domingo, 20 de novembro de 2016

Igualando lendas

Apesar das inúmeras vitórias e os seis títulos conquistados até ontem, Jimmie Johnson tinha um papel controverso na história da Nascar. Seu estilo de pilotagem suave e sem maiores 'sujeiras', além de sua falta de carisma fora das pistas, fazia de Johnson um 'patinho feio' dentro das grandes lendas da Nascar. Até a corrida de Homestead, Johnson tinha apenas as duas lendas Richard Petty e Dale Earnhardt como os únicos com mais títulos do que ele. Petty e Earnhardt tinham carisma de sobra e no caso do Intimidador, um estilo de pilotagem selvagem que lhe garantiu milhares de fãs.  Além do mais, dizia-se que Jimmie Johnson usava a genialidade do seu chefe de mecânicos Chad Knaus e todo o potencial da polêmica equipe Hendrick para enfileirar títulos e vitórias. Assim, qualquer um é campeão da Nascar, certo? Errado!

Mesmo não sendo dos pilotos mais carismáticos e tendo uma pilotagem pragmática, Jimmie Johnson tem seu lugar reservado dentre as lendas da Nascar e hoje deu um show para conquistar seu sétimo título, se igualando às lendas Petty e Earnhardt. No tenebroso sistema do Chase, Johnson tinha como adversários o atual campeão Kyle Busch, o já veterano Carl Edwards e o talentoso Joe Logano, os dois últimos ainda em busca do primeiro título. E a corrida não começou nada animadora para Johnson, quando seu carro não passou na última inspeção da Nascar e de forma inesperada, o então hexacampeão teria que largar em 40º e último lugar. O piloto da Hendrick imprimiu um ritmo alucinante nas primeiras voltas, chegando a ganhar dez posições somente na primeira volta!

A corrida se arrastava no ritmo da Nascar, com os pilotos se revezando na liderança de acordo com o acerto dos carros em longas ou curtas sessões em bandeira verde, além das amarelas. Quando Johnson chegou ao top-10, seus rivais já se encontravam lá. Edwards era o piloto com o mesmo retrospecto no oval próximo de Miami, mas os quatro rivais teimavam a andar próximos. Mesmo conseguindo uma incrível recuperação, Johnson parecia o que tinha menos carro dos quatro. Somente o imponderável poderia dar o hepta para Johnson. E ele veio nas dez últimas voltas.

Uma bandeira amarela forçou uma relargada, com Edwards largando em segundo, com o outsider Kyle Larson na frente. Já contando com 37 anos e dois vice-campeonatos nas costas, Edwards relargou mal e possibilitou à Logano ir por dentro, algo que o experiente Edwards se desesperou quando viu um dos seus rivais lhe tomar o título tão perto do final e fechou Logano. O resultado foi Edwards batendo forte e causando um 'Big One' que resultou numa bandeira vermelha. Logano escapou com danos menores, mas parecia ser o favorecido, quando colocou pneus novos para a nova relargada e estava logo atrás de Busch e Johnson. Realmente Logano ganhou várias posições na relargada, mas o último lance de sorte (de campeão) de Johnson foi a péssima relargada de Kyle Busch, que fez Johnson assumir a segunda posição e quando já via Logano no retrovisor a bandeira amarela deu as caras novamente.

Na bandeira verde final, Johnson largou tão bem que ultrapassou o dominante Larson e venceu a prova que lhe garantiu a entrada no quesito Lenda Viva do esporte. Largando em último e sem ter o melhor carro do pelotão, Jimme Johnson conseguiu um feito histórico hoje. Mesmo sem ter o carisma de Tony Stewart, que se aposentou hoje numa corrida discretíssima, Johnson mostrou que merece estar no meio das lendas da Nascar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário