Um piloto ter 78 poles na carreira ser o mais rápido ao final da classificação está longe de ser uma surpresa. Ainda mais na chuva, que é sua especialidade. Mas a pole de Lewis Hamilton foi uma tremenda surpresa em outro final de semana em que a Ferrari tinha claramente mais carro, mas acabou atrapalhada pelas condições do tempo instáveis, que caracteriza Spa e que vem trazendo muita chuva nos últimos finais de semana da corrida na F1.
Só que ao contrário do imaginado, não era exatamente Sebastian Vettel o mais rápido no final de semana. Com quatro vitórias em Spa, Kimi Raikkonen era o favorito à vitória no belo circuito belga, mas como diria o botafoguense, 'há coisas que só acontecem com Kimi'. A chuva deu as caras no Q3 e um problema fez com que Raikkonen ficasse de fora do momento mais agudo do Q3, quando a chuva tinha cessado e a pista melhorava claramente. Foi exatamente nesse momento que Hamilton mostrou sua habilidade absurda para tirar uma pole da cartola, num final de semana que era todo da Ferrari. Vettel ainda salvou um lugar na primeira fila e mantém suas chances de vitória, principalmente se amanhã não chover.
Como normalmente acontece nessas situações de clima instável, novos personagens aparecem e a dupla da Force India, agora conhecida como Racing Point, fez o milagre do ano até agora. Com Vijay Mallya defenestrado do controle da Force India e o anúncio da compra por um consórcio liderado por Lawrence Stroll, o futuro imediado da equipe era incerto. Correu-se até mesmo o risco da equipe não competir esse final de semana. Um novo nome foi adicionado, além dos pontos da equipe no Mundial de Construtores terem sido zerados. Com Stroll liderando agora a equipe, é nítido que Lance sairá da capenga Williams e irá para o time do papai, sobrando para Esteban Ocon. Pois foi o francês quem liderou a equipe para ficar com a segunda fila e Ocon conquistando um emocionante lugar entre os três primeiros. Outro ameaçado, Grosjean, foi quinto, dividindo a terceira fila com Raikkonen. Red Bull decepcionou amargamente numa situação em que seus dois ótimos pilotos poderiam tirar o atraso no braço, mas Verstappen, com a torcida holandesa e tudo, ficou em sétimo, com Ricciardo logo atrás. Se a Red Bull decepcionou, o que dizer das tradicionais McLaren e Williams? Últimas colocadas com boa desvantagem sobre as rivais? Quem te viu, quem te vê...
A pole de Hamilton não pode significar muita coisa se amanhã estiver ensolarado e a Ferrari vier com tudo para cima do inglês, que terá que enfrentar a volúpia italiana sozinho, já que Bottas largará nas últimas posições devido à punições. Porém, o clima instável em Spa pode mudar tudo amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário