sábado, 21 de maio de 2022

Sem novidades em meio às mudanças

 


A F1 iniciou um revolucionário regulamento em 2022 e mal começara a temporada e as equipes já falavam nas novas peças a serem colocadas nos carros quando chegassem à Barcelona, lugar dos testes de pré-temporada realizados no começo do ano. Num 2022 que mostrou a ascensão da Ferrari e a queda da Mercedes, era esperado que os famosos 'pacotes' trazidos pelas equipes na Espanha mudassem alguma coisa do que vinha acontecendo até o momento em 2022. Mesmo com a Mercedes claramente melhorando, não houveram tantas modificações do que vinha se mostrando até o momento e Charles Leclerc conquistou sua quarta pole do ano após se recuperar de uma rodada em sua primeira tentativa no Q3.  

Quando chegou ao final de semana com um carro praticamente novo e muito parecido com a Red Bull, a Aston Martin esperava dar um pulo, assim como fez quando copiou de forma descarada a Mercedes em 2020. Apesar das reclamações dos austríacos, a Aston Martin não saiu da mediocridade de 2022 e viu seus dois pilotos ficarem no Q1. Mais surpreendente foi ver Alonso, que ficou no top-6 na sexta-feira, ficar também no Q1, com Ocon escapando por muito pouco de ter destino igual. Correndo em casa, com certeza Alonso esperava correr bem mais na classificação, ainda mais com a Alpine querendo dar uma chance à sensação Oscar Piastri em 2023. No treino livre 3 Pierre Gasly e Mick Schumacher tiveram problemas em seus carros e enquanto Gasly teve uma classificação abaixo do esperado, nem ameaçando ir ao Q3, algo que o francês faz de forma costumeira, o jovem alemão foi ao Q3 junto com Magnussen, fazendo com que Haas tivessem os dois carros na fase decisiva de sábado. O curioso é que a Haas foi a única equipe que não trouxe nenhuma novidade para Barcelona.

A Mercedes já havia se mostrado muito forte na sexta-feira e a expectativa era observar que os alemães manteriam o ritmo no sábado, algo que não ocorreu em Miami. Pois até o final do Q2 havia até a sensação de que a Mercedes poderia brigar pela pole, mas quando Red Bull e Ferrari soltaram todos os seus 'cavalos', a Mercedes ficou um pouco para trás, mas com um carro mais guiável, a dupla inglesa conseguiu ficar mais perto dos primeiros colocados, com destaque para Russell sempre ligeiramente superior à Hamilton.

Na hora da verdade, a disputa ficou mesmo entre Red Bull e Ferrari. Ou mais especificamente, Verstappen e Leclerc. Pérez ficou atrás até mesmo da dupla da Mercedes e mesmo correndo em casa, Sainz não fez frente ao seu companheiro de equipe. Porém, nem tudo foram flores para Leclerc. Na sua primeira tentativa o monegasco rodou sozinho, enquanto Max marcava o melhor tempo do final de semana. Leclerc foi para a última volta no famoso all-in e no final Charles foi o único a baixar da casa de um minuto e dezenove, mas ficou a curiosidade do que poderia ter feito Verstappen. Após sua ótima volta, Max teve problemas em sua segunda tentativa e sequer completou a volta que poderia fazê-lo brigar com seu antigo rival do kart. Para amanhã, a expectativa é que o forte calor reapareça e o desgaste dos pneus seja um fator muito importante na corrida. Ponto para a Red Bull. No entanto, mais uma vez a Red Bull mostrou fragilidades no quesito confiabilidade. Ponto para a Ferrari. Vamos ver quem irá desempatar esse placar amanhã. 

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