Alesi teria, abandonando na volta seguinte com o motor Ferrari quebrado. Quando faz sua parada, Senna é atrasado por causa de uma roda traseira esquerda presa e volta à pista apenas 2s na frente de Schumacher, que se anima e marca a volta mais rápida da corrida. Senna também aumenta o ritmo e todos esperavam ver uma repetição da emocionante e polêmica briga vista em Kyalami. Alessandro Zanardi havia acabado de voltar à pista dos boxes na frente de Mark Blundell e na zona de pontuação, mas na volta 62 o italiano tem o motor quebrado bem na saída da última curva do circuito. Senna havia acabado de passar no local, mas Schumacher vinha logo atrás da Lotus, que escorregou no óleo e saiu da pista, fazendo com que Senna conseguisse um respiro definitivo na briga pela segunda posição. Alain Prost conquistava sua 47ª vitória na F1 com extrema facilidade, a terceira na temporada de 1993. Senna terminou em segundo, seguido por Schumacher. Patrese foi quarto em uma corrida anônima, à frente de Michael Andretti, que finalmente marcou seus primeiros pontos na Fórmula 1. Vinte e cinco anos atrás, ninguém poderia imaginar o tamanho da magnitude daquele pódio. Estavam ali, somados, 14 títulos de campeões mundiais, 183 vitórias, 166 pole positions, 340 pódios! Como sempre, Prost e Senna se ignoraram no pódio, mas o francês reassumia a ponta do campeonato. Numa pista normal, numa corrida normal, Prost voltava à normalidade das vitórias.

Chegada:
1) Prost
2) Senna
3) Schumacher
4) Patrese
5) Andretti
6) Berger

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