domingo, 8 de maio de 2022

Safety-Car salvou

 


O novíssimo circuito de Miami, construído ao redor do estádio do Miami Dolphins, teve como uma de suas características nos treinos a grande quantidade de acidentes, como normalmente acontece em pistas novas de rua, porém, Miami trouxe ainda o complicador de um asfalto se deteriorando, lembrando até mesmo o que aconteceu 38 anos atrás em Dallas, mesmo que em menor escala, até mesmo pelo calor na Flórida não fosse tão escaldante como no Texas em 1984. Era esperado várias entradas do SC na corrida, mas o que se viu foi uma corrida parada, onde Max Verstappen dominou em sua maior parte, após se livrar da dupla da Ferrari. Na verdade o SC apareceu já próximo do fim da corrida e apimentou um pouco mais a corrida, mesmo que as posições da frente permanecessem as mesmas e Max se tornasse o maior vencedor de 2022 até aqui e se iguale a outros campeões em número de vitórias.


Com a pista de Miami apresentando problemas de aderência, principalmente fora do traçado ideal, muito se falou que ultrapassar seria bastante complicado e sabendo disso, Max Verstappen precisava largar muito bem para, pelo menos, separar as Ferraris largando de terceiro. O piloto da Red Bull foi efetivo em sua meta e na pequena reta até a primeira curva, Max tomou a segunda posição de Sainz, que vindo de uma fase terrível, não quis arriscar outro DNF. Verstappen sabia que com Leclerc a conversa seria diferente, mas o neerlandês não demorou muito a sentir que a Ferrari não trata os pneus tão bem como a Red Bull e na nona volta Max Verstappen efetuou a ultrapassagem decisiva para tomar a liderança e vencer pela terceira vez em 2022. Em cinco corridas nessa temporada, Max viu a bandeirada três vezes, conseguindo três vitórias. Isso mostra a força do conjunto da Red Bull nesse ano, apesar de que Leclerc não desistiu quando o SC juntou tudo no final. O monegasco ensaiou ataques sobre Max, mas o piloto da Ferrari teve que se conformar com a segunda posição, amealhando pontos importantes num campeonato que tende a ser apertado, mas que sem sombra de dúvidas, a Red Bull está num viés de alta. Sainz teve o mérito de segurar Pérez melhor 'calçado' no final. O mexicano aproveitou o SC para colocar pneus macios novos, mas faltou huevos para Checo fazer um ataque mais incisivo em cima de Sainz, que correu com dores no pescoço pelo acidente sofrido na sexta-feira. Mesmo com a falta de ação de Pérez, Sainz garantiu bons pontos para a Ferrari no Mundial de Construtores e subiu ao pódio mais uma vez, porém, fica cada dia mais claro que a sua diferença para Leclerc dentro do seio da Ferrari.


Bottas ficou boa parte da corrida com a posição de 'melhor do resto', segurando sem maiores problemas Lewis Hamilton, que fazia uma corrida até mesmo apagada. Porém, George Russell pode ser considerado o grande sortudo no quesito estratégia até o momento. Largando apenas em décimo segundo, Russell largou com pneus duros para esticar ao máximo seu stint. Quem sabe não aparecia um SC. E não é que ele apareceu? George foi aos boxes imediatamente e ficou logo atrás de Hamilton, que lamentava mais um golpe de azar nas táticas. Hamilton ainda resistiu o quanto pôde, mas com pneus médios novos, Russell ultrapassou o compatriota e ambos pilotos da Mercedes se aproveitaram de um erro de Bottas para ficarem em quinto e sexto no campeonato, consolidando a Mercedes como a terceira força da F1 atual. Russell chegou nos cinco primeiros em todas as corridas até aqui, mas afora Ímola, Hamilton não está tão atrás assim, mas se são os resultados que contam, Lewis vê George de binoculo no campeonato no momento. Bottas ficou em sétimo, com a dupla da Alpine logo atrás, mas Alonso e Ocon tiveram corridas bem diferentes. Enquanto Alonso ficou entre os dez primeiros o tempo todo, fazendo uma corrida bem convencional, Ocon largou de último após bater forte no terceiro treino livre e imitando a tática de Russell, se deu muito bem durante o SC e ganhou bastante terreno para marcar pontos, além de superar seu companheiro de equipe. Contudo, se a Alpine sonhava em brigar com a Mercedes pelo terceiro posto no Mundial de Construtores, terá que melhorar muito.


Falando em Alonso, o espanhol foi o causador indireto da entrada do SC que mudou tanto a cara de uma corrida que até aquele momento era um enorme bocejo. Numa disputa com Gasly, o espanhol tentou uma ultrapassagem para lá de otimista e bateu na Alpha Tauri do francês. Com o carro danificado, Gasly se arrastava pela pista quando foi acertado por Lando Norris, fazendo o piloto da McLaren e trazer o SC, além de causar o abandono de ambos. Até então Mick Schumacher se preparava para marcar seus primeiros pontos na F1, mas ele acabou acertando em cheio a lateral de Vettel, acabando com a corrida de ambos. Mestre e pupilo não se entenderam muito bem. Magnussen fazia uma agressiva corrida defensiva, que acabou o deixando em penúltimo, só à frente de Mick Schumacher, que teve que trocar a asa dianteira e foi último. Péssima corrida da Haas em casa. Com a McLaren não se dando bem (as ridículas vestimentas mostradas por Ricciardo e Norris felizmente não deram sorte), quem se aproveitou para marcar bons pontinhos foi Albon, que chegou em décimo com uma Williams que tem o pior carro do grid e com corridas sólidas e sem muitos erros, o anglo-tailandês vai marcando seus pontinhos aqui e ali.


Não fosse a McLaren de Norris ter ficado atravessada no meio da pista e Miami seria a pior corrida dos últimos tempos da F1. Com a entrada do SC, se tornou apenas a pior corrida de 2022. Claro que Max Verstappen não tem nada com isso. O neerlandês da Red Bull fez uma corrida sólida, mostrando a força do seu carro ao ultrapassar a dupla da Ferrari e chegar a colocar 8s em cima de Leclerc. Com a vitória de hoje, Max se iguala ao sogro Nelson Piquet com 23 vitórias, além de Nico Rosberg. Uma marca interessante para Max. Leclerc precisa se recuperar para não ver a vantagem construída pela Ferrari nas últimas provas irem por água abaixo. O campeonato está longe de estar decidido, mas Verstappen e Red Bull estão por cima no momento.

Um comentário:

  1. Que devaneio foi a ideia de construir um circuito "Sochi 2", Liberty Media tentando enfiar goela abaixo essas ideias esdruxulas. Cafonice ao extremo, teremos de aguentar 3 finais de semana nesse nipe. Pelo menos Austin é um autódromo de verdade! Mil vezes as corridas no Mundo Arábe e Ásia. Singapura, Malásia, Bahrein .. Hoje parecia que estavamos assistindo uma prova da Indy. Volta Bernie!

    ResponderExcluir