sábado, 1 de setembro de 2018

E deu Kimi!

Num campeonato tão bipolarizado entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, a pole de Raikkonen foi uma grata surpresa no santuário de Monza, mas mostrou bem a força da Ferrari nesse final de semana que é tão especial para os italianos.

Numa cena rara, a chuva está sendo bem presente em Monza e se atrapalhou a sexta-feira, criou expectativa no sábado, mas a classificação ocorreu com piso seco. Num circuito onde o motor é praticamente tudo, ver a Williams no Q3 com Lance Stroll não é exatamente uma surpresa, mesmo o canadense tendo sido beneficiado pelas punições à Ricciardo e Hulkenberg, que nem abriram volta no Q2. Um bom indicativo para a Red Bull é ver Gasly com o motor Honda no Q3, mostrando o desenvolvimento do motor japonês, na mesma medida em que o time sofre com Verstappen tomando mais de 1s para a pole. A Ferrari demonstrava até agora estar por cima na briga com a Mercedes, mas os alemães tem o talento de Hamilton para fazer a diferença e Lewis quase surpreende novamente quando ele ficou com o melhor tempo na primeira rodada de tempos no Q3. Era esperado a resposta da Ferrari, mas pensando no campeonato, talvez ela tenha vindo do homem errado. Vettel superou seu rival e chegou a vibrar, mas logo em seguido Raikkonen acabou com sua seca de mais de um ano sem pole e superou o companheiro de equipe com a volta mais rápida da história de Monza, com uma média superior aos 263 km/h.

Enquanto Raikkonen vibrava à seu modo com a pole, seu contemporâneo Fernando Alonso se metia em mais uma polêmica num lance desnecessário com Kevin Magnussen no final do Q2, estragando a volta de ambos. É por essas e outras que Kimi Raikkonen estará aos 40 anos numa equipe de ponta e Alonso está saindo da F1 praticamente pelas portas dos fundos. As chances de chuva amanhã são pequenas, o que é uma boa notícia para os tifosi, pois podem ir à Monza sem maiores percalços e com boas chances de ver uma vitória da Ferrari.

Um comentário:

  1. Vettel com a corrida na mão pois ninguém em sã consciência acredita que Raikkonen vá querer complicar a corrida do alemão amanhã.

    ResponderExcluir