A marca dos grande pilotos da história é quando conseguem grandes feitos, mesmo quando as coisas não estão a favor dele. É sair da caixinha. Fazer a pole tendo o melhor carro chega a ser simples e dependendo do seu companheiro de equipe, é até mesmo uma obrigação. Lewis Hamilton já tem 79 poles na sua laureada carreira, mas a de hoje será daquelas que ele tão cedo irá esquecer.
A briga entre Ferrari e Mercedes teve nesse final de semana em Cingapura a intromissão da Red Bull, sempre forte em circuitos travados, como exemplificado na vitória de Daniel Ricciardo em Mônaco. Já a Mercedes não tem no belo circuito de rua no Sudeste Asiático os melhores dos carteis. Mesmo quando dominava amplamente a F1, a Mercedes sofreu no traçado cheio de singularidades da cidade-estado de Cingapura. Os treinos livres tiveram Ferrari e Red Bull na frente, com a Mercedes sempre próxima. Ainda no início do Q3, quando Ferrari e Red Bull tinham tudo para ficar com a pole, Hamilton tirou uma volta da cartola daquelas de se levantar da cadeira e bater palmas de pé. Seu tempo foi 3,5s mais rápido do que o antigo recorde da pista e o engenheiro não se conteve no rádio: Lewis, essa foi uma volta épica!
Essa derrota foi outro duro golpe no frágil psicológico de Vettel. Não apenas Hamilton conseguiu lhe derrotar numa pista que era favorável a Ferrari, como o alemão ficou de fora da primeira fila, em outra volta espetacular de Max Verstappen, colocando a Red Bull na frente depois de muito tempo. Se não fosse a volta de Hamilton, provavelmente Max seria o piloto do dia. Bottas ficou, muito provavelmente, com o tempo ideal da Mercedes, sem contar o talento de Lewis. Raikkonen, mesmo ainda muito popular, mostrou o porquê está saindo da Ferrari em outro desempenho fraco quando mais se esperava dele. As demais posições do grid foram dentro do esperado, mas chama a atenção a Williams tomar 1,5s do antepenúltimo da classificação. Hoje, a Williams tomou definitivamente o lugar da Sauber como o pior carro da F1.
Largando na pole, Hamilton começa com o handicap de ter o melhor posicionamento do dia e não ter seu rival pelo título ao seu lado. A corrida em Cingapura é longa e uma das mais duras do calendário. Safety-car são normais. Como os carros estão bem mais rápidos, a corrida será ainda mais complicada fisicamente para os pilotos. Contudo, Hamilton ainda está por cima na sua melhor temporada na F1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário