Com o teto orçamentário apertando e sabendo que o que vale mesmo é no domingo, pilotos e equipes não quiseram muita briga nesse sábado. Verstappen largou bem, trancou a porta com força em cima de Leclerc, que acabou sendo superado por Sainz, mas ainda na primeira volta o monegasco retomou o segundo lugar. A estranha estratégia da Ferrari em Silverstone e a comprovada desobediência de Sainz que lhe deu a vitória na Inglaterra parece ainda render dentro dos bastidores de Maranello. Por mais que Leclerc, Binotto e seus red caps neguem, o clima interno na Ferrari está estranho e em Red Bull Ring os dois pilotos voltaram a se atacar como se não fossem companheiros de equipe. Por três voltas Sainz teve o DRS a sua disposição e atacou Leclerc, que se defendeu com direito a espremidas em cima de Sainz. Não foi ouvida nenhuma ordem dos boxes, mas Sainz se acalmou e Leclerc pôde se concentrar em Verstappen, que deveria dar boas risadas na frente, pois quando tudo se consolidou, já tinha 2,5s de frente e depois apenas administrou a vantagem até a bandeirada. Mesmo com Pérez em segundo no campeonato, Verstappen sabe que seu grande rival é mesmo Leclerc, mas enquanto Max reina soberano no feudo 'redbulniano', Leclerc ainda sofre com os vacilos da Ferrari e com um companheiro de equipe ambicioso.
Com Pérez punido de forma tardia na classificação de sexta, o mexicano fez o melhor que sabe fazer: uma bela corrida de recuperação, saindo de 13º para quinto, mas sem chances de alcançar Russell, que fez uma corrida solitária para ser quarto. O inglês bateu no meio do Q3, tendo ainda espaço para fazer um tempo competitivo, o mesmo não acontecendo com Hamilton, que teve que sair de nono e após uma má largada, teve que sofrer um pouco mais para escalar o pelotão, terminando apenas em oitavo, após uma longa briga de geração com Mick Schumacher. Quem não teve muito o que comemorar foram Fernando Alonso e Guanyu Zhou, que tiveram problemas antes da largada e sairão do final do pelotão amanhã (Zhou ainda largou e mitigou o prejuízo), o mesmo acontecendo com Vettel, que sofreu um toque de Albon no meio da mini-corrida e abandonou na penúltima volta.
No fim, as 23 voltas da Sprint Race na Áustria não foram das mais emocionantes, mas expôs um racha dentro da Ferrari, que pode ser decisivo no campeonato, ajudando sobremaneira Max Verstappen, mesmo o piloto da Red Bull demonstrando hoje que nem precise de tanta ajuda assim.
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