Após semanas de angústia à respeito da saúde de Enzo Ferrari, o 'commendatore' faleceu no dia 14 de agosto de 1988 aos 90 anos de idade, com o anúncio acontecendo apenas dois dias depois. Após 38 anos, a F1 não teria a presença física de Enzo Ferrari, mesmo que por telefone em Maranello, deixando todo o mundo do esporte a motor de luto. Outro desfalque, mas esse temporário, era de Nigel Mansell, ainda se recuperando da catapora que contraíra semanas antes. Praticamente de partida para a Ferrari em 1989, muito se falou se o inglês estava mesmo tão mal a ponto de faltar uma corrida, mas Frank Williams fez questão de mostrar o boletim médico de Mansell, que seria substituído em Spa pelo compatriota Martin Brundle.
Como normalmente acontece em Spa, a chuva se fez presente e os tempos que valeram foram os da sexta-feira, quando a pista estava seca. Senna conquistou sua 25º pole na carreira, superando Lauda e Piquet no ranking histórico da F1. Como era norma em 1988, Prost completava a primeira fila com a dupla da Ferrari logo à seguir. Patrese era quinto com boa vantagem sobre Brundle, apenas 12º. Após o italiano vinham as duplas da Benetton e da Lotus, com Satoru Nakajima superando pela primeira vez no ano Nelson Piquet. O brasileiro teve sérios problemas técnicos com seu Lotus e tomou mais de 4s de Senna. A péssima temporada da Lotus resultou na demissão do projetista Gerard Ducarouge, grande admirador de Senna e por consequência inimigo de Piquet. Mesmo sofrendo com o acerto do seu Williams, Brundle surpreendeu ao ficar com o melhor tempo no molhado treino de sábado.
Grid:
1) Senna (McLaren) - 1:53.718
2) Prost (McLaren) - 1:54.128
3) Berger (Ferrari) - 1:54.581
4) Alboreto (Ferrari) - 1:55.665
5) Patrese (Williams) - 1:57.138
6) Boutsen (Benetton) - 1:57.455
7) Nannini (Benetton) - 1:57.535
8) Nakajima (Lotus) - 1:57.616
9) Piquet (Lotus) - 1:57.821
10) Warwick (Arrows) - 1:57.925
O dia 28 de agosto de 1988 amanheceu com céu limpo e um clima bastante agradável em Spa, afastando a possibilidade de uma corrida com pista molhada. Tentando dar uma virada no campeonato, onde estava empatado com Senna mesmo com duas vitórias a menos, Prost utilizou um acerto completamente diferente do companheiro de equipe para a corrida. A delicada freada da La Source também preocupava e os dois pilotos da McLaren combinaram de não se atacarem na primeira curva. Largando no lado sujo, Senna patinou e Prost conseguia a primeira posição. Porém, a liderança de Prost não durou muito. Senna pegou o vácuo de Prost na reta Kemmel e numa disputa sem maiores dramas, colocou por dentro na Les Combes para reassumir a ponta da corrida. E sumir!
Senna imediatamente impunha seu forte ritmo e Prost parecia conformado de que não tinha muito o que fazer para deter seu companheiro de equipe. Berger ameaçou alguns ataques em cima de Prost, mas logo o motor Ferrari apresentou problemas eletrônicos e o austríaco teve que ir aos boxes para tentar reparos, mas logo abandonaria. Alboreto assumiu a terceira posição, mas já vinha longe da dupla da McLaren, porém, logo atrás do italiano uma animada briga no meio do pelotão animou boa parte da corrida. Com o acerto de corrida errado, Patrese perdia várias posições, enquanto Nakajima era a surpresa do dia ao segurar um bom quinto lugar dos ataques de Nannini e Piquet. Boutsen andava sozinho em quarto, enquanto Prost sofria nas curvas lentas e com isso, desgastava seus pneus. Senna liderava absoluto. Nakajima tem problemas de motor na volta 22, um pouco depois de Piquet o ultrapassar. Ivan Capelli fazia uma corrida interessante e na Bus Stop consegue uma ultrapassagem dupla sobre Patrese e seu companheiro de equipe Maurício Gugelmin.
Piquet tentava se aproximar de Boutsen, mas acaba saindo da pista e o passeio na grama enche seus radiadores de sujeira, superaquecendo seu motor Honda e permitindo a rápida aproximação de Nannini. Na volta 35 o motor Ferrari de Alboreto explode e Boutsen assumia a terceira posição quietamente, enquanto Piquet apenas tentava preservar seu motor. Nas últimas voltas o brasileiro seria ultrapassado por Nannini e também por Capelli, o homem que mais ultrapassagens fez no dia. Com quase 30s de vantagem, Senna recebeu a bandeirada na frente de Prost, com Boutsen conseguindo um pódio na frente do seu público. Porém, horas mais tarde a dupla da Benetton seria desclassificada por irregularidades no combustível, fazendo com que a combativa corrida de Capelli lhe rendesse um ótimo terceiro lugar, com Piquet sobrevivendo com o motor nas últimas com um quarto lugar e a dupla da Arrows fechando a zona de pontuação. A McLaren conquistava o Mundial de Construtores com uma campanha próxima da perfeição, mas nem tudo era alegria no boxe chefiado por Ron Dennis. Prost estava muito desanimado e falou que o título já era de Senna. "Não me vejo ganhando quatro corridas até o final do campeonato", lamuriava Prost. Senna se fazia de desentendido e falava que o campeonato ainda estava aberto. Mas com sete vitórias contra quatro de Prost, Senna começava a garantir seu primeiro título mundial.
Chegada:
1) Senna
2) Prost
3) Capelli
4) Piquet
5) Warwick
6) Cheever
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