A corrida no belo circuito de Barber pode ser dividida entre antes e depois da segunda bandeira amarela, após a rodada de Calum Illot. Circuito à moda antiga, Barber não permite fáceis ultrapassagens e por isso seu histórico não é de grandes corridas. Até a rodada de Illot, a corrida parecia que seguiria nessa tradição não muito agradável, com o pole Rinus Vekaay se mantendo na ponta seguido por O'Ward, Scott McLaghlin, Alex Palou e o ameaçado Alexander Rossi. Mais atrás, alguns pilotos resolveram mudar a estratégia, entrando na perigosa tática de três paradas. Entre esses pilotos estavam o então líder do campeonato Josef Newgarden e os dois pilotos da Andretti, Colton Herta e Romain Grosjean, que tinham andado muito fortes nos treinos livres, mas foram atrapalhados por uma bandeira vermelha na classificação. A bandeira amarela acabou atrapalhando essa turma, que tiveram que entrar nos pits nesse momento, mas colocaram os pneus macios, enquanto os demais pilotos colocaram os pneus duros. O gama mais duro do pneus Firestone tinha se mostrado muito lenta, enquanto a borracha mais mole não se desgastava tanto. Foi o início do show de Colton Herta.
Enquanto as quatros primeiros permaneciam na ponta, o jovem piloto Andretti iniciava uma série impressionante de ultrapassagens, mostrando o porquê ser considerado o piloto mais promissor da Indy. Herta deixou para trás Newgarden e Grosjean, rapidamente chegando ao top-10. Na verdade, assim que se livrou de Newgarden, Grosjean iniciou uma sequência de ultrapassagens, enquanto o piloto da Penske decepcionava e ficou fora do top-10 na bandeirada. Fala-se no paddock que a contratação de Herta pela McLaren teria deixado O'Ward furioso e que ele não estaria falando com o piloto americano. Talvez pressentindo que precisava dar uma resposta ao show de Herta, O'Ward efetuou a ultrapassagem da corrida. Veekay e O'Ward fizeram suas segundas paradas juntos. Ao voltarem à pista, com pneus frios, ambos tiveram muito cuidado, mas Pato viu a chance de ganhar quando saiu próximo do neerlandês. Numa manobra sublime por fora no hairpin, O'Ward tomou a ponta de Veekay, mas a emoção não terminara.
Alex Palou parece ter aprendido direitinho as manobras táticas de Scott Dixon. O espanhol fazia uma prova até discreta, quando postergou sua segunda parada e se meteu entre os dois líderes. Mais do que isso. Enquanto Veekay não conseguia manter o ritmo que o deixou na ponta nos primeiros dois terços de corrida e o deixou em terceiro no final, Palou acompanhou de perto O'Ward até bandeirada, com a diferença entre ambos não passando dos 2s. Foi uma vitória da eficiência, enquanto Colton Herta acabou rodando enquanto tentava ultrapassar McLaughlin e terminava fora dos top-5, mesmo tendo carro para isso. Nessa luta particular entre os pilotos da McLaren, ponto para Pato.
Destaque para os veteranos da Indy. Largando em 19º e 16º respectivamente, Will Power e Scott Dixon escalaram o pelotão para receberem a bandeirada em quarto e quinto. McLaughlin e Rossi, que fizeram o último terço da prova com pneus duros, perderam muito rendimento no final, enquanto Grosjean, com pneus macios, ultrapassou na marra Graham Rahal, que não gostou nada na manobra. Mantendo a consistência, Palou assumiu a liderança do campeonato, mesmo sem vitórias. E no primeiro dia de maio, iniciamos o mês mais importante da Indy. No dia 29, teremos 500 Milhas de Indianápolis!
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