domingo, 4 de junho de 2023

Melhor do que o esperado

 


Após mais de trinta anos correndo em Belle Island, a Indy resolveu retornar às origens em Detroit e voltou a correr no mesmo lugar no centro da cidade onde houve um circuito de rua, primeiro na F1 e depois na própria Indy, ao redor do Rio St Clair na divisa com o Canadá e aos pés do opulento prédio da Chevrolet. Para quem lembra, a pista de rua no centro de Detroit era odiada pelos pilotos de F1 por ser extremamente ondulada e por isso quando saiu do calendário em 1988, ninguém sentiu muita falta. O traçado do circuito não tem nada a ver com o circuito da década de 1980, mas a ondulação parecia estar igualzinha.

Desde os primeiros treinos que a Indy viu que o circuito de rua de desenho simples e muito estreito em certas partes poderia demandar muito trabalho não apenas aos pilotos, mas aos comissários de pista para recolher os destroços de carros estatelados no muro. Talvez com os pilotos sabendo que a pista poderia repetir o fiasco que foi a primeira prova em Nashville, tiveram bastante cautela em boa parte da corrida e mesmo com uma recaída nas voltas finais, a corrida se desenvolveu com certa fluidez e foi das mais interessantes. Com muitas partes de concreto, o piso em Detroit também se caracterizou pelo grande desgaste de pneus, principalmente os macios, fazendo com que os pilotos procurassem o mais rápido possível os pneus duros. Porém, seja com mole ou duro, Alex Palou esteve praticamente imparável nesse domingo. O espanhol da Ganassi só não venceu de ponta a ponta, algo bastante raro na Indy, porque quando esteve com os pneus macios, foi ultrapassado de forma belíssima por Will Power.

Por sinal, o australiano da Penske usou bastante o hairpin no final da grande reta para efetuar boa parte de suas ultrapassagens, num belo xis em cima do seus adversários. Contudo, Power não foi capaz de superar um inspirado Palou, que chegou a meter 11s em seu mais próximo perseguidor, demonstrando o domínio do espanhol. Dixon quase completou uma dobradinha da Ganassi, mas foi superado por uma ultrapassagem agressiva de Power e quase bateu no muro, acabando em quarto. Rossi se aproveitou bem do entrevero entre Power e Dixon para assumir a segunda posição, mas depois foi seguidamente ultrapassado, inclusive numa manobra bem agressiva do seu companheiro de equipe Felix Rosenqvist, que terminou em terceiro. Rossi saiu da Andretti com a fama de não ser dos melhores companheiros de equipe e pode trazer esse clima 'amistoso' para a McLaren, que viu seu principal piloto Pato O'Ward bater no muro, após a equipe errar em seu pit-stop e o liberar com uma roda solta. Outro destaque negativo foi Romain Grosjean, que bateu duas vezes antes de abandonar, o deixando claramente chateado.

Palou estava exatamente o contrário do francês. Alex teve uma corrida dominante na nova pista de Detroit e venceu com autoridade. Com seus principais rivais no campeonato tendo corridas abaixo, Palou começa a disparar no campeonato rumo ao bicampeonato, lembrando que Palou ainda não sabe para onde vai em 2024, mas Alex vai provando que Ganassi terá que tirar o escorpião do bolso para manter o espanhol na equipe.

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