terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

RB21

 


Terceira colocada no Mundial de Construtores em 2024, a Red Bull ainda manteve o título do Mundial de Pilotos, mas entra em 2025 como um dos times mais pressionados do pelotão. Max Verstappen usou todo o seu colossal talento para conquistar o tetracampeonato ano passado, mas todos sabem que sem um bom carro, nem o neerlandês pode fazer milagre. E sem Newey, a tarefa do time comandado por Christian Horner é ainda mais complicada.

Os bastidores da Red Bull em 2024 foram extremamente tumultuados e isso refletiu dentro da pista. A guerra de poder entre Horner e Helmut Marko, com direito a denúncia de assédio sexual e tudo, trouxe grandes problemas ao time, quase estragando o ano de Max Verstappen. Depois de um 2023 dominador e um início de 2024 no mesmo ritmo, a Red Bull foi ultrapassada pela McLaren e em certos momentos, foi o quarto carro do pelotão. Apenas a excelência de Max Verstappen foi capaz de administrar um campeonato que escorria pelas mão e o neerlandês foi capaz de garantir o título ainda com antecedência. O mesmo não aconteceu no Mundial de Construtores. Com Adrian Newey de saída do time, o desenvolvimento do carro não foi o mesmo e a 'real' Red Bull se viu nas mãos do coitado do Sérgio Pérez. O mexicano teve um ano horripilante e mesmo tendo o contrato renovado no meio de 2024, o desempenho de Checo foi tão ruim que ele acabou demitido. Uma saída nada honrosa para Pérez, mas isso demonstra que os bastidores da Red Bull não eram para fracos. O clã Verstappen sabe que um bom ano da Red Bull passará muito pelo o que Max poderá fazer, pois em 2024 o neerlandês levou o time nas costas e poderá fazê-lo em 2025.

Após uma disputa interna com Tsunoda, quando ficou claro que Colapinto é tão talentoso quanto batedor, Liam Lawson ficou com a segunda vaga da Red Bull. Mesmo não tendo nem meia temporada na carreira, Liam tentará sobreviver ao segundo cockpit da Red Bull ao lado de Verstappen. Um emprego longe dos mais saudáveis na F1 atual.

Horner sabe que depende de Max Verstappen para se manter na luta por vitórias e títulos. E sabe também que para manter Max na Red Bull, precisará entregar um bom carro. Isso será possível, ainda mais sem Newey? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário