sexta-feira, 28 de setembro de 2018

História: 15 anos do Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2003

Após a enfática vitória de Michael Schumacher em Monza, o alemão chegava para a reta final do campeonato de 2003 por cima frente aos seus únicos rivais com chances de título. Juan Pablo Montoya lutou muito com Michael em Monza, num circuito onde em teoria a Williams-BMW levaria vantagem, mas o colombiano acabou derrotado e chegava em Indianápolis pressionado, mas com boas perspectivas, pois além de ter boa parte de sua torcida na pista de Indiana, Montoya já havia triunfado na mítica pista de Indiana, nas 500 Milhas. Kimi Raikkonen parecia ser o piloto com menos chances. Usando muito mais a regularidade do que a velocidade no ano, Kimi conseguiu levar seu McLaren do ano anterior na luta pelo título, mesmo que todos apostassem numa briga renhida entre Schumacher e Montoya, com Raikkonen correndo por fora.

O grid para a corrida seria fundamental e um dos postulantes ao título estava na pole. E era justamente o que teoricamente tinha menos chances. Raikkonen encaixou uma bela volta para ficar na ponta, enquanto a Ferrari de Rubens Barrichello completava a primeira fila. Montoya era quarto e Schumacher era apenas um apagado sétimo colocado. Havia a expectativa de chuva para o domingo e muitos desconfiavam do bom desempenho de Barrichello, enquanto Schumacher parecia fora de ritmo. Rubens seria uma isca da Ferrari para limpar o caminho para Schumacher? Era o que todos se perguntavam.

Grid:
1) Raikkonen (McLaren) - 1:11.670
2) Barrichello (Ferrari) - 1:11.794
3) Panis (Toyota) - 1:11.920
4) Montoya (Williams) - 1:11.948
5) R.Schumacher (Williams) - 1:12.078
6) Alonso (Renault) - 1:12.087
7) M.Schumacher (Ferrari) - 1:12.194
8) Coulthard (McLaren) - 1:12.297
9) Da Matta (Toyota) - 1:12.326
10) Trulli (Renault) - 1:12.566

O dia 28 de setembro de 2003 amanheceu nublado e com clima instável em Indianápolis. Se em outras pistas essa condição climática até mesmo afugenta os torcedores, em Indianápolis ocorre o contrário. Acostumados com a pista oval, onde não se corre com chuva, o público de Indiana lotava a sua tradicional pista para uma corrida na chuva, algo totalmente diferente do que vêem normalmente. A possibilidade de pista molhada era mais uma pitada na disputa, pois Michelin e Bridgestone se comportavam de formas diferentes dependendo da quantidade de água na pista. Schumacher corria de Bridgestone, enquanto Raikkonen e Montoya estavam calçados de Michelin. A chuva era iminente na hora da largada, mas a pista estava seca quando as cinco luzes vermelhas se apagaram e Raikkonen imediatamente pulou na ponta. Montoya estava logo atrás de Barrichello, que largou muito mal, atrapalhando a vida do colombiano, que ficou atrás de Rubens. Se a manobra já tinha sido suspeita, as coisas piorariam mais tarde.

Schumacher havia largado muito bem, mas não demorou duas voltas para a chuva dar as caras em Indianápolis. Barrichello diria depois que estava com um problema de câmbio e isso tinha sido o motivo de sua má largada. O brasileiro segurava Montoya e no começo da terceira volta, Juan Pablo tentou a manobra no final da reta dos boxes, resultando num toque entre eles. Com a chuva ficando claramente mais forte, Barrichello abandonou no local, enquanto Montoya caía para sétimo. Muitos acusaram Barrichello de ter feito o serviço sujo da Ferrari, algo que o brasileiro sempre negou. Panis era ultrapassado seguidamente e enquanto a Ferrari de Rubens era retirada, causando a bandeira amarela, Schumacher ultrapassava Panis descaradamente. Todos esperaram uma punição ao alemão, mas ela nunca viria. Kimi construía uma vantagem na ponta, seguido por Ralf Schumacher, que largara muito bem. Na quinta volta a chuva molhava a pista, mas não a ponto de fazer os líderes trocarem de pneus. Nesse momento, os usuários dos pneus Michelin estavam em vantagem e o quarto colocado Schumacher foi ultrapassado por Coulthard e Montoya facilmente. Na décima volta a chuva cessa e a corrida se estabiliza com Raikkonen bem na frente, com Montoya em quarto e Schumacher em sexto, tendo sido ultrapassado também por Alonso. A corrida de Montoya começa a se complicar quando ele tem problemas no bocal de reabastecimento e perde muito tempo em sua primeira parada. Poucas voltas depois, a chuva. Dessa vez com força. A maioria dos pilotos entram nos pits para colocar pneus intermediários e bem no momento em que Montoya iria fazer isso, ele era informado que havia sido punido por stop-and-go pelo toque com Barrichello. Outra decisão polêmica e pró-Ferrari. O colombiano teve que cumprir sua punição e dar uma volta inteira com os pneus slicks na pista muito molhada antes de colocar os pneus certos, além de voltar a ter problemas de reabastecimento. A corrida de Montoya, assim como suas chances de títulos, estavam indo ralo abaixo.

A Bridgestone tinha uma vantagem clara com pneus intermediários e rapidamente Schumacher começou seu show. O alemão estava colado em Raikkonen e o ultrapassa na volta 28 com imensa facilidade. Michael abria vantagem como se Raikkonen corresse em outra categoria! Como alguns pilotos aproveitaram a oportunidade para ganhar posições, Button liderou algumas voltas até o seu motor explodir. Frentzen estava em segundo, com Heidfeld em terceiro com a outra Sauber. Havia uma possibilidade de um pódio triplo para a Alemanha! Porém, a chuva foi parando e na medida em que a pista foi secando, Raikkonen alcançou as duas Saubers para ficar com a segunda posição, mas ele nada podia fazer com relação à Schumacher. O alemão da Ferrari vencia pela segunda corrida consecutiva e ficava com as mãos na taça. Montoya perdeu uma volta e lutou muito, mas só conseguiu a sexta posição, apenas um posto de ter ainda chances de título. Juan Pablo nunca mais brigaria pelo título novamente. Com o segundo lugar, Raikkonen mantinha chances apenas matemáticas de título, enquanto Frentzen, em sua última temporada na F1, curtia seu último pódio. Foi uma das vitórias mais categóricas de Schumacher em sua carreira e que praticamente lhe garantiu o hexa.

Chegada:
1) M.Schumacher
2) Raikkonen
3) Frentzen
4) Trulli
5) Heidfeld
6) Montoya
7) Fisichella
8) Wilson 

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