O ano de 1993 estava sendo uma disputa particular entre os velhos rivais Wayne Rainey e Kevin Schwantz no Mundial das 500cc. Os dois americanos eram frutos da segunda Era de Ouro do Mundial de Motovelocidade, onde a categoria conseguiu um salto de popularidade graças ao carisma dos pilotos americanos, que tomaram de assalto o Mundial em 1978, liderados por Kenny Roberts. Com um estilo único de pilotar e desconhecido por parte dos europeus, Roberts foi tricampeão logo de cara das 500cc, iniciando uma era de grandes pilotos que durou toda a década de 1980. Roberts era uma referência nos Estados Unidos e logo vários outros pilotos o seguiram, fazendo o Mundial das 500cc um assunto para pilotos americanos. Depois de Roberts vieram Randy Mamola, Freddie Spencer e Eddie Lawson. Wayne Rainey estreou no Mundial das 500cc junto com seu compatriota e rival Kevin Schwantz em 1988 e os dois logo deixaram uma impressão duradoura no mundo da motovelocidade.
Dizia-se que Rainey era um discípulo de Eddie Lawson, que por sua vez tinha sido aluno de Kenny Roberts. Rainey poderia ser uma espécie de evolução dos grandes pilotos americanos e na virada da década de 1980 para 1990, Rainey tinha se tornado tricampeão mundial e era o melhor piloto da época, a ponto de se tornar uma lenda viva. Piloto extremamente talentoso e de poucos erros, Rainey era o oposto de Schwantz, com que lutava pelos títulos desde os tempos do Americano de Superbike. Rainey liderava o campeonato de 1993 e estava pronto para se tornar tetracampeão, quando chegou em Misano, um circuito italiano conhecido por não ser dos mais seguros, a ponto de ter sido boicotado anos antes.
Na corrida anterior Rainey fora ultrapassado pelo companheiro de equipe Luca Cadalora numa desobediência do italiano a uma ordem de equipe feito por Kenny Roberts, então chefe da equipe Yamaha. Correndo em casa, Cadalora não iria esmorecer para ajudar Rainey. Os dois lideravam a corrida, se alternando na ponta da prova. Foi então que uma Marlboro Yamaha apareceu destruída ao lado da pista. Num acidente com pouquíssimos registros e aparentemente simples, Wayne Rainey foi ao chão, mas um detalhe complicaria bastante a situação do americano. A caixa de brita tinha sido desenhada para carros, com cavas profundas para segurar algum carro desgovernado. Contudo, essas cavas profundas não eram a melhor das ideias para corridas de motos. Rainey perdeu o controle de sua Yamaha e fraturou uma vértebra enquanto caía na caixa de brita de Misano. Levado de helicóptero para um hospital, logo ficou constatado que o tricampeão Wayne Rainey, de 32 anos, estava paralisado do peito para baixo, o que significava o fim da carreira do americano.
O abandono de Rainey e o segundo lugar de Schwantz em Misano praticamente determinou o título para o piloto da Suzuki, que mal comemorou o que seria seu único título. Rainey sempre se mostrou ressentido pelo seu destino, mesmo voltando ao Mundial como chefe de equipe poucos anos depois. Sem a sua maior referência, Schwantz se aposentou dois anos depois, enquanto Misano passaria vários anos sem receber o Mundial. Numa dessas ironias do destino, após uma larga reforma, Misano voltaria ao calendário do Mundial de Motovelocidade e exatamente 17 anos depois do acidente de Rainey, o jovem japonês Shoya Tomizawa morreria no circuito italiano.
O acidente de Wayne Rainey naquele 5 de setembro de 1993 significou o fim de uma era. O Mundial de Motovelocidade terminaria uma de suas fases mais belas e populares.
Abaixo, a corrida 25 anos atrás na íntegra, com narração em espanhol.
Schwantz tinha estreado no Mundial em 86 fazendo algumas corridas, assim como em 87. Somente em 88 que Schwantz faria sua primeira temporada completa no Mundial.
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