domingo, 19 de agosto de 2018

História: 45 anos do Grande Prêmio da Áustria de 1973

Com o campeonato se afunilando cada vez mais, o título se encaminhava para as habilidosas mãos de Jackie Stewart. Faltando apenas quatro corridas para o fim da temporada de 1973, seus mais diretos perseguidores não estavam muito longe, mas estavam com dificuldades naquela altura do campeonato. François Cevert era o mais próximo de Stewart no campeonato, mas o jovem francês era mais do que um escudeiro para o escocês. Era seu aluno e como todo bom estudante, apenas aprendia o máximo possível do seu tutor e não o atacaria, até mesmo como ordem de equipe Tyrrell. O outro rival era Emerson Fittipaldi, que ainda se recuperava do seu tornozelo quebrado num acidente durante os treinos em Zandvoort, além de estar no meio de uma negociação para renovar seu contrato com a Lotus, no qual Colin Chapman começava a direcionar suas energias para Ronnie Peterson, um piloto com estilo bem mais vistoso do que o eficiente Fittipaldi. Após duas corridas de ausência, a Ferrari retornaria com seu carro modificado e apenas com Arturo Merzario.

A grande novidade do final de semana era a entrada em vigor do safety-car, imitando o que acontecia na Indy, quando um carro de passeio entra na pista em quase de acidente e os carros de F1 ficariam atrás dele, com as ultrapassagens sendo proibidas. Testes aconteceram durante os treinos de classificação, que teve a dominação dos carros da Lotus. Emerson Fittipaldi conseguia a sua primeira pole do ano, tendo ao seu lado Peterson, mostrando que a Lotus estava muito bem em circuitos rápidos. Contrariando a ótima temporada que vinha fazendo, a Tyrrell decepcionou e não esteve na briga pela pole, deixando a McLaren como o time mais próximo da Lotus. A Ferrari retornava muito bem com Merzario em sexto, enquanto os jovens Pace e Hunt ficavam no top-10.

Grid:
1) Fittipaldi (Lotus) - 1:34.98
2) Peterson (Lotus) - 1:35.37
3) Hulme (McLaren) - 1:35.69
4) Revson (McLaren) - 1:35.86
5) Reutemann (Brabham) - 1:36.01
6) Merzario (Ferrari) - 1:36.42
7) Stewart (Tyrrell) - 1:36.44
8) Pace (Surtees) - 1:36.48
9) Hunt (March) - 1:36.63
10) Cevert (Tyrrell) - 1:36.77

O dia 19 de agosto de 1973 amanheceu com tempo bom em Zeltweg, indicando um claro favoritismo da Lotus. A estreita reta em Zeltweg normalmente causava alguns acidentes na largada e na pole estava um piloto que declaradamente não era um bom largador: Emerson Fittipaldi. Pensando sempre em poupar a embreagem do seu carro, o brasileiro da Lotus raramente saía bem na largada e isso não foi exceção na Áustria, mas felizmente sem acidentes. Peterson imediatamente assumiu a ponta da corrida, com Hulme assumindo a segunda posição na na freada da primeira curva. Se uma das McLarens largou bem, a outra nem largou, com Peter Revson ficando parado no grid com a embreagem quebrada e sendo o primeiro abandono do dia. 

A corrida era bem equilibrada no início, com Jackie Stewart pulando para quinto e pressionando a Ferrari de Merzario, enquanto Peterson tinha a incômoda presença de Dennis Hulme em seu retrovisor. Na quarta volta Stewart assumia a quarta posição, deixando Merzario ser atacado por Cevert e Reutemann. Quando o francês foi para cima de Merzario, os dois se tocaram e Cevert estava fora da corrida, enquanto Merzario só perdia a posição para Reutemann, mas ficando logo claro que o ritmo de corrida da Ferrari era bem pobre. Emerson se aproximava da luta pela primeira posição, com os três primeiros separados apenas por 2s, mas na volta 12 Hulme perde velocidade e ruma aos boxes com problemas de motor, mas quando os mecânicos da McLaren se aproximam do seu carro para avaliar o que acontecia, o problema era de fácil resolução e Hulme retornou a corrida, mas uma volta atrasado. Emerson fazia sua corrida cerebral de sempre e após se livrar de Hulme, partiu para cima do seu companheiro de equipe. Sem maiores objeções, Fittipaldi assumiu a ponta na volta 17, enquanto seu compatriota José Carlos Pace fazia outra bela corrida e partia para cima de Reutemann na luta pelo quarto lugar, conseguindo a posição na volta 18.

Na metade da corrida, a prova era dominada pela Lotus, com Emerson Fittipaldi sendo escoltado por Peterson. Stewart vinha 11s atrás da dupla, mas solitário, com Pace já tendo 6s de desvantagem para o escocês, enquanto Reutemann vinha sendo acossado pela March de Jarier. O francês, que era cogitado para a Ferrari em 1974, fazia uma boa corrida, mas abandonaria na volta 37 com problemas de motor, falhando em marcar seu primeiro ponto na F1. Pace aumentava seu ritmo e paulatinamente se aproximava de Stewart, enquanto Peterson fazia uma tranquila corrida de escudeiro, ficando comportadamente atrás de Emerson. A corrida fica monótona, sem maiores brigas de posição até que a Lotus de Emerson Fittipaldi diminui a velocidade e o brasileiro tem que encostar seu carro na grama quando restavam nove voltas para o fim. Um cabo quebrado ocasionou um vazamento de combustível e o sonho de manter o título de Emerson literalmente se esvaía pelo asfalto austríaco. Pace marca a melhor volta da corrida em sua perseguição à Stewart, mas o piloto da Tyrrell se recupera nas voltas finais e não permite um ataque de Pace. Na última volta, o brasileiro fica sem combustível, mas como tinha boa vantagem sobre Reutemann, Pace foi capaz de levar seu Surtees ao pódio. Peterson vencia pela segunda vez em 1973, mas o verdadeiro vencedor do dia havia sido Stewart. Com seus dois maiores rivais abandonando, Jackie Stewart dava um passo decisivo rumo ao tricampeonato.

Chegada:
1) Peterson
2) Stewart
3) Pace
4) Reutemann
5) Beltoise
6) Regazzoni 

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